Batmanninjareview03Sendo a novidade desta semana, a nova animação do Homem-Morcego, Batman Ninja, conta com algumas diferenças nos elementos quais estamos acostumados, se passando em um universo alternativo, é de notar que as regras do cânon da DC não se aplicam aqui, sendo necessário que o espectador expanda a sua noção do que já é conhecido e saia da zona de conforto, tendo feito isso, encontrará nesta, uma obra completa e envolvente, que conquista seu lugar ao sol.

É sabido que universos alternativos tendem a trazer mudanças na base das histórias em que estão se baseando, tornando válida qualquer novidade, invenção ou risco que se tome. Ainda assim, qualquer mídia exige uma construção narrativa que cuide com exageros e sobreposições, afinal, para que determinada coisa exista em uma história, ela precisa fazer sentido e ser coerente dentro daquele Universo, e Batman Ninja se equilibra perfeitamente aí.

Batmanninjareview02A produção desta nova aventura não é recente, e começou a ser desenvolvida lé em 2014, onde desde então, uma de suas premissas é a incorporação de elementos técnicos, estéticos e nuances narrativas das animações japonesas.

No enredo, Gorila Grodd inventou uma máquina do tempo, qual irá lançar os criminosos de Gotham para diversos lugares do mundo, em tempos distintos. Na noite em que o plano é executado, uma série de criminosos está no lugar, assim como a Batfamília, que tenta impedir a loucura do primata. No entanto, o plano acaba dando errado e todos vão parar no Japão Feudal, com diferenças no tempo de chegada.

Batmanninjareview04Kazuki Nakashima assina o roteiro, apresentando um trabalho muito interessante. De forma engenhosa, ele cria condições para a viajem no tempo, e integra diversos personagens na história, um trabalho que é conhecido por sua dificuldade, já que em um roteiro com muitos personagens reconhecidos, existe uma cobrança maior de atuação orgânica para todos. A primeira meia hora da animação é praticamente impecável, com apenas alguns arranhões que não incomodam a obra no todo.

O uso de narração a partir de diversos pontos de vista e de diferentes técnicas (o benefício de ter um dos produtores de JoJo’s Bizarre Adventure: Stardust Crusaders na direção é este grande dinamismo de exposição) beneficiam a obra e mantém o espectador atento a todo segundo. Até sermos apresentados aos clãs em disputa, com territórios dominados por Coringa & Arlequina; Grodd; Duas-Caras; Hera Venenosa, Pinguim e Pistoleiro. Aqui alguns pontos começam a ficar mais soltos.

Batmanninjareview06O projeto da animação é de se admirar, os detalhes dos figurinos, ambientações, construções e estilização visual quase encobrem totalmente qualquer tipo de falha que o roteiro tenda a possuir. A fotografia é um outro grande espetáculo, destacando-se nas cenas de explosões ou uso de cores quentes em geral, com algumas belas sequências oníricas em aquarela.

Batmanninjareview05Os personagens merecem seu destaque, suas características e personalidades estão firmes e bem trabalhadas, tanto os heróis, quanto os vilões, e principalmente estes. É possível até que o espectador goste mais do Damian aqui, do que nos quadrinhos.

Toda a obra é embalada pela excelente trilha sonora de Yûgo Kanno (JoJoAjinPsycho-Pass) que ajuda na construção de uma ambientação coesa e estruturalmente aplaudível na concepção das batalhas.

Batmanninjareview08Na reta final somos apresentados a uma pequena reviravolta na coesão do roteiro, que apesar de ser embalada por belíssimos combates, pode causar certa estranheza ao espectador.

Batman Ninja é uma animação certamente polarizadora, muitos podem não aceitar as mudanças, mas aqueles que assistirem tendo em mente que se trata de um universo alternativo, conseguirão absorver o que a obra tem a oferecer. É reconfortante ver a DC criando e se arriscando nas animações atuais, vide a excelente Esquadrão Suicida: Hell to Pay, trazendo novas perspectivas e reinventando histórias. Testemunhar embates já conhecidos, tomados em contextos diferentes, certamente é algo muito bem-vindo.

Batmanninjareview01


PRÓS

+ Inovação nas animações.

+ Personagens muito bem trabalhados, com seu devido destaque.

+ Temática bem elaborada e concretizada.

+ Combates bélissimos.

+ Plots bem transpostos e resolvidos.

+ Alguns Easter-eggs que chamam a atenção.

+ Animação fluida e funcional.

+ Trilha sonora perfeita e transpõe bem as situações.

+ Algumas cenas se utilizam de técnicas de aquarela, trazendo um tom de pintura à obra.


CONTRAS

– Algumas excêntricidades japonesas ainda se fazem presentes, mesmo que pouco.

– Roteiro, mesmo sendo muito bom, cede em alguns momentos.

– Para quem não está acostumado ou não gosta do estilo anime, pode ser desconfortável.

– Mesmo bela, em alguns momentos a animação pode parecer estranha aos olhos.


NOTA FINAL: 8,5/10

Anúncios

2 comentários »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s