Pony Island é um jogo de suspense e lógica mascarado como um jogo inofensivo. Você está no limbo, preso em uma máquina malevolente e com problemas de funcionamento, concebida pelo diabo em pessoa. Não é um jogo sobre pôneis.

– Descrição do jogo na plataforma Steam.

Iniciando mais uma coluna no portal e aproveitando a semana do Halloween, trago como recomendação o pouco conhecido Pony Island. Apesar do nome inofensivo, o curto e simplório jogo surpreende com uma jogabilidade incrível, e um conceito totalmente original.

pi-screen11

Pode-se dizer que Pony Island é um jogo de terror psicológico, mesclando o gênero com Aventura e diversos desafios de Lógica. O jogo se passa em um fliperama antigo, no qual o protagonista decide testar o inofensivo “Pony Island”, um jogo de corrida infinita no qual deve-se ultrapassar obstáculos e atirar em inimigos que cruzarem o caminho. No entanto, o jogador é surpreendido com uma ambientação muito mais obscura do que o esperado ao pressionar o botão de início do jogo.

Pony Island foi desenvolvido originalmente durante uma Game Jam de 48 horas no final de 2014, cujo tema era apresentar jogos que se passassem inteiramente em apenas uma tela. Ganhando prêmios no concurso, o desenvolvedor, Daniel Mullins, decidiu tentar a sorte lançando-o no Steam Greenlight. No início de 2016 o jogo foi lançado na plataforma.

Segundo o desenvolvedor, o conceito original era desenvolver um jogo que desafiasse as expectativas dos jogadores, em relação aos moldes de um jogo convencional. Também de acordo com o desenvolvedor, a ideia era criar algo “obscuro e misterioso”, e que parecesse que não havia sido feito para ser jogado. E baseando-se nestes conceitos, Pony Island se passa majoritariamente fora do próprio jogo, apresentando diversos personagens de caráter duvidoso, e contrastando a pureza de um jogo sobre pôneis com a agressividade de referências satânicas.

ponyisland

Vale notar que a grande popularização do jogo vem por conta de Influenciadores do Youtube, como Markiplier, PewDiePie e JackScepticEye. Somando mais de nove milhões de visualizações em apenas quatro vídeos, fica evidente que o jogo chamou bastante atenção após seu lançamento. Outro aspecto que se tornou atrativo foi o valor do jogo, que se encontra por R$3,46 no momento de publicação desta matéria, justificando a curta duração do mesmo, que se aproxima de uma hora. (Levando em conta que está ocorrendo a promoção de Halloween da plataforma até o dia 1 de novembro.)

Também, é válido lembrar o canadense Daniel Mullins já havia trabalhado em pequenas empresas de jogos para celular, trazendo uma experiência profissional à produção de seu próprio jogo. Atualmente Mullins trabalha em The Hex, um jogo que, assim como Pony Island, mistura uma variedade de gêneros, ao juntar seis personagens estereotípicos de videogame numa busca para revelar qual deles cometeu um assassinato no local. Prometendo reviravoltas e bastante mistério, a expectativa se mantém alta para as próximas obras deste genial desenvolvedor.

Pony Island se encontra localizado em 11 línguas, incluindo inglês, espanhol e Português de Portugal. No entanto, não conta com tradução oficial para o Português do Brasil.

Steam Pony Island.png

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s