Fade to Silence é um jogo de sobrevivência com elementos de RPG desenvolvido pela Black Forest Games e publicado pela THQ Nordic disponível para PS4, XBOX One e PC. Nele você assume o papel de Ash, um homem atormentado que precisará lutar para sobreviver em meio à neve e descobrir seu passado. Porém, devido a uma série de problemas, o jogo acabará testando muito mais a sua paciência do que a sua habilidade de sobreviver ao frio.

Com medidores de saúde, resistência, fome, temperatura e cansaço, o jogo faz com que você esteja em constante busca por suprimentos para se manter vivo. Derrube árvores para conseguir madeira, cace animais para conseguir comida, beba poções para recuperar sua saúde. Repita o processo.

Você encontrará monstruosidades lovecraftianas (quem dera o enredo ser tão bom quanto as histórias de H. P. Lovecraft) espalhadas pelo mundo, precisando, vez ou outra, “purificar” áreas para livrá-las do mal. O sistema de combate é claramente inspirado nos jogos da From Software (Dark Souls, Bloodborne, Sekiro), mas em função dos comandos péssimos e pouco responsivos e da falta de profundidade, a experiência é sofrível. Você acabará, com o tempo, apenas ignorando a presença dos monstros e lutando apenas quando for extremamente necessário.

Sua maior luta será contra o frio. É de longe a melhor e mais dinâmica mecânica do jogo. Há um risco real, não existem avisos ou indicações que uma nevasca está se aproximando. Seja pego desprevenido e sofra as consequências. Além disso, você precisará administrar a sua temperatura corporal para não congelar, aumentando ainda mais a sensação de que o frio é o seu maior inimigo.

Ao longo de sua jornada você encontrará outros sobreviventes, que poderão ser recrutados e enviados para abrigos. Utilize-os para terceirizar o seu trabalho na coleta por suprimentos, mas tenha em mente que eles mesmos utilizarão os seus recursos para se manterem vivos. Caso seu foco seja a exploração, esses sobreviventes serão seus melhores amigos.

A criação de itens é um dos componentes mais importantes de um jogo de sobrevivência, e ele também está presente em Fade to Silence. Ele é, porém, bastante limitado. Ao produzir um alimento, por exemplo, ele sempre será chamado de “comida”. Não importa se você cozinhou a carne de um animal ou fez uma sopa de raízes. Não há variedade de itens, sejam eles consumíveis, armas ou ferramentas.

Do ponto de vista técnico, o jogo definitivamente não parece ter sido lançado em 2019. Comandos pouco responsivos com um mapeamento questionável (você pula com R1, por exemplo) e gráficos extremamente ultrapassados (disfarçados pelas nevascas, que são muito bem feitas), Fade to Silence parece ter saído diretamente de 2013, quando a atual geração estava apenas começando.

CONCLUSÃO:

Com um sistema de clima dinâmico que tinha tudo para entregar uma experiência de sobrevivência memorável, Fade to Black acaba soterrado não pela neve, mas pelos problemas que apresenta: Controles frustrantes, sistema de criação de itens simplória, combate engessado e gráficos ultrapassados. Fãs do gênero poderão se divertir por algumas horas, mas logo perceberão que o jogo promete muito mais do que realmente entrega.

PONTOS POSITIVOS:

  • Sistema de clima dinâmico e imprevisível.

PONTOS NEGATIVOS:

  • Gráficos ultrapassados;
  • Controles desajeitados e frustrantes;
  • Combate ruim e pouco responsivo;
  • Sistema de criação de itens simplório para um jogo de sobrevivência.

Nota final: 4,5 de 10.  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s