Observation é um thriller de ficção científica desenvolvido pela No Code e publicado pela Devolver Digital disponível para PC e PS4. Nele você controla a inteligência artificial S.A.M. O.S., que auxiliará a Dr.ª Emma Fisher a descobrir o que aconteceu com sua equipe.

O espaço é, teoricamente, infinito. Imaginar-se perdido em meio a ele pode ser inquietante. Some este medo inerente do desconhecido ao medo da solidão e você terá uma ideia do tipo de terror que Observation utilizará contra você. Você está preso em uma estação espacial. Você está preso E sozinho nessa mesma estação espacial.

Assim que o jogo começa, descobrimos que algo muito ruim aconteceu em uma estação espacial que estava orbitando o planeta durante uma missão. Somos então apresentados à Dr.ª Emma Fisher, que tenta reconectar o sistema operacional da nave que, aparentemente, esteve offline quando os problemas começaram. Juntos vocês tentarão descobrir o que aconteceu com a nave e com o resto dos tripulantes.

Controlando S.A.M. você será os olhos e ouvidos de Emma. Um dos primeiros objetivos do jogo é descobrir em que ponto da estação há um foco de incêndio que, após identificado, precisará ser extinguido. Você abrirá portas e auxiliará a Doutora a chegar até o seu objetivo.

Não controlarmos a protagonista da história é com certeza uma escolha bastante corajosa, ainda que estranha, da desenvolvedora. A personalidade e o desenvolvimento dela são muito bons, então você acabará querendo ajuda-la. Encontrar um perigo eminente não poder avisá-la aumenta a tensão (já constante) no jogo. S.A.M. é uma inteligência artificial funcional, então seu auxílio verbal é bastante limitado. Mas não se engane: seu papel é extremamente importante para a narrativa.

Por falar em narrativa, o jogo entrega um enredo enigmático que se desenrola lentamente, com inúmeras reviravoltas que mais geram perguntas que oferecem respostas. Mesmo não entregando todas as respostas e deixando algumas lacunas, o resultado final da experiência é bastante acima da média, com um roteiro bem escrito e dublagens de qualidade.

O jogo possui dois grandes defeitos. O primeiro é o ritmo: as vezes você ficará períodos muito longos sem grandes revelações para a história. A intenção da desenvolvedora aqui está provavelmente relacionada ao sentimento de isolamento oferecido pelo confinamento, mas para quem está jogando essas situações podem soar tediosas e maçantes.

O outro são os objetivos. Alguns deles são tão subjetivos que você literalmente não saberá o que fazer, e outros envolvem interpretar mapas que mais parecem testes de Rorschach. Unido a isso, tenha em mente que a estação espacial é relativamente grande, e não há sequer uma bússola ou indicativo de missão para que você saiba onde ir e o que fazer.

Com relação aos aspectos técnicos, o jogo é realmente um deleite. Em função do filtro utilizado pelas lentes do S.A.M., algumas imagens parecem ser realmente gravadas de uma estação espacial real. O único demérito em relação aos gráficos são as expressões faciais de Emma, mas todo o resto é tão bem feito que você acaba nem ligando. A quase ausência de música e o silêncio oferecido pelo vácuo do espaço colocam a cereja no topo de um bolo já bastante recheado. Este jogo seria perfeito para o PlayStation VR, mas infelizmente não há suporte para o periférico de realidade virtual.

CONCLUSÃO

Observation utiliza com maestria a vastidão do espaço para projetar no jogador um sentimento de completo isolamento, oferecendo uma experiência única. Mesmo com alguns problemas relacionados ao gameplay e a inexistência de um fator replay, o jogo merece uma chance.

PONTOS POSITIVOS

+ Personagens envolventes e bem escritos

+ Visuais fantásticos

+ Uso pontual da trilha sonora

PONTOS NEGATIVOS

Gameplay confuso

– Ausência de fator replay

– Sem suporte ao PlayStation VR

NOTA FINAL: 8 de 10

Análise feita a partir da versão de PS4 fornecida pela distribuidora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s