Formula 1 – 2018 ou apenas F1, é um game desenvolvido e distribuído pelo estúdio Codemaster Games, com data de lançamento para 24 de agosto de 2018, para as plataformas PC, XBOX ONE, Playstation 4 e sistemas Android e IOS.

Sendo assim fico honrado pelo convite da Aliança Geek para poder falar para vocês nerd’s de plantão minhas primeiras impressões em primeira mão desse jogo totalmente ALUCINANTE!

f12

A cada ano notamos a enorme variação de efeitos gráficos e tecnologias aplicadas em nosso dia-a-dia, nos Smartphones, nas mídias incluindo cinema e TV, e consequentemente a evolução das ferramentas para rodar tais recursos de alta resolução. Esse grau de desenvolvimento caminha a passos largos, igualmente o que acontece com a tecnologia automobilística onde a F1 é referência universal. Com alto grau de tecnologia aplicada visando desempenho e economia, ela vislumbra um momento único no mundo atual, onde além do campeonato mundial de pilotos, com as escuderias e montadoras, que acontece ao redor do planeta, há um público emergente quando citamos o campo dos e-sports. Os investimentos em e-sports não param de crescer, assim a Codmaster vendo esse gigantesco potencial de público crescente a cada ano, fãs de automobilismo, reconheceu um terreno fértil para se investir.

O JOGO

Adianto que não joguei nenhum Game da Formula 1 anteriormente (Fora o Grand Prix 2 em 1998). O jogo está incrível e você que viu o trailer já pode imaginar o que vem por aí. Os gráficos são de outro mundo e os detalhes dos carros como patrocinador estão devidamente em seu lugar.

O diferencial para mim está no modo Carreira. O jogo trás uma gama enorme de opções e variáveis que moldam seu personagem criando assim uma identidade única derivada de cada escolha feita diante das situações que ocorrem como uma coletiva de imprensa, entrevista privada, e até mesmo acerto do carro. O jogo trouxe a repórter Clarie que sempre estará por perto para recolher o máximo de informações possíveis e entrevista e escolhas não vão faltar.

DIRIGIBILIDADE

Você que como eu é fã de velocidade, acompanha a Formula 1 e se imagina como é pilotar um carro daqueles, o jogo pode te dar uma pequena ideia de como NÃO é tão fácil quanto pode parecer. Pilotos de Formula 1 com anos de experiencia precisam de muitas horas de testes a cada início de temporada para se acostumar com o carro, a dinâmica das pistas e os acertos diversos. Imagine então você que adora velocidade mais nunca sequer jogou um simulador de F1 antes desse. Já lhe adianto que terá certa dificuldade de deixar o carro na pista.

f1-f1-2018-video-game-2018-f1-2018-screenshot

Muito dessa dificuldade é o grau de realismo que o jogo sempre buscou como proposta. Não é de uma hora para outra que um piloto aprende a andar em um Fórmula 1 e também não será de uma hora para outra que conseguirá fazer um bom tempo de classificação e conseguir largar nas primeiras filas do Grid.

O jogo trás alguns auxílios para jogadores iniciantes como controle de tração, frenagem e marchas automáticas, porém não faz o carro permanecer em pista caso o jogador não tenha essa mínima habilidade. O jogo traz auxilio também no melhor traçado para cada pista.

f1-2017

Um dos diferenciais nesse realismo é a visão do piloto dentro do cockpit onde a caracterização é de acordo com que cada carro é na vida real, desde volantes a sinais de emergências e indicadores, além do famoso HALO.

Codemasters_F1_2018_HALO_Cockpit_View

Quando se trata de corrida a adrenalina fica a mil. Cada esbarrão pode ser um pneu furado ou uma “asa” quebrada o que prejudica inevitavelmente o desempenho do carro. Uma vez que os pneus passam pela grama ou pela brita, a sensibilidade do carro muda perceptivelmente fazendo a aderência despencar, mas nada que alguns segundos de alta velocidade no asfalto para limpar a banda de rodagem e retornar o grip natural.

Falando em pneus, cada pneu tem sua atmosfera própria ligada diretamente a estratégia da corrida podendo ser o grande pulo do gato ou o calcanhar de aquiles de um bom piloto. Como no mundo real, os pneus são escolhidos por cada piloto de acordo com o Setup do carro para casar com o melhor desempenho em pista de acordo com suas características. O jogo proporciona uma simulação quase exata de ajustes inclusive de carga de freios e cambagem dos pneus.

Para quem gosta de se divertir com setup’s variados e estudar as mudanças de cada acerto, F1 2018 é um jogo fantástico, sem igual. Para aqueles que apenas querem guiar mas não entendem nada de configuração de desempenho, aconselho a terem ao menos uma noção rápida de aerodinâmica e mecânica, nada que assistir a corridas e pesquisas na internet não podem dar.

1511549761573

Sim meus amigos, são nove pneus sendo dois para chuva (Forte – Fraca), e 7 para pistas secas indo do mais “duro” ao mais macio. Imaginem agora quantas opções para se adotar e estratégias de corrida a analisar.

Para finalizar, vale dizer que o jogo traz a opção de escolha de carro entre os modernos de 2018 e os carros que marcaram os anos anteriores como a Lotus 79, Ferrari 312 T2 e a famosa Maclaren do nosso eterno Ayrton Senna.


Prós

+ Visual Gráfico.

+ Iluminação e características pessoais.

+ Caracterização das pistas.

+ Opção de Guiar carros clássicos.

+ Radio do Box no controle.


Contra

– Dirigibilidade.


NOTA FINAL: 9,5 / 10.0

 

JOGO ANALISADO NO PS4 COM CÓDIGO FORNECIDO PELA DEEP SILVER

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s