Resultado de imagem para jla earth 2O conceito de Multiverso não é novidade para os leitores de quadrinhos em geral, e graças a Grant Morrison, este fato se expandiu de forma a beneficiar as possibilidades advindas da criatividade dos autores ao longo dos anos.  E entre tantas possibilidades, hoje falaremos de LJA Terra 2, também por Morrison.

No ano 2000, em parceria com o criativo e detalhista Frank Quitely, Morrison apresenta esta aventura onde coloca a famosa Liga da Justiça, contra o Sindicato do Crime da Amerika, uma versão distorcida dos conhecidos heróis, vindos de uma terra onde o mal é o comum. Aqui o conceito pode ser um pouco complicado de se entender no início, mas fica claro ao fim da história, explicarei em seguida.

Resultado de imagem para jla earth 2 grant morrisonO leitor pode começar achando que a “Terra 2” se trata apenas de um local onde o mal triunfou, porém é mais do que isso, nesta terra, o mal é realmente o comum, os cidadãos clamam por justiça contra o SCA, mas quando a têm, não aguentam o bem, a estrutura moral não se sustenta, pois o mal é a verdadeira ordem ali. Vale ressaltar que, para quem vem de lá, nós que somos a segunda terra, como diz o Lex Luthor do bem.

Na trama, é revelado que o universo de antimatéria abriga uma versão espelhada da nossa Terra, tal qual a extinta Terra-3 pré-Crise, porém mais sombria. Alexander Luthor, único herói dessa Terra (tal qual a versão pré-Crise) descobre um universo livre da tirania do Sindicato do Crime e pede ajuda aos heróis da Liga da Justiça. Após um momento de deliberação, Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde (Kyle Rayner) e Flash (Wally West) resolvem ajudar, ficando apenas Aquaman e Caçador de Marte para trás.

jla-earth-2-intDe forma geral, como no outro mundo o mal sempre vence, a Liga é derrotada, e o sindicato avança para dominar nossa terra, o erro que determinou sua derrota. Morrison se utiliza de um conceito simples, mas de forma magistral, aqui o bem sempre vence, assim a Liga triunfa ao fim, com o sindicato correndo de volta para sua terra.

A HQ segue uma trama simples de bem contra o mal, mas que é orquestrada de forma sem igual por Morrison, qual demonstra a Liga com traços da era de ouro, com moral inabalável, e heroísmo transbordando. O enredo ainda trabalha algumas subtramas interessantes, como o encontro de Bruce com seu pai, Thomas Wayne, que na terra 2 é o comissário de polícia, ou até mesmo o relacionamento triangular que se encontra a tríade do Sindicato. A Supermulher (versão da Mulher-Maravilha) tem um relacionamento com Ultraman (Superman), mas mantém um caso com o Coruja (Batman).

Resultado de imagem para jla earth 2 grant morrisonEm relação às artes, Frank Quitely apresenta mais um excelente trabalho, especialmente na representação da Terra de antimatéria. Seus detalhes, as belas cenas de luta e a movimentação dos heróis e vilões enchem os olhos. O trabalho de cores de Laura Martin é excepcional, ela cria atmosferas sólidas e austeras para os dois mundos, destacando a angústia que marca esse encontro.

LJA Terra 2 vai prender a sua atenção até o fim, a inversão de valores dos ícones heroicos é um conceito já batido, mas que aplicado de forma memorável, se tornou a força-motor de uma história muito querida pelos fãs.

Resultado de imagem para jla earth 2 grant morrison

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s