O mais novo filme do Homem Aranha inicia logo após o final de Capitão América: Guerra Civil, e nos apresenta à vida de colegial do personagem. Sem a necessidade de mostrar a origem do personagem que todos já conhecem, o longa exibe a vida cotidiana de Peter Parker (Tom Holland) que, após sua participação na Guerra Civil, sonha em se tornar um super-herói tão influente quanto os Vingadores, mas luta para esconder sua identidade secreta de sua família e amigos. Ainda, a fim de minimizar o espírito heroico do personagem, seu mentor Tony Stark (Robert Downey Jr.) mantém olhos atentos a todo problema que pode ser gerado em relação a Peter. No entanto, ameaçando a segurança do Homem-Aranha e a todos ao seu redor, surge o Abutre (Michael Keaton), colocando o herói em situações de vida ou morte.

Sem título

A principal diferença entre o mais novo filme do Aranha e os anteriores é o “fator Marvel”, mais precisamente, por fazer parte do MCU. Com esse termo, fica evidente as cores vibrantes e saturadas que compõem o filme, os constantes momentos cômicos e as relações diretas com os filmes que fazem parte do universo cinematográfico. Estes não são detalhes ruins, ainda mais por parte da comicidade que o filme deve ter, por conta do próprio personagem possuir essa característica inerentemente, mas é perceptível que partes do filme se assemelham a diversos outros que já vimos anteriormente, deixando os espectadores a desejar algo realmente novo.

Sem título2

Já em relação ao MCU, é clara a dependência que o longa possui em relação aos filmes anteriores. O filme se passa imediatamente após a Guerra Civil dos super-heróis, a origem do vilão surge graças ao filme dos Vingadores, o Homem de Ferro é o mentor de Peter em sua identidade de super-herói. Estes são fatores-chave para o desenvolvimento do enredo, e só existem graças ao universo construído pela Marvel nos últimos anos, mostrando que o filme não anda com as próprias pernas. No entanto, surpreendendo a todos, Tony Stark não tira o foco do filme. O personagem aparece pouco, mas sempre possui uma grande presença nas cenas nas quais está presente, dando apenas um gostinho a mais do herói que todos amamos desde 2008.

Acredito que a principal distinção deste filme para os anteriores da Marvel se encontra no vilão. Abutre tem suas motivações claras e bem factíveis, e a atuação de Michael Keaton proporciona um tom realmente amedrontador ao personagem. No entanto, o personagem não fica muito tempo em cena, deixando a impressão de que poderia ter um destaque muito maior na história, apesar de cumprir muito bem seu papel quando presente. O filme possui um momento muito marcante por conta deste personagem, surpreendendo a todos que já assistiram ao longa, tornando-o ainda mais interessante para a história.

Sem título3

A vida cotidiana do Homem-Aranha se baseia principalmente em seus colegas de escola, dos quais muitos são esquecíveis, destacando-se apenas Ned (Jacob Batalon), seu melhor amigo, que serve como um ótimo alívio cômico e diverte bastante, Liz(Laura Harrier), a garota pela qual Parker é apaixonado, e Flash (Tony Revolori), o rival e bullier de Parker, usualmente retratado como um garoto branco e forte, mas dessa vez retratado como o garoto rico e presunçoso, refletindo as visões modernas de bullying.

Sem título4

Incrivelmente, a trilha sonora do longa não é muito memorável, sendo possível apenas recordar do tema épico do Homem-Aranha apresentado com o logo da Marvel, e o clássico Blitzkrieg Bop, da banda de rock Ramones, que é tocado em uma das cenas iniciais do filme. Ainda, como em todos os filmes do MCU, o filme é lotado de easter eggs, levando os fãs dos quadrinhos à loucura.

Sem título5

A Marvel escolheu um caminho seguro para guiar o longa, contando uma história divertida e que permite introduzir o personagem no universo de filmes, mas que não se destaca tanto quanto filmes como Guardiões da Galáxia, Homem de Ferro e os dois últimos Capitão América. Além disso, o filme deixa diversas pontas soltas, permitindo que vários personagens voltem nas sequências, e que eventos inacabados tenham suas devidas reações.


NOTA FINAL: 8,0

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s