Vaporum, o dungeon crawler steampunk lançado originalmente para PC em 2017 desenvolvido pela Fatboy Games e publicado pela Merge Games acaba de chegar aos consoles, com versões para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Vaporum é um RPG em primeira pessoa em que você explorará dungeons steampunks utilizando um sistema de grades (grids) como em um boardgame. Seu personagem movimenta-se como se estivesse em um tabuliro, o que pode causar certo estranhamento para aqueles que nunca tiveram contato com um grid RPG. O jogo é inspirado em jogos oldschool como Dungeon Master e as séries Eye Of The Beholder e Legend Of Grimrock.

O jogo tem início com o desperar de seu protagonista em uma pequena aparentemente deserta, que avista ao longe uma imponente fortaleza de aço. É dentro dela que o gameplay começa. O movimento dentro da fortaleza é baseado em grade: um quadrado à esquerda, outro à direita, um para frente ou outro para trás. Após o tutorial você deverá escolher uma espécie de exoesqueleto para utilizar ao longo do jogo, cada um com suas vantagens e benefícios. Os gráficos são compenentes, mas defasados para um lançamento de 2019.

Para avançar, você precisará resolver uma série de desafios dentro das salas: encontrar chaves, acionar alavancas, abrir portas, mover objetos, etc. Há também “segredos” a serem descobertos, como salas contento armas melhores e outros atrativos. Por se tratar de um dungeon crawler, exploração é o cerne do jogo.

O combate é realizado através de armas de corpo a corpo ou à distância, e você poderá equipar dois conjuntos de armas e alternar entre eles. Você precisará explorar as salas da fortaleza em busca de munição, o que não chega a ser um problema. Vaporum é um RPG, portanto, há pontos de experiência (chamados de fumium) e habilidades a serem desbloqueadas e melhoradas. Cada inimigo possui pontos fortes e fracos, mas o combate não chega a ser um desafio contanto que você fique de olho na sua munição, na sua saúde e na sua energia enquanto se move pelo “tabuleiro”.

O jogo é divertido e traz um sentimento nostalgico, mas nem tudo são flores, aço e fumium. A jogabilidade pode ser bastante confusa e, por vezes, cansativa. Colocar itens sob uma placa de pressão ou utilizar uma chave para abrir uma porta podem ser atividades verdadeiramente cansativas, considerando que você SEMPRE precisará abrir e fechar seu inventário para realizar tais ações. Abra o inventário, selecione o item, arraste-o pelo cenário. Repita o processo.

 

CONCLUSÃO

Embora Vaporum seja pensado para uma percela pequena e bastante específica da comunidade gamer, ele oferece uma experiência única ao revisitar elementos clássicos dos RPGs. Caso não seja o seu tipo de jogo, dê uma chance a ele quando surgir uma promoção. Gostanto ou não, ficará bastante claro que o jogo tem seus méritos e é bastante singular.

PONTOS POSITIVOS:

  • Cenário steampunk fantástico;
  • Sistema de evolução do personagem que oferece diverentes opções de jogo;
  • Diálogos bem escritos.

PONTOS NEGATIVOS:

  • Jogabilidade confusa;
  • Combates desinteressantes (não há animações para seus ataques);
  • Desafios cansativos.

NOTA: 7 de 10

Review feito a partir da edição de PS4 cedida pela distribuidora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s