RCO118_1468897723Vindo de uma competente reformulação do Superman em Origens Secretas, e à frente da Action Comics com as excepcionais sagas BrainiacNova Krypton e O Mundo Sem SupermanGeoff Johns se junta a Gary Frank na tarefa de atualizar a mitologia do morcego, de forma mais crível, íntima e que se diferenciasse do trabalho já feito magistralmente por Frank Miller e David Mazzucchelli em Batman: Ano Um.

A mágica de Johns não se fez passar despercebida aqui, construindo uma história que nada deve ao que já foi feito antes, já que o projeto Terra Um se classifica como uma Elseworld, permitindo mais liberdade para os autores, sem ferir o que já está na memória daqueles que consideram apenas o que for canônico, mesmo que junto a Ano Um, concorra à melhor origem do morcego.

Aqui o passado dos Wayne é reimaginado de forma curiosa, Thomas é candidato à prefeitura de Gotham, sendo assim um alvo mais plausível para uma tragédia encomendada. Alfred é um antigo amigo de Thomas, o ex-fuzileiro manco detém uma personalidade muito mais forte do que a do servil mordomo que estamos acostumados, ele contesta e indaga as atitudes do seu amigo.

RCO023_1468897723A cena pré-assalto nos mostra o porquê de Bruce se considerar culpado pelo ocorrido, a arte de Frank deixa o leitor estático ao ver o olhar do menino após a tragédia que se sucedeu, um olhar de pura súplica, tornando impossível para o leitor não sentir um misto de misericórdia e apreensão pelo garoto.

RCO052_1468897723O background dos demais personagens é interessante, desde Harvey Bullock, mostrado como um apresentador de televisão que vira detetive para se aventurar, até Barbara Gordon, uma prestativa filha de um detetive de polícia. Os detalhes da historiografia dos personagens são implícitos, ou mostrados aos poucos, como a ausência da esposa de Jim Gordon, as referências aos Arkhams, inclusive justificando alguns dos problemas enfrentados por Bruce. Este que acredita que a morte de seus pais tenha sido encomendada pelo antigo rival de seu pai, e atual prefeito, o Pinguim.

Bartman-Earth-OneAs mudanças no comportamento de Gordon são muitas, mas nenhuma delas gratuita. Sua nova versão tem uma boa justificativa para comportar-se mais amenamente com criminalidade, seu personagem foi trazido para a realidade e quer apenas manter sua filha à salvo, mesmo que tenha que fazer qualquer coisa . Mas ao final,  Gordon se redime de seus atos de complacência com os moralmente falhos.

Uma modificação pequena, mas extremamente eficaz na forma de desenhar o Batman empresta uma humanidade ao herói que poucas vezes testemunhamos. Agora, podemos ver seus olhos e as reações tornam-se automaticamente mais genuínas e viscerais, nos aproximamos do sofrimento daquele por debaixo da máscara. A caracterização de Bruce é um importante ponto, passando de menino mimado, para um jovem que se acha invencível por saber lutar e ter dinheiro. É refrescante ver que as ações do personagem são mais egoístas do que altruístas, pois desde início seu intuito é apenas vingança, dando brecha para uma evolução mais visível em longo prazo.

RCO079_1468897723O que eleva Batman: Terra Um ao Olimpo das melhores histórias do Morcego é a caracterização humana e verdadeira dos personagens. Alfred possui uma das mais brilhantes humanizações, se tornando um relutante guardião de Bruce e responsável por seu treinamento. Ele sabe que o garoto não está pronto para enfrentar o mundo decadente, porém, ele também é um combatente, e ama Bruce como um filho, fazendo com que diga as verdades que o garoto precisa escutar, o que culmina em uma briga física entre os dois. Este arco evolutivo do mordomo é ao mesmo tempo tocante, crível e a mais respeitosa das versões já feitas para Alfred.

BME1-(Page-128)_900_55516d8a08ec70.18139800Batman: Terra Um é extremamente competente no que se propõe, apresentar o personagem para novos leitores de uma forma diferente, englobando mais de 75 anos de existência e toda sua falha em uma carreira que está apenas no inicio, de longe uma das melhores origens do morcego, e também um ótimo quadrinho para aqueles que apenas gostam de boas histórias. Com uma narrativa eletrizante, e uma arte que transpõe sentimentos ao papel, se faz uma leitura obrigatória para todo tipo de leitor, aqui foi criada uma lenda.

RCO138_1468897723

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s