Aquaman - 2Chegando aos cinemas do Brasil esta semana, Aquaman aposta no básico e surpreende ao torná-lo grandioso, apresentando um conto digno de um rei. Se existiam preocupações quanto a qualidade do filme, ou se o herói, por muitos anos marginalizado e transformado em chacota, daria conta de uma aventura solo, não existem mais.

O filme nos traz uma história de origem de forma diferente, não cansa ao apresentar tudo de começo, e de forma não linear somos introduzidos ao passado do herói através de flashbacks ao longo da trama. De inicio a história nos conta como os pais do herói se conheceram, de forma rápida, mas não apressada, utilizando de passagens de tempo e momentos muito bem pontuados para nos situar, conseguindo construir e nos convencer do relacionamento criado entre a rainha e o faroleiro. Em seguida, o espectador é levado aos dias atuais para descobrir como tudo nesse amor proibido veio a culminar.

AQUAMAN4Em sua famosa tese sobre a Jornada do Herói, o escritor Joseph Campbell propõe a existência da etapa do “chamado“, na qual o herói atende ao seu destino. No longa, encontramos um protagonista que, mesmo ciente de suas origens e poderes, ainda não havia atendido a esta etapa, mas ao alcançá-la, a produção resolve se soltar das amarras científicas e realistas estabelecidas para camuflar os filmes de heróis desde 2000, e abraça seu lado de aventura épica e fantasiosa.

O longa traz para as telas com orgulho o que a DC Comics se prepõe nos quadrinhos, a mitologia de heróis quase que divinos, um verdadeiro panteão. Se aceitando como tal, o filme conta a história de uma lenda, de forma quase que arturiana, de um ser que ascende como um deus perante seus semelhantes, se provando digno de uma arma lendária, que lhe torna apto a governar seu povo.

Aquaman-mera-hd-filmeA construção dos personagens não falha, Arthur sente falta da mãe, tem um relacionamento próximo com o pai, qual ainda espera pelo retorno de sua amada. Mera é a princesa rebelde, que sabe que deve fazer o certo pelo seu povo, mesmo que vá contra os costumes, carregando a jornada junto ao herói, sem nada dever a ele, se mostrando uma grande personagem. O elenco de apoio tem o foco necessário para entendermos suas motivações, sem deixar ninguém perdido no meio da trama, mas com certeza o destaque fica para Orm. O meio irmão do herói é uma máquina de combate, perspicaz e cruel de uma forma que faz o que for necessário para seu povo sobreviver, onde mesmo com atos questionáveis, suas motivações são genuínas, sendo impossível não se solidarizar, compreender e simpatizar com elas.

Aquaman - Rei-Orm-filme-imagemJá o vilão Arraia Negra fica rodeando o enredo, mas de forma proposital já que aqui o palco não era seu, apenas uma preparação para o que esperar no futuro. Temos contato com sua origem, e a origem da sua caça ao herói, nada que tire foco da trama principal, mas serve como uma ótima construção de terreno.

Visualmente o filme nos leva para uma realidade magnífica e estonteante, o Reino de Atlântida usa e abusa das cores pulsantes, luzes e aspectos quadrinescos que são de encher os olhos. Os demais reinos apresentados possuem também características próprias e muito bem elaboradas, cada um sendo único e trazendo aspectos condizentes com seus habitantes.

Aquaman - Arraia - filme - imagemCom tantos elementos, é de se esperar que o filme passe muito tempo os apresentando, o que não ocorre dessa forma. O ritmo frenético nos leva de um lado para o outro com a dosagem certa, a ação se faz presente praticamente o tempo todo, e quando não está, os tempos de pausa servem para que o espectador possa digerir e se preparar para o que está a seguir, sem contar que nada está ali por acaso, a atenção nesses momentos também se faz necessária.

Outro ponto positivo vai para o olhar do diretor James Wan, que quase não usa de cortes, mostrando sem medo sua ótima coreografia em uma câmera que se movimenta de forma que permite ao espectador vivenciar as cenas de diversos ângulos. No mais, todos os efeitos especiais são um show à parte. Todo momento em que o filme se encontra debaixo d’água, ele usa a técnica de maneira impressionante, seja para representar os cabelos das personagens, criaturas fantásticas ou a arquitetura e a tecnologia de Atlântida.

aquaman-image-30Mesmo com todos os elementos fantásticos, o filme sofre com a mudança de direcionamento do universo em que está inserido, e ao se aceitar como apenas forma de entretenimento, perde a carga simbólica apresentada nos antecessores, influenciando diretamente em diálogos que não são fracos, mas se perdem no clichê e tentativa de sempre soarem como frases de efeito, e mesmo cumprindo seu papel base, deixam a desejar em criatividade.

O filme ainda conta com uma bela trilha sonora, mas que não se destaca. Diferente dos temas do Homem de Aço e da Mulher-Maravilha, que são identificáveis e louváveis já em seu inicio, Aquaman não apresenta alguma trilha que possa se igualar a dos outros dois membros da Liga, pelo menos não uma original, já que como dito antes, as músicas inseridas no longa são muito boas, destaque para a música final Everything I Need, de Skylar Grey, que dá o tom certo para a conclusão.

Aquaman-Movie-New-HD-Stills-1Aquaman é um passo concreto e firmado nesta nova fase da DC nos cinemas, James Wan mostra sua competência ao trazer um filme com um enredo básico, mas incontestável, totalmente amarrado, e mais importante, cativante. O crescimento do protagonista é indiscutível, passando de um cão de briga, à um verdadeiro soberano, e fazendo com que uma seqüência seja altamente aguardada. Espalhem pelos sete mares, o rei veio para ficar.

Aquaman - 3


PRÓS

+ Cenas de luta de tirar o fôlego.

+ Personagens bem construídos e com tempo de tela bem dividido.

+ Jogo de câmera do diretor traz uma ambientação completa para o espectador.

+ Enredo bem amarrado, básico, mas competente no que se propõe.

+ Ambientação visual é provavelmente a mais bonita já feita nos últimos anos no gênero.

+ Evolução notável do protagonista, finalmente assumindo sua postura de rei.

+ Elementos dos quadrinhos transpostos com maestria para a tela.

+ Química entre o casal principal na medida certa.

+ Vilão bem estruturado e com motivações fáceis de simpatizar.

+ Filme aborda e traz, mesmo que levemente, algumas críticas sociais bem embasadas.


CONTRAS

– Diálogos apenas cumprem seu papel de forma básica, sendo banhados em clichês e sem muita criatividade.

– Trilha sonora fraca em temas originais.

– Roteiro pouco ousa, se mantém no garantido.

– Poderia ter se aprofundado mais nas questões sociais que levanta.


NOTA FINAL: 9 / 10 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s