MMORPG que traz momentos nostálgicos para os dispositivos Mobile!

Warspear Online é um jogo gratuito do gênero MMORPG lançado para Android, iOS, Windows Phone, PCs Windows, MacOS e Debian. Com visuais pixelizados, jogabilidade nostálgica e de controles extremamente adaptados para os dispositivos móveis, o jogo conquista a qualquer jogador de MMOs clássicos à primeira vista.

O jogo, lançado em 2010 pela desenvolvedora russa AIGRIND, coloca os jogadores para lutar em dois lados de uma guerra, podendo escolher entre 4 facções diferentes, com 4 classes com atributos e habilidades únicas para cada facção.

ss_5875d4267294bfd175d95c4b70134cf9e7d48500-1920x1080

Como encontrado nos principais RPGs, as classes disponíveis se subdividem nos papeis de Guerreiro, responsável por aguentar danos dos inimigos e causar dano considerável; Suporte, responsável por curar e conceder ônus de atributos em aliados. Usualmente, este papel também pode lançar habilidades mágicas para causar dano aos seus inimigos; e Ofensivo, que possuem pouca resistência, mas realizam poderosos ataques que eliminam os inimigos rapidamente.

A criação de personagem, pela variedade de classes, se mostra muito atrativa para os jogadores, visto que cada classe possui habilidades diferentes e estilo de combate também únicos. Ainda, após selecionar o lado da batalha e a classe desejada, pode-se personalizar o personagem com o estilo e cor do cabelo, assim como gênero e cor das vestimentas do mesmo.

10769.jpg

Como o jogo é otimizado para celulares, o espaço de tela não é muito intuitivo na apresentação de todas as informações necessárias para que o jogador entenda as mecânicas e a jogabilidade do RPG. Por conta disso, acaba-se tendo que descobrir por conta própria como se acessa os menus, inicia missões e se navega pelos cenários.

O sistema de nivelamento também é lento, e as missões não trazem muita diversidade de mecânicas no jogo, priorizando a repetição do processo de grinding (eliminar inimigos repetidamente) para evoluir e progredir na história. No entanto, assim como em MMORPGs mais antigos, como o exemplo de Ragnarok Online e Tibia, muito da progressão foi baseada nestes clássicos jogos, porém com certas limitações de Hardware.

explain_dis-3c529f54d4f9f975b570700bd769db80.png

 

Os visuais são ao estilo Pixel para todos os elementos com os quais é possível interagir, trazendo um tom nostálgico ao game, e contrastando com os cenários desenhados com um estilo mais cartunesco. Também, a movimentação remete bastante aos MMOs citados no parágrafo anterior, com movimentos delimitados por espaços definidos nos cenários.

Também, as mecânicas de combate e movimentação são extremamente simplificadas, de forma que são extremamente atrativas à jogabilidade mobile, mas parecem simples demais quando jogado em computadores. Sobre o estilo de combate, o jogador somente necessita selecionar o inimigo e o personagem atacará automaticamente. As habilidades, localizadas no canto inferior da tela, podem ser selecionadas e trarão os mais diversos efeitos, baseados nas classes escolhidas pelos jogadores na criação de personagens. Já o principal detalhe a ser apontado na movimentação é os cenários grandes e movimentação lenta, de maneira que se torna difícil atravessar os mapas quando jogado em celulares.

warspear-768x381

WarSpear Online é um MMORPG nostálgico, perfeito para aqueles que gostam do gênero e buscam uma alternativa para passar o tempo quando fora de casa. Os gráficos simplificados, baixo consumo de rede e jogabilidade familiar àqueles que tiveram contato com os clássicos Ragnarok Online e Tibia são os principais motivos pelos quais recomenda-se a fãs de MMO testarem o jogo em seus celulares. No entanto, por conta disso, o jogo possui diversos problemas que o tornam pouco atrativo a jogadores de PC, visto que existem jogos muito mais complexos no mercado. Também, fatores como o foco no grinding e lenta progressão podem afastar diversos jogadores nos dispositivos móveis.

Vencedor do prêmio “Melhor jogo de MMORPG” em 2015 da «BEST APP EVER AWARDS», WarSpear Online é gratuito. Mais informações podem ser encontradas no Site Oficial (em português).


PRÓS

+ Alternativa Mobile perfeita para fãs de MMORPGs clássicos como Ragnarok Online e Tibia;

+ Não consome muitos dados de conexão no celular;

+ Gráficos simples mas atrativos para fãs do estilo Pixel;

+ Localizado em Português do Brasil, com servidor dedicados ao Brasil;

+ Grande variedade de customização e diversas classes únicas.


CONTRAS

– Jogabilidade simples e repetitiva;

– Progressão no jogo com foco em Grinding;

– Missões pouco ou nada variadas;

– Não é muito divertido caso jogado em computadores de mesa, por conta de ser otimizado para dispositivos móveis, com gráficos simples e poucas mecânicas.


NOTA FINAL: 6,5

Jogo analisado em um dispositivo móvel Samsung Galaxy S8+.
Código de Imprensa fornecido pela GG Comunicação.

1 comentário »

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s