Aggretsuko é uma animação japonesa original da Netflix baseada no universo de personagens da Hello Kitty, a Sanrio. Lançada em 20 de Abril de 2018, a primeira temporada do seriado gira em torno de Retsuko, uma panda-vermelha do interior que se muda para Tóquio buscando uma vida comum. No entanto, o desenho se mostra mais adulto do que aparenta já nos primeiros minutos.

Logo ao início da série é apresentado o cotidiano de Retsuko que, já com cinco anos de vivência em Tóquio, questiona o trabalho, amizades e estilo de vida com os quais está convivendo. Por conta de tamanha frustração de acreditar em um futuro melhor na metrópole, Retsuko investe seu tempo livre em um hobby, que toma conta de todo o seriado. Cantar Death Metal. Durante as transições ou quaisquer momentos estressantes da vida da personagem, uma sequência de metal é apresentada, criticando desde problemas banais como atendentes inquietos, a críticas sociais como o machismo na vida profissional.

Ainda, com o desenrolar dos episódios, Retsuko decide procurar maneiras de mudar sua vida, a fim de evadir dos principais problemas que cercam sua vida: O chefe assediador e os colegas de trabalho importunos; A sua vida amorosa, praticamente inexistente pela falta de oportunidades; e o próprio interior de Retsuko, que agrupa suas ambições, medos e moral da personagem. Vale ressaltar que a personagem conta com um auto-controle enorme, aguentando de maneira pacífica situações às quais qualquer outro personagem entraria em colapso.

Por meio de dez capítulos que duram em torno de 15 minutos cada, o espectador é imerso em diversas situações cotidianas da vida de adulto, proporcionando um sentimento de relação com o personagem, visto que todos veem um pouco de Retsuko dentro de si. Todos possuem obrigações e cobranças em seus empregos, buscam amar e serem amados e, principalmente, passam por uma etapa da vida na qual é necessário se autoconhecer. Por conta disso, Aggretsuko brinca com estes momentos banais, gerando situações tanto cômicas quanto dramáticas que existem na vida de jovens adultos.

O roteiro se mostra levemente frágil em momentos, visto que diversos personagens não são muito bem construídos e várias informações são apresentadas sem uma grande repercurssão. Por exemplo, um dos personagens da série é preso por conta de espionagem em um dos episódios, mas no capítulo seguinte o mesmo reaparece sem ninguém questionar a importância do ocorrido. Isso deve-se ao teor “cartunesco” do desenho que oscila entre algo extremamente infantilizado e de teor jovem-adulto em curtos momentos.

Vale ressaltar que a animação se passa no Japão e, por conta do país possuir com uma cultura predominantemente machista, deve-se levar em consideração a abundância de personagens femininas fortes e independentes, que apresentam uma reversão no comum imposto pela sociedade. Não apenas isso, mas as críticas sociais também rodeiam a corrupção no ambiente corporativo e aos conceitos culturais aos quais as pessoas devem aceitar, como a busca por um relacionamento perfeito e uma vida cautelosa e segura, dentro dos moldes pré-estabelecidos pela sociedade.

Aggretsuko é uma animação que estava no radar de poucos, mas surpreende com sua história cativante, seu universo familiar e uma boa progressão na vida da personagem principal, que evolui de maneira significante no decorrer do seriado. Por conta da estética apresentar um mundo infantilizado, mas o núcleo da série ser voltado ao público adulto, é perceptível que Aggretsuko irá surpreender muitos e conquistar diversos fãs nas próximas temporadas.


PRÓS

+ Críticas sociais expostas de maneira divertida.
+ Surpreende de maneira positiva a adultos, com situações cotidianas hilárias.
+ Personagem principal complexa e com uma evolução significante.
+ Primeira temporada encerra de maneira fechada, com poucas pontas soltas.
+ Boa e expressiva dublagem em português.


CONTRAS
– Público-alvo aparenta ser infantil no início, pode confundir pais desavisados.
– Alguns furos de roteiro podem incomodar espectadores que buscam uma animação mais complexa.


NOTA FINAL: 8,0

Anúncios

1 comentário »

  1. Pingback: Aggressive Retsuko

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s