Um tempo atrás fiz uma jogatina com alguns amigos e passamos horas entretidos com jogos de multiplayer local. De engraçadas lutas no Gang Beasts a batalhas rítmicas no Rock Band, por algum motivo lembrei dos clássicos jogos de festa da série Mario. Como fui uma criança que possuía um Nintendo 64, gostava bastante de convidar os amigos para partidas nos jogos da série Mario Party. Joguei desde o primeiro até o mais recente, e posso afirmar que a franquia mudou muito (para pior) com o tempo.

QUANTOS TABULEIROS E JOGOS NOSTÁLGICOS!

   Com minijogos simples e divertidos, tabuleiros muito bem construídos e cheios de eventos, que simulavam um “banco imobiliário” em esteroides, a série Mario Party foi uma das minhas séries favoritas para jogar com os amigos. Com o passar dos anos, muitas das principais mecânicas dos jogos mudaram, mas o principal elemento que tornava o jogo tão divertido nunca foi mexido. Cenários passaram a se padronizar, os tabuleiros receberam boss battles e os jogadores tiveram sua movimentação unida. No entanto, a franquia nunca recebeu um modo online, apesar da evolução da internet.

CONFORME OS JOGOS FORAM EVOLUINDO, DERAM ESPAÇO PARA BOSS BATTLES E ATÉ MODO PARA CINCO JOGADORES!

  E a internet, além de todos os benefícios colossais que ela trouxe, também criou uma distanciação entre o ser humano. Os grandes jogos foram perdendo a interação cara-a-cara para dar lugar a modos com mais pessoas, mas cada vez menos “vivos”. Jogos como Final Fantasy 14, Overwatch e League of Legends seriam inviáveis sem a existência da internet, mas também servem de exemplo como jogos que, já em seu desenvolvimento, desconsideraram essa aproximação física entre os jogadores para dar vida a um ambiente virtual. Não que estes jogos não tenham um grande apelo ou não possam aproximar pessoas (vide diversos casos de casamentos graças a World of Warcraft), mas eu, como sempre passavas os finais de semana jogando com os amigos,  prefiro tê-los sempre a minha volta, a fim de vivenciar uma experiência ainda mais divertida com as reações de uma derrota, ou as comemorações de uma vitória.

PODE SER QUE EU SEJA MEIO “ANTIQUADO”, MAS MULTIPLAYER LOCAL É MUITO MAIS DIVERTIDO!
    Por conta disso, os jogos independentes como TowerFall Ascension, Gang Beasts e Overcooked conquistaram meu coração, pois permitem reunir a galera para passar o dia todo jogando, em partidas rápidas e cheias de ação. E como diversos desenvolvedores independentes passaram a ter a autonomia de desenvolver jogos do jeito que amam, acredito que cada vez mais veremos novos e criativos jogos que, assim como os minijogos dos clássicos Mario Party, unam as pessoas em jogatinas vivas e cheias de diversão. Obrigado pela sua leitura, e até semana que vem!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s