Unruly Heroes é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Magic Design Studios, lançado para Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch em 23 de janeiro de 2019.

Inspirados pelo famoso romance chinês do século XVI “Jornada Para o Oeste”, os jogadores assumem o controle de quatro heróis improváveis: Wukong, o Rei Macaco, Sanzang, o Monge Sonolento, Kihong, o Porco Ganancioso, Sandmonk, o Bruto Sensível. Estes viajam para o oeste em busca dos remanescentes dispersos do Pergaminho Sagrado.

O design de nível de um jogo de plataformas é sempre o ingrediente mais importante e o design de níveis em Unruly Heroes é sublime. É excelente. É divertido, variado e desafiador o suficiente. Eu não posso dizer coisas boas o suficiente sobre isso. Cada nível é simples, com uma mistura justa de plataformas e quebra-cabeças simples, juntamente com os inimigos para lutar. Há um pouco de exploração que você pode fazer se quiser encontrar todas as moedas opcionais e pergaminhos ocultos, mas na maioria das vezes você está sempre avançando no seu próprio ritmo. Esses elementos se unem maravilhosamente, de modo que há um fluxo para cada nível que parece certo.

O jogo tem quatro heróis entre os quais você pode trocar (em single-player ou co-op) e cada um deles tem suas próprias peculiaridades para adicionar um pouco mais de profundidade ao jogo. Não é nada complicado como precisar de um personagem para atravessar uma certa lacuna a maior parte do tempo, mas simplesmente faz com que alguns personagens sejam mais adequados a certas tarefas. Você poderia jogar na maior parte do jogo raramente trocando de personagem, mas se você quisesse desafiar-se a uma corrida de velocidade para obter medalhas de esmeralda, você estaria intercalando entre os personagens com sutileza enquanto enfrentava obstáculos. Novamente, há um fluxo aqui que parece preciso e próximo do perfeito.

Tudo isso faz com que a plataforma básica e o movimento através dos níveis sejam ótimos, mas os desenvolvedores também reconheceram que mesmo o design de nível quase perfeito precisa aguentar o jogo prolongado. Para isso, os níveis são espalhados em que adicionar novas mecânicas ou maneiras de fazer as coisas que fazem os níveis se sentirem especiais e refrescantes. Por exemplo, um nível tem uma mecânica de inversão gravitacional experimentada e verdadeira onde você vai andar no teto e mudar a gravidade para frente e para trás para navegar no nível. Outro tem você pulando no corpo de um inimigo e usando suas habilidades únicas para progredir. Ainda outro vê você controlando dois personagens, um em primeiro plano e um em segundo plano, com desafios para acompanhar isso. Essas novas mecânicas nunca deixam de ser bem-vindas e são universalmente divertidas.

Eu não diria que o Unruly Heroes tem uma forte ênfase no combate em qualquer extensão, mas é projetado razoavelmente bem. Cada personagem tem sua própria sequência de combos que você pode usar, bem como a esquiva que você precisará fazer em certos momentos. Os inimigos são desafiadores e muitas vezes não morrem com apenas alguns golpes, então você precisa prestar atenção nos ataques coreografados e esquivar-se no tempo adequado para evitar ser derrotado. Tudo isso contribui para um sistema de combate que se sente rápido e fluido, como uma dança impressionantemente coreografada. Depois, há as lutas contra chefes, que são cheias de truques, mas ainda são justas, o que as torna um prazerosas.

Eu seria negligente se não mencionasse o quão bonito este jogo está em movimento. A arte é vibrante, ainda que escura, chamativa, mas conservadora, tão versátil que pode ser qualquer coisa que uma cena exigir. O mundo é excitante e variado de nível para nível e os inimigos são emotivos o suficiente para serem uma ameaça. Estes visuais impressionantes tornam um jogo já excelente em algo muito maior do que se espera.

Atualmente, os jogos de plataforma vivem e morrem em virtude de suas ideias inovadoras. Cada jogo tem sua própria nova visão do gênero. Seu próprio talento especial garante uma experiência que você não encontrará em nenhum outro lugar. A equipe da Magic Design Studios teve uma ideia diferente, no entanto. Eles optaram por não buscar a inovação e, em vez disso, tentaram pegar todos esses elementos clássicos de plataforma e torná-los perfeitos. Claro, essa é uma tarefa difícil. Tal jogo precisaria de um design de nível impecável que fluísse bem de cena a cena, sempre desafiando você sem quebrar a imersão e também mantendo você entretido por todo o jogo. Precisaria de combate que seja fluido e desafiador. E provavelmente precisaria de visuais encantadores que tornem tudo uma alegria de se olhar. Não sei se a perfeição é um objetivo racional, mas posso dizer que o Unruly Heroes chegou tão perto da perfeição quanto se espera de qualquer jogo de plataforma.


Prós

+ Artes belíssimas/visuais impressionantes.

+ Design de plataforma é excelente.

+ O combate é divertido e fluido, com a quantidade certa de desafio.

+ A abundância de mecânicas especiais torna os níveis diversificados.


Contras

– O modo multiplayer já está bem vazio.



NOTA FINAL: 9.5 / 10.0

Analisado pela Steam com código de jogo fornecido pela Magic Design Studios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s