Batman: The Telltale Series é um jogo de aventura de “apontar e clicar”, em seis episódios, desenvolvido e publicado pela Telltale Games e distribuído pela Warner Bros Interactive Entertainment sob o rótulo DC Entertainment. O jogo é baseado no personagem Batman de Bob Kane e Bill Finger, embora não vinculado a qualquer adaptação prévia do trabalho em filmes ou outros meios de comunicação. Lançado em 2016 para Android, iOS, Microsoft Windows, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e Nintendo Switch, este é um jogo que se concentra nos desafios de Bruce Wayne, tanto quanto em suas aventuras como Batman. Mas será que isso funciona? É divertido? Aqui temos a prova que Bruce Wayne é tão importante para Gotham quanto ele é como o homem morcego.

A equipe da Telltale decidiu enraizar seu jogo na história inicial do personagem. O advogado do distrito Harvey Dent está concorrendo a prefeito contra Hamilton Hill. Bruce Wayne é o maior patrocinador de Harvey e o melhor porta-voz, enquanto o mafioso Carmine Falcone está complicando tudo com seu claro desejo de obter dinheiro e controle de uma nova administração da cidade.

Enquanto isso, uma ladra experiente, vestida como um gato, tem feito ataques de alto perfil em Gotham. O amigo de infância de Bruce, Oz, está inesperadamente de volta de um longo exílio, e a polícia está em desacordo com o vigilante conhecido como o Batman. Mas pelo menos um policial, James Gordon, parece ter aceitado Batman como um aliado.

Para os fãs mais atentos, o jogo mistura ideias e referencias diretamente dos quadrinhos, como o uso de uma rosa branca como símbolo pessoal e cartão telefônico de Falcone. Um detalhe que apareceu pela primeira vez em Batman Eterno, um quadrinho com apenas quatro anos de idade.

Batman: The Telltale Series baseia-se na habitual jogabilidade exploratória do Telltale: passear, examinar corpos ou características no ambiente em questão, ler textos ou descobrir objetivos, isso tudo para criar um modo de detetive para o jogador. O jogo também combina a mecânica de combate habitual da Telltale Games, mostrando setas ou botões que devem ser apertados rapidamente para completar com sucesso os eventos de uma cena de luta. Perder um botão ou outro não significa que você irá perder a luta, mas deixar de pressionar todos ou alguns botões especificos certamente poderá lhe conceder uma tela de “Game Over”.

Como Bruce Wayne, temos momentos de escolhas em algumas conversações sociais e também é preciso realizar uma conferência de imprensa e vários discursos, onde cada escolha de fala para Bruce poderá afetar sua reputação com os outros personagens e também o rumo que a história irá tomar. No início, alguns diálogos são bastante familiares. Quantas vezes vimos Alfred dizer a Bruce “você não pode continuar fazendo isso”? E isso faz a história demorar um pouco para chegar a lugares interessantes. No entanto, o jogador sempre é recompensado com as reviravoltas desse enredo magnifico.

As situações sociais carregam peso e muita tensão. A jogabilidade conversacional é tão brilhante quanto ver Bruce e Selina Kyle socando alguns bandidos em um bar em uma sequência de socos e chutes que parece quase como uma dança. O Bruce Wayne aqui ainda é bastante jovem, e tem um senso de humor fácil e irônico, mesmo em momentos não acompanhados com Alfred.

A Telltale Games sempre faz algo louvável com todos os seus jogos à medida que termina a temporada, e mostra que aquela questão de “Quem é realmente a máscara, Batman ou Bruce Wayne?” pode ser respondida de maneira divertida e inteligente. Esta série como um todo definitivamente vale o seu tempo, se você se considera um verdadeiro fã do Cavaleiro das Trevas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s