Here They Lie é um jogo de terror psicológico em primeira pessoa, desenvolvido pela Tangentlemen e SIE Santa Monica Studio e lançado exclusivamente para o Playstation 4 em 13 de outubro de 2016, com suporte para o PS VR.

O jogador começa em um ambiente idílico, quase como em um sonho, com um adeus sincero em uma estação de trem com uma mulher chamada Dana. O tempo não é desperdiçado com muito drama e essa cena cativante é seguida por um passeio de trem bastante tenso e estressante, cercado por uma presença escura e pontuado pelo som torturante e alto dos trilhos.

Ao chegar na misteriosa cidade, começam a surgir os indícios sobre quem o protagonista é, e a história de seu relacionamento imperfeito com Dana. É também uma investigação pouco ortodoxa, na medida em que muito pouco dos objetos interativos oferecem evidências claras sobre o significado da sua caminhada. Tanto o caminho predominantemente linear do jogo e as aparições de Dana, com seu sorriso encantador e vestido de cor amarela vibrante, guiam o jogador para algumas das respostas.

O jogo lhe convida a explorar este mundo bizarro à procura de pistas sobre o que aconteceu com Dana. As pistas são fotografias e notas soltas que, à princípio, não parecem fazer grande sentido. Contudo, essa exploração e angariação de pistas tem um propósito lógico, que mais tarde irá complementar todo o enredo.

Jogos em realidade virtual, por seu próprio design, encorajam o jogador a olhar para o que está na sua frente e nas laterais. Here They Lie provoca algumas torções no pescoço, já que a compulsão de olhar para trás seja principalmente motivada pelo fator de sobrevivência e terror desta obra.

Os ambientes totalmente escuros e bizarros daqui remetem ao eterno clássico Silent Hill. As ondulações de horror psicológico do jogo da Konami podem ser sentidas no simbolismo e nos temas descarados deste jogo sobre a falibilidade do homem. Esses atributos se combinam para se qualificar aqui. Outra característica notável é que o jogo se apresenta em preto e branco em sua maior parte, e alguns objetos ou pessoas aparecem com sua cor natural.

A principal mecânica de Here They Lie baseia-se em passar pelos inimigos de forma furtiva, que geralmente não atacam se não olharmos diretamente para eles. Isso pode tornar o jogo entediante, mas grave o que vou dizer: você não vai querer ser visto, ou se verá correndo pela própria vida. Além disso, você também pode utilizar uma lanterna para iluminar alguns ambientes mais escuros do jogo e “achar” que estará mais seguro assim.

Here They Lie é um título notável, que não chega a ser aterrador, mas compensa com momentos de tensão e uma história que se mantém um suspense do inicio ao fim. Tem duração média de 4 a 5 horas, sendo provavelmente o maior jogo de terror em realidade virtual depois de Resident Evil 7, tendo inclusive, um preço favorável ao seu tamanho e qualidade.

Deve ser jogado por todos que possuem um Playstation VR, mesmo que o mesmo não tenha suporte aos controles Move. Mas lembre-se: o jogo é destinado para maiores de 18 anos devido as várias cenas de violência gratuita, portanto deixem os pequenos longe da sala.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s