Observer é um jogo de terror psicológico cyberpunk, desenvolvido pela Bloober Team e publicado pela Aspyr. Lançado para PC, PS4 e Xbox One em 15 de agosto de 2017.

O jogo se passa no ano de 2084, como protagonista está Daniel Lazarski, um detetive que trabalha nas periferias de Krakow para uma corporação da Quinta República Polonesa, Chiron. O mundo está em queda livre para a ruína. Uma peste virtual matou milhares de usuários de próteses cibernéticas e uma grande guerra que devastou todas as superpotências anteriores.

No meio dos escombros do mundo, Chiron ascendeu das cinzas e virou uma autoridade mundial e fabricante de absolutamente tudo. Daniel Lazarski pega seus contratos com um contato na Chiron, e usando seu corpo com próteses cibernéticas, ele é capaz de entrar na mente e ver memórias das pessoas, para pegar pistas e resolver crimes. As pessoas que sobreviveram à peste e à guerra, estão no vício em drogas ilegais, VR (realidade virtual) com implantes neurais para poderem fugir da terrível realidade em que vivem.

A sociedade em que vivem foram divididas em três classes, Classe A, Classe B e Classe C. Com o jogo passando na periferia de Krakow, os moradores são todos Classe C, pessoas assustadas ou traficantes de drogas ilegais escondidos em apartamentos pequenos. Os cidadãos Classe A são permitidos morar e trabalhar em qualquer área municipal, e possuem implantes neurais com protocolos de segurança avançados, assim Daniel Lazarski não pode interrogar sem permissão por lei. Os cidadãos Classe B podem morar em distritos classe B e C, mas podem ter acesso a classe A à trabalho. Possuem implantes neurais com protocolos de segurança padrões, acessível aos agentes da lei com permissão do usuário.

O jogo conta com interrogações, puzzles, examinação forense nas cenas de crime e basicamente exploração e interação humana levam o jogo adiante. Daniel Lazarski têm três dispositivos que o auxiliam nas investigações:

– Visão Eletromagnética: Identifica dispositivos eletrônicos no seu campo de visão, examinando-os e obtendo informações relevantes para prosseguir no jogo.

– Visão Biológica: Identifica evidências biológicas, tais como sangue e drogas, que também auxiliam na obtenção de informações.

– Dream Eater: ao conectar-se com o cérebro da pessoa, Daniel Lazarski consegue ver a mente e memórias dela.

Outra característica interessante que te deixa totalmente imerso no universo do jogo, é a trilha sonora. Tudo foi minuciosamente trabalhado para deixar um clima de suspense, fazendo o coração acelerar por simplesmente abrir uma porta. O rangido do assoalho a cada passo e os sons levemente bizarros saindo de cada apartamento contribuem para desenvolver uma história agitada.

A história de Observer é totalmente envolvente, e mesmo apesar de deixar um clima tenso, não é tão recheado pelo terror, mantendo o jogador na pele de um detetive em uma época de distopia cyberpunk. Se gostou do Layers of Fear da mesma desenvolvedora, Bloober Team, prepare-se para uma aventura mais palpitante.


Prós

+ Atmosfera única e favorável para amantes do terror.

+ Gráficos esplendidos.

+ Sonorização imersiva.

+ História envolvente.

+ Puzzles desafiadores.


Contras

– O jogo fica levemente repetitivo em seu decorrer.

– Furtividade forçada em algumas partes do jogo.


NOTA FINAL: 9.0 / 10.0

Analisado no Playstation 4 por Caio L. Santana

com código de jogo fornecido pela Bloober Team.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s