VADER DOWN
Com muito entusiasmo, hoje lhes apresento um AliançaQ voltado para o universo expandido de Star Wars, com a HQ – Vader Down. Não é novidade o reboot que o universo […]
Aliados ao Entretenimento!
Com muito entusiasmo, hoje lhes apresento um AliançaQ voltado para o universo expandido de Star Wars, com a HQ – Vader Down. Não é novidade o reboot que o universo […]
Com muito entusiasmo, hoje lhes apresento um AliançaQ voltado para o universo expandido de Star Wars, com a HQ – Vader Down.
Não é novidade o reboot que o universo expandido de Star Wars sofreu em 2014, assim os quadrinhos voltaram para as mãos da Marvel, uma estratégia da Disney, que é detentora tanto da editora, quanto da marca SW.
Vader Down é uma saga em seis partes que teve início na edição one shot, Vader Down #1, se estendendo pelos números 13 e 14 das publicações “Darth Vader” e “Star Wars” alternadamente, culminando seu clímax na edição número 15 de “Darth Vader”, publicada em Janeiro de 2016.
A micro saga começa em direção ao planeta Vogra Vaz, um lugar sagrado aonde Luke vai a fim de prosseguir em seu treinamento jedi, perseguido é claro por Vader e por sua parceira “secreta”, a mercenária Doutora Aphra.
A história é escrita por Jason Aaron, que já havia trabalhado nesse novo universo expandido, e com arte do brasileiro Mike Deodato. Esse novo fator garante um fôlego e renovo visual não antes visto, os quadros de Deodato são lindos, reforçados por cores vibrantes, quais ficaram a cargo de Frank Martin Jr. Por parte do roteiro, há uma boa interação entre Aphra e o lord das trevas, demonstrando que ela não é tola de traí-lo, porém não é suicida o suficiente para morrer por ele.
O enredo se passa no período entre os Episódios IV – Uma nova esperança e V – O império contra ataca, vemos um Darth Vader ciente de que o piloto que destruiu a primeira Estrela da Morte é na verdade seu filho, Luke Skywalker e obcecado com a ideia de encontrá-lo.
No decorrer da história percebemos que o real objetivo aqui é, reafirmar a condição de casca-grossa de Vader. O leitor verá o velho Anakin Skywalker obliterando batalhões de tropas rebeldes como se fossem moscas. Em tramas paralelas vemos os confrontos entre Dra. Aphra, seus dróides malignos e Han Solo, a emboscada Skywalker, e um embate violento entre Chewbacca e o aterrorizante caçador Wookie, Black Krrsantan.
O roteiro é extremamente linear em termos de tempo narrativo, mas bem movimentado e cheio de reviravoltas de poder. Os diálogos continuam excelentes, assim como nas edições anteriores deste universo. Vader é um adversário impiedoso e terrível tanto para com os rebeldes quanto para seus rivais no Império, no entanto quando se trata de Luke e Leia, a natureza do personagem retorna àquele molde de “vilão que promete, mas não cumpre”, pois por motivos óbvios ele não pode sair matando estes personagens.
Vader Down é divertida, mas pouco acrescenta à mitologia da franquia. O carma de se trabalhar entre episódios de “Star Wars” acaba sendo estas amarras narrativas e o leitor percebe logo nas primeiras partes deste arco que não haverá grandes surpresas. Então se você espera alguma revelação chocante ou repercussão inusitada para o cânone, esqueça. Conceitualmente a história não tem este propósito e de fato nem precisa.
A premissa da saga é excelente e mostra Darth Vader em uma situação que nunca vimos antes – sob cerco. O desenvolvimento da história é feito de maneira tão natural, acelerada e sem exposição, que mesmo tendo seis edições, a saga passa muito rápido e realmente parece que ocorre nas poucas horas descritas no roteiro. A HQ conta com participações marcantes de praticamente todo o elenco principal da franquia, diálogos extremamente bem trabalhados e arte de alto nível, Vader Down é uma agradável adição ao enorme universo da franquia.