Far Cry: New Dawn é um jogo de ação-aventura em primeira pessoa desenvolvido pela Ubisoft Montreal e publicado pela Ubisoft. Lançado mundialmente em 15 de fevereiro de 2019 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One, é um spin-off da série Far Cry e a sequência dos eventos ocorridos em Far Cry 5 (2018), transportando a ação para um cenário pós-apocalíptico, uma visão de pesadelo do Condado de Hope que está coberto de super crescimento vibrante e assaltantes armados. O ciclo principal do jogo parece quase idêntico ao que vimos várias vezes antes e mais uma vez, você tem a opção de enfrentar cada desafio com furtividade ou na base do tiroteio.

A história é definida 17 anos após o final de Far Cry 5. Após a bomba nuclear, “o colapso”, ter devastado o Condado de Hope, os poucos sobreviventes tentam reconstruir a comunidade. Seus esforços são ameaçados pelos Salteadores, bandidos organizados liderados pelas irmãs gêmeas Mickey e Lou. Uma é fria e calculista, outra é totalmente imprevisível. O carisma de ambas as deixam em um nível muito abaixo de vilões como Vaas e Pagan Min, de jogos anteriores. O jogo também é esperado para revelar os destinos do personagem principal de Far Cry 5 e Joseph Seed, o protagonista e principal antagonista de Far Cry 5 respectivamente.

Seu personagem, que você escolhe o sexo ao iniciar o jogo (no meu caso, escolhi jogar como masculino), é o capitão de uma missão de ajuda para reconstruir assentamentos, pois a devastação nuclear foi bem além do Condado de Hope. Mas, infelizmente, seu trem (levando mantimentos, vários equipamentos e especialistas) é atacado por Salteadores assim que chega próximo da cidade. Com tudo destruído, ou melhor, explodido pela gangue, você consegue por pouco escapar das gêmeas e chegar até o assentamento Prosperidade. A verdadeira aventura então realmente inicia aí.

O mundo a sua volta está bem diferente do que era, principalmente a vida selvagem. Todos os animais sofreram algum tipo de mutação, mas nada fora do normal. Houveram mudanças nas cores e um pouco na aparência. No entanto, se prepare para enfrentar alguns animais bem mais fortes, por conta disso.

Como de costume, se você quiser pegar um rifle de assalto e enlouquecer, o jogo não vai te impedir. Você está constantemente ocupado também, com os Salteadores constantemente movendo prisioneiros, suprimentos valiosos e tanques cheios de etanol em volta das ruínas do Condado de Hope, e parece que cabe a você parar com tudo isso. Tais atividades podem desgastar algumas pessoas, mas esta é a carne do jogo. É muito trabalhoso, mas quando o tiroteio te envolve de maneira divertida, é difícil ficar entediado.

Uma dessas atividades faz com que você caia na vegetação rasteira para pilhar certos pacotes de suprimentos antes que as forças das Fronteiras atuem com as mercadorias. Você pode ver claramente a influência de jogos Battle Royale aqui, e a tensão parece quase semelhante, apesar de você ser basicamente um monstro de combate comparado a muitos dos oponentes com quem você luta, independentemente do contexto.

Este novo Far Cry possui um sistema de RPG. Portanto, coletar é uma necessidade. Todas as suas armas, suprimentos de vida, explosivos e melhorias para Prosperidade, dependem de matérias-primas (ervas, restos mecânicos e combustível) para serem criadas e aprimoradas. Quanto ao seu sistema de postos avançados, você está atualizando sua casa, com qualquer etanol que você pode capturar na natureza, sendo esta a matéria-prima mais valiosa do jogo. Combustível é artigo de luxo neste novo mundo. Esses upgrades ajudam você a receber menos danos, subir o nível de seus companheiros de batalha, ou até mesmo deixa você criar melhores armas, carros e munição. E para achar itens de criação o jeito é mesmo vasculhar por destroços de casas, veículos, cavernas, matar e saquear inimigos e ir atrás de tesouros.

A fonte mais fácil de etanol é capturar outros postos avançados, que também foram reforçados dando aos jogadores a capacidade de reciclar postos avançados que foram tomados, reconfigurando-os com um layout mais difícil e melhores inimigos e prometendo-lhe uma recompensa ainda maior de etanol se você conseguir. Isso pode ser difícil, pois os inimigos de nível 4 são difíceis de matar com armas de baixo nível.

Teria sido bom ver Far Cry New Dawn ficar um pouco mais selvagem. Seus momentos mais memoráveis são seus novos recursos. Um favorito são as expedições que levam você a diferentes áreas fora do mapa em todo os EUA, com a primeira tarefa de se infiltrar em um antigo navio militar que os Salteadores transformaram em pista de corrida e garagem para seus carros convertidos. Existem vários locais para visitar, e todos eles se sentem como encontros bem trabalhados, algo que está faltando em muitos jogos de tiro de mundo aberto.

Far Cry New Dawn é um jogo sólido e tem algumas ideias novas, mas no final das contas, parece mais do mesmo. Com esta forte sensação de que você já jogou o jogo antes, fica difícil a recomendação do mesmo.


Prós

+ É divertido revisitar o mundo de Far Cry 5 após a catástrofe nuclear.

+ Enorme arsenal de armas.

+ Mais desafiador que seu antecessor.

+ Missões extras fora do mundo do jogo.

+ Novas mecânicas de RPG.


Contras

– História clichê.

– Antagonistas sem carisma, se comparadas aos dos jogos anteriores.

– Trilha sonora não chama a atenção.

– No fim das contas, acaba sendo um pouco mais do mesmo.



NOTA FINAL: 6.5 / 10.0

 

Jogo analisado pelo Uplay com código fornecido pela Ubisoft.

Confira também o nosso review de Far Cry 5 acessando este link.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s