Escrito por Stephen King em parceria com Richard Chizmar, A Pequena Caixa de Gwendy trabalha o comportamento humano frente à poderes que trazem conseqüências desconhecidas. O livro foi lançado pela Editora Suma aqui no Brasil, mas sua publicação original foi feita pela Cemetery Dance Publications, editora fundada pelo próprio Richard Chizmar.

Na trama, a jovem Gwendy recebe de um homem misterioso uma caixa cheia de botões, cada um deles tendo relação com um continente e outros dois sendo desconhecidos . Por vir sem muitas explicações, não se sabe o que pode acontecer ao apertar os botões do item misterioso, e assim nos aprofundamos em uma história cheia de mistérios que nos instiga e prende na leitura, afinal, nada desperta mais a curiosidade do que um botão enigmático.

O livro não tarda em nos apresentar ao mundo da protagonista, vivendo em uma casa com pais que, apesar de amá-la, não parecem lhe atribuir muito de seu tempo, nem mesmo pareciam se importar muito um com o outro. Além de tudo, é notável o problema com bebida alcoólica por parte dos dois, o que muito incomoda Gwendy, já que os mesmos parecem nem se dar conta do vício.

Ao sermos inseridos no estado comum, começam a nos ser apresentados os pontos de mudança. Desde que ganhou a caixa, Gwendy nota que os pais pararam de beber, voltaram a se amar e lhe dar mais atenção, assim como ela, que sempre sofreu por sua aparência, começa a crescer como uma bela e inteligente jovem, além de possuir uma disposição e bem estar que antes não lhe cabiam. Dai em diante a personagem decide que não irá mais se separar da caixa, e a narrativa se estende por anos na vida de Gwendy.

A trama é cativante e envolvente, flui de forma orgânica e nos apresenta as características de cada idade que Gwendy atinge, sempre preocupada em manter sua caixa por perto. Já o perigo pode ser previsível até determinado ponto, mas ao ser explorado de vez, se torna algo inusitado e muito bem elaborado. Importante ressaltar que alguns acontecimentos reais foram utilizados pelos autores para atribuir causa e conseqüência à personagem, mostrando que escolhas, ou a falta delas, trazem também seu peso.

Para os leitores de longa data de King, muitas semelhanças e alguns pontos em comum com outras obras são identificáveis, a paridade com “Trocas Macabras” não passa despercebida.

A Editora Suma optou por manter o padrão do livro em conformidade com a versão Norte-Americana, em capa dura,  com as artes originais e as ilustrações da história, oferecendo assim a experiencia completa para o leitor brasileiro.

A Pequena Caixa de Gwendy não é um livro de terror, ele explora as particularidades da vida, as decisões e como algumas pessoas lidam com os resultados, trazendo o questionamento de “O que você faria se tivesse um grande poder à sua disposição?”, tudo desenvolvido com maestria pelos autores ao decorrer das 180 páginas, em uma leitura rápida, agradável e intrigante. E você, o que faria com um grande poder em mãos?

SINOPSE:

Há três caminhos para subir até Castle View a partir da cidade de Castle Rock: pela rodovia 117, pela Estrada Pleasant e pela Escada Suicida. Em todos os dias do verão de 1974, Gwendy Peterson, de doze anos, vai pela escada, que fica presa por parafusos de ferro fortes (ainda que enferrujados pelo tempo) e sobe em ziguezague pela encosta do penhasco. Certo dia, um estranho a chama do alto: “Ei, garota. Vem aqui um pouco. A gente precisa conversar, você e eu”. Em um banco na sombra, perto do caminho de cascalho que leva da escada até o Parque Recreativo de Castle View, há um homem de calça jeans preta, casaco preto e uma camisa branca desabotoada no alto. Na cabeça tem um chapeuzinho preto arrumado. Vai chegar um dia em que Gwendy terá pesadelos com isso.


– NOTA: 8,5/10 –


LIVRO FORNECIDO PELA EDITORA SUMA – GRUPO COMPANHIA DAS LETRAS.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s