Workers & Resources: Soviet Republic é um jogo de simulação de construção de cidades desenvolvido e publicado pela 3Division, lançado em 15 de março de 2019 para Steam.

Aqui você criará cidades e tudo que nela é necessário para seu funcionamento e necessidades dos cidadãos, mas também cuidará do dia-a-dia de seus trabalhadores. Todo trabalhador vai para o trabalho todos os dias. Se eles trabalham para você, eles têm demandas. No início do jogo, eles ficam satisfeitos apenas com a comida, mas, com o tempo, eles podem ter mais exigências, como carne, roupas, álcool ou eletrônicos.

Você pode extrair, transportar e fabricar. Se você quiser obter roupas, primeiro você precisará obter recursos para criar um tecido, então você precisará de uma fábrica de roupas onde as roupas serão fabricadas a partir deste tecido. Você pode então transportar as roupas acabadas para as lojas onde seus cidadãos podem comprá-las.

Cada mercadoria tem um requisito específico, portanto, se você quiser colocar óleo no vagão-tanque, precisará de uma estação especial de bombeamento. Se você precisar carregar cascalho em um caminhão basculante, precisará de uma estação de carregamento especial, onde o cascalho vem de transportadores para o caminhão. Recursos líquidos como petróleo ou combustível podem ser armazenados apenas em tanques, enquanto recursos como madeira, aço ou painéis de concreto pré-fabricados podem ser armazenados no exterior, em espaços abertos. Usando um guindaste para estes procedimentos, aumentará a velocidade de carga e descarga. Bens como roupas, alimentos, entre outras coisas, podem ser armazenados em armazéns.

Além disso, para ter trabalhadores felizes, você precisa de lugares onde eles possam gastar seu tempo de lazer, como cinema, playgrounds, tavernas, etc.

Todo trabalhador tem um nível de escolaridade. Eles podem ir para a escola ou faculdade para melhorar este nível. Se sua educação é muito baixa, eles não podem trabalhar. Se a educação deles for alta o suficiente, eles podem ser professores, pesquisadores ou trabalhar em cargos mais elevados de alguma fábrica.

Os trabalhadores também podem ter filhos. Eles devem ir para a escola para que, quando atingirem a idade certa, estejam prontos para o trabalho. Se uma criança é jovem (menos de 6 anos), seus pais não podem entrar no trabalho a menos que você construa um jardim de infância perto de sua residência.

Além desses parâmetros, os cidadãos têm muitas outras coisas, como saúde, segurança, felicidade, alcoolismo e muitas outras que podem afetar a produtividade de um trabalhador e seu tempo de vida.

Você tem muitas opções para gerenciar os recursos e o transporte de mercadorias. Se você pegar minério de ferro bruto de uma mina, precisa processá-lo. Então você precisa transportá-lo de alguma forma em uma usina siderúrgica para produzir aço. Você pode construir a usina de processamento e a usina siderúrgica perto da mina e transportá-la por meio de transportadores, ou pode transportar minério de ferro para uma usina siderúrgica de trem por uma distância maior.

Cabe a você decidir de onde os trabalhadores irão para as fábricas. Você pode criar zonas residenciais e transportar trabalhadores por ônibus ou trens para áreas industriais. Você também pode construir prédios residenciais perto das fábricas para que os trabalhadores possam caminhar até a fábrica. Mas não se esqueça de que um trabalhador precisará comprar comida e aproveitar seu tempo livre, então cabe a você decidir se quer construir essas instalações perto de sua casa ou se vai transportá-las de alguma forma para lojas ou lugares para gastar tempo livre.

O jogo simula o sistema econômico do socialismo, onde não há preços fixos. Os custos de tudo são definidos pela situação econômica. Por exemplo, o custo do aço é calculado a partir do preço do ferro, carvão e trabalho, e também parcialmente do custo da construção da usina siderúrgica.

Você compra ou vende commodities por dinheiro. Mas tenha cuidado, pois é possível que, se você comprar ou vender por valores altos, você irá afetar o preço da commodity no mercado. Você pode comprar por um preço mais alto ou vendê-lo mais barato.

Conforme o tempo aumenta, o mesmo acontece com a complexidade. Alguns recursos ou produtos podem se tornar mais caros ou mais baratos (como, por exemplo, menos trabalho humano é necessário com tecnologias avançadas), então, mais tarde, com mais complexidade, pode ser necessário ser o mais auto-suficiente possível.

Quanto ao gameplay no geral, tudo funciona muito bem, além de eu não ter encontrado bugs em momento algum. Os desenvolvedores capricharam tanto nas mecânicas quanto nos gráficos, que estão simplesmente fantásticos para um jogo deste nível. As abas e menus de gerenciamento são bem simples e de fácil compreensão e utilização.

Workers & Resources: Soviet Republic é o melhor jogo em tempo real de magnatas construtores de cidades soviéticas. Construa sua própria república e transforme um país pobre em uma superpotência industrial. Em uma república soviética com economia planejada, tudo é controlado pelo Estado. Este é um jogo que definitivamente não falha em explorar o socialismo em seus métodos de construção do país.


Prós

+ Trabalho gráfico belíssimo.

+ Jogabilidade divertida.

+ Variedade enorme de coisas pra fazer.

+ Mecânicas totalmente funcionais e bem feitas.


Contras

– As animações de algumas coisas poderiam ser melhores.

– Trilha sonora não chama a atenção.



NOTA FINAL: 9.5 / 10.0

Jogo analisado pela Steam com código fornecido pela 3Division.

 

Anúncios

Deixe uma resposta