Com muito entusiasmo, hoje lhes apresento um AliançaQ voltado para o universo expandido de Star Wars, com a HQ – Vader Down.

Não é novidade o reboot que o universo expandido de Star Wars sofreu em 2014, assim os quadrinhos voltaram para as mãos da Marvel, uma estratégia da Disney, que é detentora tanto da editora, quanto da marca SW.

Vader Down é uma saga em seis partes que teve início na edição one shot, Vader Down #1, se estendendo pelos números 13 e 14 das publicações “Darth Vader” e “Star Wars” alternadamente, culminando seu clímax na edição número 15 de “Darth Vader”, publicada em Janeiro de 2016.

Resultado de imagem para vader downA micro saga começa em direção ao planeta Vogra Vaz, um lugar sagrado aonde Luke vai a fim de prosseguir em seu treinamento jedi, perseguido é claro por Vader e por sua parceira “secreta”, a mercenária Doutora Aphra.

A história é escrita por Jason Aaron, que já havia trabalhado nesse novo universo expandido, e com arte do brasileiro Mike Deodato. Esse novo fator garante um fôlego e renovo visual não antes visto, os quadros de Deodato são lindos, reforçados por cores vibrantes, quais ficaram a cargo de Frank Martin Jr. Por parte do roteiro, há uma boa interação entre Aphra e o lord das trevas, demonstrando que ela não é tola de traí-lo, porém não é suicida o suficiente para morrer por ele.

O enredo se passa no período entre os Episódios IV – Uma nova esperança e V – O império contra ataca, vemos um Darth Vader ciente de que o piloto que destruiu a primeira Estrela da Morte é na verdade seu filho, Luke Skywalker e obcecado com a ideia de encontrá-lo.

No decorrer da história percebemos que o real objetivo aqui é, reafirmar a condição de casca-grossa de Vader. O leitor verá o velho Anakin Skywalker obliterando batalhões de tropas rebeldes como se fossem moscas. Em tramas paralelas vemos os confrontos entre Dra. Aphra, seus dróides malignos e Han Solo, a emboscada Skywalker, e um embate violento entre Chewbacca e o aterrorizante caçador Wookie, Black Krrsantan.

O roteiro é extremamente linear em termos de tempo narrativo, mas bem movimentado e cheio de reviravoltas de poder. Os diálogos continuam excelentes, assim como nas edições anteriores deste universo. Vader é um adversário impiedoso e terrível tanto para com os rebeldes quanto para seus rivais no Império, no entanto quando se trata de Luke e Leia, a natureza do personagem retorna àquele molde de “vilão que promete, mas não cumpre”, pois por motivos óbvios ele não pode sair matando estes personagens.

Vader Down é divertida, mas pouco acrescenta à mitologia da franquia. O carma de se trabalhar entre episódios de “Star Wars” acaba sendo estas amarras narrativas e o leitor percebe logo nas primeiras partes deste arco que não haverá grandes surpresas. Então se você espera alguma revelação chocante ou repercussão inusitada para o cânone, esqueça. Conceitualmente a história não tem este propósito e de fato nem precisa.

A premissa da saga é excelente e mostra Darth Vader em uma situação que nunca vimos antes – sob cerco. O desenvolvimento da história é feito de maneira tão natural, acelerada e sem exposição, que mesmo tendo seis edições, a saga passa muito rápido e realmente parece que ocorre nas poucas horas descritas no roteiro. A HQ conta com participações marcantes de praticamente todo o elenco principal da franquia, diálogos extremamente bem trabalhados e arte de alto nível, Vader Down é uma agradável adição ao enorme universo da franquia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s