just-cause-4-imagem-1A Square Enix acaba de lançar um novo capítulo para a franquia estrelada por Rico Rodriguez, e é dever do jogador derrubar outro ditador em Just Cause 4.  A série é conhecida por sua ação frenética e explosões sem fim, e desta vez introduz algumas novidades para auxiliar o protagonista na sua busca por justiça.

Assim como nos seus antecessores, aqui o jogador encontra novamente as mecânicas de voo que são marcas da série. É satisfatório impulsionar Rico através das belas paisagens de Solis, em uma combinação de gancho, pára-quedas e wingsuit, onde é possível ir a qualquer lugar sem muito esforço ou necessidade de um veículo. Esse sistema ajuda não apenas na mobilidade pelo mapa, qual possui um tamanho razoavelmente grande, como também em meio ao combate, tornando possíveis diversas formas de abordagem ou fuga.

just-cause-4-imagem-5Uma das novidades mais atraentes no entanto são as melhorias na garra de Rico, além de puxar o personagem para os locais necessários, agora podemos mover objetos com ela, lançando balões que levantam veículos quais estejam bloqueando sua passagem. Outra utilidade é a de utilizar de marcações para a garra retrátil, puxando inimigos para longe, um contra o outro, prendendo veículos em algum ponto e até mesmo abrindo portas pesadas. A criatividade do jogador será posta à prova aqui.

As armas também receberam um upgrade, agora além de seus tiros base, cada equipamento conta com um modo de disparo alternativo, tornando ainda maiores as possibilidades de destrutivas. Imagine uma SMG que pode lançar granadas, aqui você encontrará.

just-cause-4-imagem-4No quesito missões, o jogo possui uma variedade robusta, e tarefas secundárias não faltam. Mas ainda que seja excepcional a quantidade de operações a serem realizadas, aqui entra também um dos maiores problemas do jogo, a repetição. Somos constantemente requisitados para escoltas, defender um objetivo, ativar ou destruir geradores e utilizar painéis, ocasiões diferentes, mesma estrutura. As missões cronometradas podem ser uma pedra no sapato, são necessárias para desbloquear novas áreas, mas constantemente o jogador falhará por algo que está fora de seu controle.

A IA inimiga também não oferece grandes obstáculos, salvo alguns casos específicos, normalmente estamos no meio de um combate explosivo, no qual os inimigos parecem não possuir um objetivo real, ou estratégia.

just-cause-4-imagem-3Com tudo, a premissa do jogo ainda são os climas extremos, e nisso ele se sai muito bem. Quests em meio a tornados, tempestades e outros tipos de adversidades são realmente legais e divertem o jogador, sua capacidade de saltar de pára-quedas e deslizar é drasticamente afetada pela velocidade do vento e pela turbulência, o que gera uma boa imprevisibilidade. Existe inclusive uma seqüência de tiroteio que é realizada em meio à duras condições meteorológicas na qual nos sentimos em uma trama cinematográfica, é gratificante e de tirar o fôlego.

As amarras da história estão presentes, é dada continuidade ao enredo familiar de Rico, ainda que, junto ao novo ditador, tudo seja um pretexto para a destruição massiva.

Just Cause 4 tem momentos incríveis onde a beleza e a destruição se cruzam com a capacidade de Rico de percorrer o mundo a qualquer momento. Infelizmente os períodos não são constantes, e em alguns momentos o jogador vai querer mais. Há muita coisa acontecendo em Solis, e desejamos mais motivos para utilizar e aproveitar tudo que Just Cause 4 têm à oferecer.

just-cause-4-imagem-2


PRÓS

+ Belas paisagens para se visitar.

+ Novo sistema da garra ficou extremamente divertido e útil.

+ Sistema de voo aprimorado é eficaz ao extremo.

+ Sequências de ação de tirar o fôlego, jogador fica completamente vidrado no combate.

+ Sempre há o que fazer pelo mapa.

+ Quantidade de veículos pilotáveis é grande.

+ Objetivos são claros, bem descomplicados.

+ Sistema climático traz um grande diferencial ao jogo e influência na jogabilidade.


CONTRAS

– Mesmo com muitas tarefas, a repetição é incômoda.

– Alguns bugs se fazem presentes.

– História apesar de competente, é básica.

– Existem muitas novidades, mas poucas chances de utiliza-las.


NOTA FINAL: 8 / 10

Código fornecido pela Square Enix e testado no Playstation 4.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s