Eventide: Slavic Fable é um jogo de aventura, point-and-click e puzzles, produzido pela The House of Fables e distribuído pela empresa Artifex Mundi. Lançado no dia 28 de janeiro de 2016, o jogo possui versões para Steam, iPad, iPhone, Windows Phone, PS4 e X-Box One.

Situada em um parque de patrimônio contemporâneo, onde criaturas míticas eslavas coexistem com humanos, a aventura começa quando a protagonista, uma famosa botânica, recebe um alarmante convite de sua avó, a curadora do parque. A protagonista é encarregada de salvar uma planta em extinção, mas esta acaba sendo a menor de suas preocupações. Sua avó é sequestrada pelo misterioso Boruta, que está planejando conquistar e destruir o mundo usando a antiga magia do parque. Ela então deve buscar aliança com as criaturas que vivem no parque, a fim de derrotar o vilão, salvar sua avó e impedir a calamidade mundial.

Há quatro tipos diferentes de puzzles no jogo: um deles envolve usar certos objetos no cenário para podermos progredir. Objetos estes que são ganhos completando o segundo tipo de puzzle que é o de procurar objetos. Normalmente completando um desses normais, ganhamos um objeto essencial para o progresso em algum puzzle mais à frente, ou simplesmente interagir com algo no cenário que permite a progressão no jogo. Outro tipo de puzzle é o de colecionar/encontrar vários itens necessários para completar um principal, como se fosse uma receita de bolo, e é preciso achá-los no meio de vários outros itens. Por fim, existem também os mini-jogos em que quebramos a nossa cabeça para colocar peças ou cores em seu lugar ou forma correta.

O jogo se adapta para todos os públicos, dessa maneira tanto alguém que não é acostumado com jogos do gênero, quanto um viciado em jogos de aventura podem se divertir da mesma maneira, isso porque existe um sistema que acaba facilitando bastante com os iniciantes, podendo pegar dicas e assim prosseguir mais rápido, enquanto os veteranos podem ir em uma versão mais difícil onde não se tem muita ajuda e é preciso realmente saber o que está fazendo.

É possível também conversar com NPCs para encontrar novas pistas. Se você está preso e inseguro sobre o que fazer, realmente não dói falar com os NPCs nas proximidades. Há também um sistema de dica que se recarrega a cada 20 segundos, mas, como esperado, há um troféu para completar o jogo sem usar tais dicas. Este não é um jogo difícil, então você não precisa realmente de sugestões.

Os cenários são bem agradáveis de se vislumbrar mesmo em toda a sua simplicidade. Vale lembrar que o que vemos é uma paisagem em cada cenário de maneira praticamente estática, com alguma coisa ou outra se movendo ali, mas com foco na procura de itens e outros naquele ambiente. Em alguns momentos, somos agraciados com um vídeo em CG que implica no avanço da história. A trilha sonora é interessante mesmo que após algum tempo comece a aborrecer um pouco por termos de voltar várias vezes aos mesmos ambientes. O trabalho de voz é realmente a ponto mais fraco, fazendo-me questionar se realmente vale o esforço de gravar todo o diálogo, pois acaba por até denegrir um pouco a imagem do jogo. Em certas situações como de aflição, por exemplo, a personagem mantêm um tom de voz calmíssimo como se nada estivesse acontecendo. Isto corta consideravelmente a atmosfera até bem conseguida pelo jogo.

A história de Eventide: Slavic Fable é profunda e dramática, o que manterá o jogador comprometido até o fim, perguntando-se o que acontecerá depois. No geral, este é um jogo muito divertido e com uma boa variedade de quebra-cabeças. Mesmo com uma duração um tanto curta, o jogo ainda é fantástico e com certeza não deve faltar em sua coleção.


PRÓS

+ Cenários e visuais belíssimos com cores fortes e vibrantes;
+ Gênero de jogo interessante e ainda pouco explorado em consoles;
+ História prende o jogador até o final;
+ A progressão do jogo pode ser salva a qualquer momento;


CONTRAS

– Por ser point-and-click e focado em puzzles, pode não atrair muitos jogadores;
– Duração do jogo é curta;
– Alguns puzzles monótonos podem ser resolvidos apertando rapidamente o botão do controle.


NOTA FINAL: 8,5

 

Deixe uma resposta