Niffelheim é um jogo de ação-aventura desenvolvido e publicado pela Ellada Games, lançado em 26 de setembro de 2018 para Steam, e estará disponível para Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch ainda no primeiro trimestre de 2019.

Na mitologia nórdica, Niffelheim é a terra da névoa e das trevas, e é um dos nove reinos que existem no mundo da árvore Yggdrasil. Na verdade, traduzido significa “lar nebuloso”. É o lugar onde Odin baniu a filha de Loki, Hel. Odin então deu a Hel domínio sobre todas as almas daqueles que morreram de velhice ou doença, pois somente aqueles que morreram em batalha foram levados até Asgard, outro dos 9 mundos, para se sentar com Odin nos salões de Valhalla até a chegada da última batalha, conhecida como “Ragnarok”.

Você pode escolher entre um dos quatro temíveis guerreiros nórdicos: o Viking, a Valkyrie, o Berserker ou o Shaman. Cada um dos quatro guerreiros tem atributos particulares. Adicionarei aqui que este jogo pode ser jogado com vários jogadores, com cada um dos quatro heróis e quatro terras sendo selecionáveis. Você também pode escolher jogar sozinho com até três bots.

Depois de selecionar seu herói, você chega no terreno que selecionou ao começar. Cada terreno é baseado em um animal do tipo totem espírito: urso, lobo, águia e dragão. Esse totem será refletido nas estruturas e na paisagem, mas, de outro modo, cada região é a mesma que as outras, com os mesmos recursos gerados aleatoriamente. Recursos de superfície incluem árvores, ervas, vegetais e animais, os quais terão um uso. Não acredito que tenha encontrado algo no jogo que não pudesse ser usado para algo. Também em cada região da superfície é uma estação de artesanato totem. Nestas estações você pode fazer encantos animais em miniatura que podem lhe dar cura. Estas são as únicas estações de artesanato que eu notei que não podem ser construídas no subsolo do seu castelo. Vale a pena notar que você pode encontrar estações de baixo nível de alquimia e culinária no deserto, por isso não é necessário criar para você mesmo, embora ter certeza de que você tenha um bom estoque de alimentos será algo que você irá trabalhar bastante durante todo o jogo.

Falando de criar para si mesmo, você possui uma fortaleza. Se você quiser transformá-la em um castelo, vai levar algum tempo. Dentro da fortaleza você tem uma toca subterrânea. Aqui estão seus baús de armazenamento, suas bancadas de trabalho, etc. Assim como acontece com muitos jogos do gênero de sobrevivência, você deve essencialmente subir de nível em cada banco em uma sequência aproximada. Fazê-lo permite que você faça melhores equipamentos, permitindo que você vá para áreas mais perigosas e enfrente inimigos mais difíceis, ajudando consequentemente na criação de novos equipamentos ainda melhores que os anteriores. Isso é basicamente chamado de progressão em camadas. Para destravar um forno de nível 4, você precisará de itens de um laboratório de alquimia de nível 3 e assim por diante.

Abaixo do seu castelo estão suas minas. As minas são geradas aleatoriamente e têm todos os recursos do tipo mineral que você espera encontrar. Cobre e minério de ferro (assim como metais mais raros depois). Argila e salitre. Todos os tipos de guloseimas. Quanto mais fundo você vai nas minas, maior a qualidade dos minerais. Você também encontrará cogumelos nas minas, que também ficam mais raras quanto mais fundo você for. Mas nem tudo nas minas é alegria. Há nuvens de veneno, aranhas, esqueletos, ratos, trolls e coisas piores. Há também sacerdotes escudeiros que lhe darão missões, alegando querer ajudá-lo, embora mantenham seus motivos reais escondidos. Se você levar uma surra, pode ficar perto de um grupo de vaga-lumes para ajudar a reabastecer sua saúde mais rapidamente.

A respeito dos trolls, devo dizer que são as primeiras criaturas do jogo, além de serem difíceis de matar. Você precisará de várias poções, armaduras combinadas e a melhor arma que conseguir quando encontrar um. E aqui vai um ponto fraco: o combate não é tão envolvente. Isso equivale a clicar repetidamente o botão esquerdo do mouse (ou a tecla F) até que você ou seu inimigo morram. Você deveria ser capaz de bloquear com seu escudo, mas eu não vi muito efeito, e mesmo se isso acontecesse, ainda não ajuda em muita coisa. Entretanto, o resto do jogo faz com que seja interessante o suficiente para que eu não me importe muito com isso.

O jogo tem uma variedade de missões para você aproveitar, incluindo muitas com boas recompensas oferecidas por um corvo estranho que visita seu castelo. As animações e combates deixam um pouco a desejar, mas a arte em si é bastante de alta qualidade. O jogo me pareceu praticamente livre de bugs, o que é glorioso. Vale a pena ser conferido.


Prós

+ Trabalho de arte belíssimo.

+ Jogabilidade divertida.

+ Variedade de inimigos.

+ Diversos itens e equipamentos diferentes.

+ Uma enorme gama de conteúdo já lançado para o jogo.


Contras

– As animações poderiam ser melhores.

– Combate deixa a desejar

– Trilha sonora preguiçosa.



NOTA FINAL: 8.0 / 10.0

Jogo analisado pela Steam com código fornecido pela Ellada Games.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s