screen-shot-2018-04-25-at-1-17-34-pm_734583c4e7a3849609a777341181bb6e-xlA Jam City lançou ontem seu mais novo jogo mobile, Harry Potter: Mistérios de Hogwarts, inspirado no mundo do famoso bruxo. Nele, o jogador poderá viver sua própria aventura mágica, indo para a escola de magia e bruxaria de Hogwarts, onde deverá comparecer a aulas, aprender feitiços, poções e voo, entre diversas outras tarefas. Desde seu anuncio, o jogo foi muito aguardado entre aqueles que amam a franquia e gostariam de participar desse mundo.

Mistérios de Hogwarts é um RPG de narrativa, onde você cria seu personagem, escolhe sua casa e começa sua experiência mágica. Por possuir uma narrativa pré-estabelecida para o desenvolvimento do enredo, basicamente sua história terá o mesmo background dos outros jogadores, seu irmão mais velho foi um ex-aluno da escola, e algo aconteceu para que ele fosse expulso ou tenha desaparecido. Partindo do enredo pré-estabelecido, as escolhas e aptidões durante a aventura ficam inteiramente a cargo do jogador.

harry-potter-04O jogo não se trata de Mundo Aberto, e sim side-scrolling, onde você entrará na área, como o pátio do castelo, sala comunal da casa e saguão de entrada, entre outros, e realizará tarefas ali, ou poderá partir para outros cenários. Como dito anteriormente, mesmo com um background definido, as escolhas tomadas afetarão o jogador de diversas formas, como recompensas para a casa, pontos nos atributos e amizades/inimizades.

Os atributos são divididos entre coragem, empatia e sabedoria, cada qual servindo a um propósito, como liberar magias diferentes, aptidões durante uma conversa, ou ajuda de conhecidos. Desenvolva bem seus atributos para tirar o melhor de cada situação, tais como enfrentar Merula, a estudante da Sonserina que será o seu próprio Draco Malfoy, confrontando o jogador e tentando sabotá-lo durante a história.

hogwartsmystery1A gameplay não é muito diversificada, toque para aprender, converse, mova-se pelos cenários (ou melhor, através deles, já que os personagens ficam imóveis) e descubra os segredos escondidos, mas ainda assim, a experiência do mundo bruxo compensa a falta de opções nos comandos. Durante as aulas, você deve “clicar” em itens que estejam brilhando para gastar energia enquanto executa determinada ação, que encherão um medidor de estrelas quais servirão para completar a aula/tarefa, e de quebra ganhar pontos, energia e moedas.

Os gráficos são simples, porém competentes, se assemelhando muito ao The Sims. Já o áudio é espetacular, as músicas e efeitos casam perfeitamente com a ambientação, transpondo muito bem o que se sentia ao assistir os primeiros filmes da saga, que focavam realmente na magia do lugar.

harry-potter-hogwarts-mysteryInfelizmente, nem tudo no jogo são rosas, você muitas vezes esbarrará no medidor de energia, qual gasta rápido e demora para encher, sendo necessário para todas as ações principais do jogo, e aí entra o PaytoPlay, onde o jogador pode pagar para encher a energia ou comprar mais cristais, um sistema que se encontra bem desbalanceado dentro do jogo. É necessário iniciar a tarefa, cada uma com um tempo distinto para ser finalizada, e gastar a energia, dessa forma o jogo empaca bastante e nos encontramos mais aguardando a energia carregar, do que propriamente dando continuidade à história.

Sua barra de energia começa em 24 e poderá aumentar com o tempo, mas cada ponto leva 4 minutos para carregar, já no primeiro evento do jogo você ficará preso, onde são necessárias 5 estrelas dentro de 8 horas para passar. Caso não complete a tarefa dentro de 8 horas (Dependendo da tarefa o tempo muda), é preciso começar novamente, mantendo os pontos e ouro adquiridos da primeira vez, mas tendo que gastar a energia novamente desde o começo.

screen_shot_2018_03_01_at_9-25-40_amUma boa maneira de corrigir isso seria retirar o tempo para completar a tarefa, mesmo não resolvendo todo o problema, pelo menos não teríamos que começar novamente caso deixemos passar o tempo. A aventura leva o jogador a passar seus sete anos na escola de magia, por isso, o sistema de espera por energia acaba desanimando para aqueles que não podem dispor de dinheiro para avançar.

Harry Potter: Mistérios de Hogwarts possui muitos elementos que fizeram a saga famosa, a música é incrível e o sistema de escolhas oferece um toque pessoal. Infelizmente o sistema de compras e energia ainda se encontra desbalanceado, mas por se tratar de um jogo recém-lançado, é possível que isso seja corrigido. Ainda assim, aqueles que amam a franquia ficarão felizes em poder se sentir parte do universo mágico, e contarão com muitos easter-eggs e menções à história principal.

the-witch-i-created-for-my-second-time-playing-did-not-botch-this-section


PRÓS

+ Ambientação mágica que com certeza vai prender os fãs.

+ Referências à obra original.

+ Trilha sonora de alta qualidade, transpõe muito bem o universo mágico.

+ Os gráficos cartunescos deixam o jogo com um aspecto mágico e divertido, lembrando as primeira adaptações cinematográficas, algo que seria diferente com gráficos mais sérios e complexos.

+ O jogador viverá os 7 anos de estudos mágicos, podendo escolher caminhos extras como ser jogador de Quadribol, perito em poções ou um duelista, entre outras opções.


CONTRAS

– Energia demora muito para carregar.

– Algumas missões gastam toda sua energia de uma vez, e ainda assim falta para completá-las.

– Os maiores problemas se encontram mesmo no sistema de energia, que esbarra na narrativa, fazendo com que a história se desenvolva lentamente, podendo ser cansativo.

– A customização possui poucas opções até o momento, mas por se tratar de um jogo recém lançado, muito pode ser melhorado.


 

NOTA FINAL: 7,5/10

Anúncios

Deixe uma resposta