Iris.Fall é um jogo de quebra-cabeças desenvolvido e publicado pela NEXT Studios para Microsoft Windows, lançado no dia 07 de dezembro de 2018.

Depois de acordar de um sonho, Iris vê um gato misterioso olhando para ela. Ela decide segui-lo e este a leva a um teatro abandonado que a transporta para um mundo de luz e sombra. As coisas não são como parecem, já que os itens que Iris encontra no teatro parecem ter uma conexão oculta com ela. Usando luz e sombra para sua vantagem, Iris precisa encontrar uma maneira de escapar do mundo para o qual ela foi transportada.

No seu núcleo, Iris.Fall é semelhante a um típico jogo de quebra-cabeça indie. A jogabilidade gira em torno de mover Iris ao redor do mundo do jogo até chegar ao próximo quebra-cabeça. Você então precisa resolver o quebra-cabeça para avançar no jogo. O que faz com que Iris.Fall se destaque de outros jogos deste estilo é a ênfase na luz e nas sombras. Embora existam outros jogos que usaram sombras como uma mecânica de jogo, os quebra-cabeças da Iris.Fall se baseiam exclusivamente no uso desse método.

A área onde as mecânicas de luz e sombra desempenham o maior papel são os quebra-cabeças onde você tem que construir um caminho de sombra. Íris encontrará regularmente livros mágicos que podem transportá-la entre o mundo da luz e o mundo das sombras. Quando você ativar o livro, Iris será transportada para a parede atrás dela, que muda o jogo de um mundo 3D para um mundo 2D. Como Iris não pode pular, os quebra-cabeças envolvem principalmente mover coisas pelo ambiente, a fim de criar um caminho para Iris chegar ao seu destino. Isso envolve objetos em movimento no caminho da luz, então eles projetam uma sombra na parede que Iris pode então atravessar.

Eu apenas expliquei brevemente dois tipos de quebra-cabeças encontrados em Iris.Fall, mas há outros também. Vou me impedir de descrever os outros, para que as pessoas possam descobri-los por conta própria. O design de quebra-cabeças do Iris.Fall pode parecer pouco ortodoxo, mas funciona realmente para o jogo e seu design é o maior ponto positivo do jogo. O jogo não apenas repete os mesmos quebra-cabeças repetidamente com alguns pequenos ajustes. Foi feito um esforço real para tornar cada quebra-cabeça verdadeiramente único. Na maior parte, os quebra-cabeças também são bastante inteligentes. Você tem que pensar para resolvê-los, o que lhe dá uma sensação de realização quando você descobre o que deve fazer.

Outro fator muito bom em Iris.Fall é a atmosfera do mesmo. Para um jogo indie, o estilo gráfico/artístico do jogo é impressionante. O jogo utiliza um estilo cartunesco e cell-shading que funciona muito bem. Além disso, a trilha sonora faz um ótimo trabalho em união a ambientação e seriedade do jogo.

A história é um tanto imprevisível, não deixando imediatamente claro o que está acontecendo. O jogo não segura sua mão e lhe conta uma história direta. Ela é algo que você tem que pegar em pistas do contexto e você pode interpretar como quiser. Eu acho que algumas pessoas realmente vão gostar e outras podem não se importar com isso. Eu achava que a história era sólida, mas não é tão boa quanto o mundo que o jogo cria.

O jogo não te dá um tutorial para nenhum dos quebra-cabeças, então você tem que descobrir como cada um deles funciona. Eu diria que eu tive apenas pequenos problemas com um ou talvez dois dos quebra-cabeças. Entretanto, se você não consegue descobrir o quebra-cabeça completamente, pode sempre fazer uma tentativa e erro e, eventualmente, chegará à resposta. Se você quer grandes desafios, pode ficar um pouco desapontado aqui.

Iris.Fall faz um trabalho incrível utilizando a luz e sombra como mecânica para criar quebra-cabeças interessantes e uma atmosfera intrigante. Infelizmente, é um pouco fácil e curto demais para atingir todo o seu potencial. Mas se você não se importa com isso, vá em frente.


Prós

+ Um uso criativo de luz e sombras leva a alguns quebra-cabeças bem interessantes.

+ A arte e atmosfera em geral é ótima


Contras

– Embora criativos, os quebra-cabeças não são tão difíceis.

– Não há fator de replay;

– História não desperta nenhum interesse.


NOTA FINAL: 7.0 / 10.0

Analisado pela Steam

com código de jogo fornecido pela NEXT Studios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s