Uma única e melancólica jornada pelos enormes Estados Unidos.

Where The Water Tastes Like Wine é um jogo independente lançado no dia 28 de Fevereiro de 2018 para PC, Mac e Linux na plataforma digital Steam. O jogo, desenvolvido pela Dim Bulb Games, conta com o trabalho de Johnnemann Nordhagen, programador por trás do famoso indie Gone Home. Como primeiro projeto da empresa, o jogo busca inspiração em contos populares e no folclore estadunidense para desenvolver toda sua ambientação.

Logo ao início da jogo é apresentado um misterioso personagem licantropo. De natureza enigmática, o mesmo apresenta ao jogador a premissa da experiência que será apresentada no decorrer da jornada: Ouvir histórias, aprender com as mesmas, e conhecer diversas pessoas de origens totalmente diferentes.

6_preview

Totalmente em inglês (com textos podendo ser alterados para francês, alemão e russo), o jogo proporciona uma experiência com muito foco no áudio. A dublagem do Lobo, narrador do jogo, é realizada pelo músico Sting. Também, o jogo conta com as vozes de dubladores de jogos como The Walking Dead: A Telltale Games Series, Firewatch, Mass Effect e The Legend of Zelda: Breath of The Wild, dando vida aos complexos personagens que cruzam o caminho dos jogadores. As músicas, do gênero Folk, proporcionam uma experiência ainda mais imersiva, de maneira que mecânica como a de movimento interage com a melodia do jogo, permitindo ao jogador andar mais rapidamente caso acertar notas que representam o assovio do personagem acompanhando a trilha de fundo.

WTWTLW_64 2018-02-10 12-30-29-22_preview

Por falar nas mecânicas, a jogabilidade não possui muita complexidade em seus controles, mas diversos fatores fazem com que o jogador reflita antes de tomar decisões. Atributos como dinheiro, saúde e descanso compõem a vitalidade do personagem principal, e devem ser administrados realizando ações no mundo. Dinheiro pode ser coletado trabalhando nas cidades, ou em eventos específicos. Saúde, pode ser regenerada interagindo com certos personagens, ou comprando alimentos nas grandes cidades. E por fim, o sono pode ser recuperado em eventos do cenário, descansando em tendas com personagens-chave ou comprando alimentos nas metrópoles.

Além disso, o jogador pode realizar diversas escolhas que interferem no andamento das mais de 200 histórias. Praticamente todos os eventos encontrados no jogo possuem escolhas, que segmentam seus resultados. Ainda, podem ser encontrados ao redor do cenário versões alternativas ou complementos que expandem as narrativas, mostrando como podem existir diversos lados de uma mesma moeda.

WTWTLW_64 2018-01-26 15-24-26-78_preview

Em tendas localizam-se os personagens-chave, que solicitam ao jogador contar histórias coletadas pelo caminho a fim de criar laços e descobrir mais sobre o passado dos mesmos. Com 16 personagens únicos que viajam ao redor de todo o mapa dos Estados Unidos , o jogador pode passar noites em tendas e participar deste mini-jogo de apresentar histórias que atendam às demandas e ao humor dos personagens. Vale lembrar que a ambientação do jogo tem um tom extremamente realista, apresentando histórias trágicas de morte ao lado de divertidos causos cômicos sobre mal entendidos e piadas, tornando os personagens vivos e relacionáveis.

A arte do jogo também deve ser levada em consideração. Com um mundo aberto de gráficos 3D, o jogo apresenta as histórias por meio de imagens ou animações simples com visuais em desenhos 2D. Desta forma, os personagens, localizações e eventos recebem vida ao assemelharem-se a pinturas realistas, e o tom sombrio e profundo dos mesmos mostram um lado misterioso, a fim de tornar a experiência ainda mais melancólica.

Little Ben - Authority_preview

Where The Water Tastes Like Wine é uma experiência única, que apresenta um mundo fictício com personagens extremamente reais. Como o jogo possui foco nas histórias folclóricas dos Estados Unidos, não é recomendado para todos os públicos, visto que não é repleta de ação ou de mecânicas extremamente dinâmicas. No entanto, o jogo é ótimo para aqueles que buscam uma experiência literária e que se interessem por uma aventura interpessoal. A dublagem e roteirização do jogo foi desenvolvida de maneira exemplar, surpreendendo os jogadores com um jogo totalmente original, e que não recebeu grande atenção das principais mídias.


PRÓS
+ Roteiro e dublagem muito bem desenvolvidos;
+ Personagens complexos e vivos;
+ Mecânica de Puzzle bem implementada;
+ Grande variedade de eventos e personagens;
+ Ótima trilha sonora original.


CONTRAS
– Por conta de foco em história, pode não atrair diversos públicos;
– Movimentação lenta, tornando algumas trajetórias entediantes.


NOTA FINAL: 8,5

Jogo analisado no PC com o código fornecido pela Devolver Digital.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s