Resultado de imagem para deuses caidos gabriel tennysonJá não é novidade que a fantasia nacional ganhou espaço na estante dos leitores nos últimos tempos, entregando diversos trabalhos de qualidade inquestionável, e fazendo com que a literatura estrangeira não seja nossa única fonte para estes belos e extravagantes mundos que habitam o imaginário. Entre estes, agora se encontra Deuses Caídos, de Gabriel Tennyson, um suspense que homenageia o terror e flerta com nossos medos, trazendo uma escrita envolvente e nos jogando no meio de um Rio de Janeiro de criaturas mágicas nunca antes visto.

Em Deuses Caídos, acompanhamos a trajetória de um Padre exorcista, Judas Cipriano, membro da Sociedade de São Tomé, e aprendiz de Tomás de Torquemada, famoso inquisidor espanhol do século XV. Cipriano possui a missão de manter o equilíbrio no submundo do Rio de Janeiro, impedindo que as criaturas que vivem escondidas nas sombras retornem para aterrorizar os humanos. Tudo muda quando uma série de assassinatos suspeitos, com viés religioso, atingem figuras importantes da igreja, fazendo com que o Padre inicie uma investigação intrigante e acabe cruzando seu caminho com Júlia, uma policial com um dom sobrenatural, que se descobre mais atrelada aos casos do que imaginava.

O livro possuí a excentricidade de Clive Baker, e todo o mistério e suspense de H.P. Lovecraft, mas sem repetir a dose ou beber demais da fonte, se consolidando mais como uma grande novidade entre estes mundos. Apesar de uma escrita leve e envolvente, não espere por algo fácil de digerir, é tudo explícito e detalhado, as criaturas se fazem temíveis e repugnantes, facilmente você pode se imaginar sendo aterrorizado por elas.

Ainda com toda a excentricidade, Deuses Caídos pode ser tido como crível, sim, a investigação, exposição e simbolismo apresentados na leitura são, salvo algumas exceções, dignos de crença, e se não fosse graças a essas poucas passagens exuberantes, seria totalmente plausível como verossímil.

É de se notar a habilidade do autor em transpor essas criaturas para terras tupiniquins, Tennyson soube mesclar perfeitamente essas entidades geralmente vistas em terras distantes, com a ambientação oferecida pela Cidade Maravilhosa. A manipulação arquitetada pelo escritor para criar a atmosfera do conto, sobrepõe a conhecida realidade, não seria de estranhar se os leitores que vivem nos locais indicados na trama, ficassem um tanto acanhados de passar por estes espaços durante seu dia-a-dia.

Os personagens de apoio são outro ponto forte da trama, suas personalidades são bem construídas e poucos não estão realmente atrelados à narrativa principal, mas o livro conta com seus momentos de descontração ainda assim.

Deuses Caídos é uma ode da atualidade, e deve ser aventurada por aqueles que podem aguentá-la, tendo estomago forte e mente aberta, esse pode ser considerado um livro que já nasceu clássico.


— NOTA: 9/10 —


LIVRO FORNECIDO PELA EDITORA SUMAGRUPO COMPANHIA DAS LETRAS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s