É hora de dar boa noite, Bruce”.

Você já se perguntou o que é o Batman? Não apenas o vigilante que luta contra o crime, o Morcego em seus mais de 75 anos de história se provou um protetor, um símbolo e uma inspiração, assim Neil Gaiman nos traz um conto incomum, porém certo, o Batman um dia irá morrer.

03-Batman-Whatever-HappenedO que aconteceu ao cavaleiro das trevas? é intitulada pelo próprio Gaiman como a última história do Batman, o fim temido, mas esperado, o Morcego não ficará velho, não será um senhor sentado em uma cadeira de balanço, não, ele vai cair junto com o crime que combateu por toda sua vida, mas, e depois?

Aqui nos deparamos com um cenário, um funeral no beco do crime, um herói que morre no local de seu nascimento. Entramos em um bar conduzido por Joe Chill, se lhe soar familiar, sim, este é o homem que matou os pais do pequeno Bruce, e ele nos encaminha para os fundos onde ocorre o velório em que a morte conseguiu finalmente levar seu maior fugitivo.

WBKr086L8w1LUJlAyoNbfOwweWU-JR3hp6MPJaQ6aicA história foi escrita entre as edições Batman #686 e Detective Comics #853, e deixou a marca de Gaiman no universo do Detetive, com as artes de Andy Kubert a história só poderia ser sensacional e o maior dos pontos, emocional.

Durante o velório vemos diversos vilões apresentando suas condolências, uma Selina Kyle inconformada, um Coringa contrariado, um Ra’s incrédulo e diversos outros que desejavam aquilo, mas naquele momento não podiam conceber a ideia do seu rival ter realmente partido. Alfred serve a todos durante todo o tempo com uma mesa abastada de comida e sua educação inglesa refinada.

Vemos tudo pelos olhos do próprio Cavaleiro das Trevas, que sem nada entender é auxiliado por uma voz familiar em sua cabeça, e aos poucos cada vilão ou aliado conta sua versão de como o herói veio a falecer, e aqui está a questão: Cada um apresenta uma versão diferente e ao mesmo tempo todos contam a verdade, o que deixa a história mais interessante.

batman2Como seria o encerramento das mensais nas quais essa história foi publicada, Gaiman não quis apenas fazer um fim para aqueles números que poderiam ter uma sequência, ele quis encerrar definitivamente a história do Morcego, nos trazendo uma versão que não importa quando, nas histórias passadas ou que ainda estão por vir, todas elas poderão terminar se encaixando neste conto, este é o ponto final do morcego para sempre.

A história homenageia todos os anos em que o Batman esteve por aí, passamos por muitas de suas fases durante as narrativas dos convidados, vemos o Batmóvel de Adam West, a Mulher-gato no inicio de sua carreira, o Batman clássico dos anos 60 e logo na página seguinte trajado como em A Piada Mortal, histórias antes contadas e cada uma com seu visual próprio, fazendo desta uma das maiores homenagens ao Morcego, ponto para Kubert que teve que fazer diversos visuais para os personagens na mesma história.

RCO057_1465201754 “Por favor, afaste-se dela. Só desta vez, vá embora e esqueça” é o que diz o Cavaleiro das Trevas ao ter que presenciar novamente a morte dos seus pais no ápice da história, e então entendemos, em toda sua dor e sofrimento naquele instante, que o Batman renasce a cada ciclo, a cada história contada a lenda continua.

O que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas? se mostrou essencial, Neil Gaiman foi justamente escolhido para encerrar o ciclo daquele que foi sua maior inspiração para se apaixonar por quadrinhos, ele não peca ao nos entregar algo grandioso, mas contido, e sua declaração de amor ao cavaleiro de Gotham nos emociona, e como Bruce aprende ao final da história, sim, é hora de dar boa noite.

download

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s