Resultado de imagem para fogo e sangueEnquanto os leitores estão no aguardo de um novo capítulo na saga principal da Guerra dos Tronos, o criador da obra, George R.R. Martin, acaba de lançar um novo livro que se passa em seu rico universo, intitulado de Fogo e Sangue. O novo romance  lida com a ascensão da dinastia Targaryen por toda Westeros, começando com Aegon, o Conquistador e terminando com seu descendente Aegon III. Entre uma série de outros reis e rainhas, geralmente coniventes para garantir seu controle sobre o notório trono de ferro, tudo embalado nas já conhecidas traições intermináveis, mortes horrendas e cenas de sexo.

Contado pela perspectiva do cronista histórico Archmaester Gyldayn, a saga é sombria e rica, e permite um novo tipo de narrativa à Martin. É notável a parcial inspiração na história medieval britânica, muitos dos personagens principais são análogos aos reis da vida real. O habitual senso de humor irreverente de Martin se faz presente em diálogos e situações não comuns, ou quando apresenta personagens com nomes extremamente cômicos como um dragão chamado Sheepstealercorr ou um anão (e cronista rival) chamado Mushroom.

O livro data de 300 anos antes dos acontecimentos da saga principal, e nos apresenta uma Valyria prestes a se tornar inabitável, terra da dinastia Targaryen, citados como pessoas de beleza impressionante, de olhos lilás e cabelos prateados, quais possuem Dragões como seus animais de estimação, estes que lhes renderam considerável vantagem ao desbravar as terras de Westeros.

Por se tratar de uma crônica histórica, Fogo e Sangue demanda um novo tipo de escrita, qual serve de informativo sobre os Reis da linhagem do dragão, seus animais e feitos, tudo de forma didática. Como resultado, a narrativa sofre baixa nos diálogos, mas presta uma grande atenção à ação. Freneticamente somos levados às tomadas de poder de um Rei por outro, estabelecendo seu domínio de forma pacífica ou destrutiva.

Leitores da saga dos Tronos  podem se surpreender que o coração de Fogo e Sangue seja a auto-análise, enquanto nosso historiador pondera se a história que ele conta é a total verdade. Os eventos são extraídos de textos antigos, documentos e rumores, e essas perspectivas vertiginosas causam dores de cabeça ao cronista, que desesperadamente em determinado ponto se pergunta “Quem pode conhecer o coração de um dragão?“.

Não que Fogo e Sangue seja inteiramente um exercício acadêmico. A visão geral de nosso historiador sobre a história de Westeros significa que ele pode retroceder e avançar em sua narrativa, deixando-nos oscilando primorosamente em um penhasco ou plantando sementes de um futuro desastre.

Martin se utiliza de hábeis truques de mão durante a narrativa, nos acalmando quando necessário, mas logo em seguida aumentando a velocidade da leitura para tirar o melhor da ação. As ilustrações do livro são impecáveis e dão vida à imaginação do leitor, sempre situadas em pontos importantes ou de necessária atenção.

Fogo e Sangue é um paliativo perfeitamente agradável enquanto se aguarda pela continuação da Guerra dos Tronos, nos informa e ensina sobre como tudo acaba culminando no começo da saga principal, e com tanta informação que nos apresenta, é necessário dizer que esta é uma obra indispensável aos apaixonados por este mundo.

SINOPSE:

Séculos antes dos eventos de A guerra dos tronos, a Casa Targaryen – única família de senhores dos dragões a sobreviver à Destruição de Valíria – tomou residência em Pedra do Dragão. A história de Fogo e sangue começa com o lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e segue narrando as gerações de Targaryen que lutaram para manter o assento, até a guerra civil que quase destruiu sua dinastia.
O que realmente aconteceu durante a Dança dos Dragões? Por que era tão perigoso visitar Valíria depois da Destruição? Quais foram os piores crimes de Maegor, o Cruel? Essas são algumas das questões respondidas neste livro essencial, relatadas por um sábio meistre da Cidadela. 
Ricamente ilustrado com mais de oitenta imagens assinadas pelo artista Doug Wheatley, Fogo e sangue dará aos leitores uma nova e completa visão da fascinante história de Westeros – um livro imperdível para os fãs do autor.


– NOTA: 9/10 –


LIVRO FORNECIDO PELA EDITORA SUMA – GRUPO COMPANHIA DAS LETRAS.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s