Samurai-Shodow-image-6Após mais de uma década com o título na geladeira, a SNK anunciou que estaria revitalizando a franquia de Samurai Shodow com um novo jogo para a geração atual, assim apresentando Samurai Shodow (2019), 12º título da franquia principal. E se algumas edições anteriores desagradaram e fizeram com que a grandiosa saga sofresse um recesso, esta chegou para restabelecer o lugar da franquia entre os grandes títulos do gênero de luta na atualidade.

O jogo se passa entre SS V e o primeiro título, mas para quem pouco ou nada conhece sobre a história da saga, não há o que se preocupar, o próprio jogo vai se encarregar de situar o jogador em seu mundo, além de tudo, o modo história segue o clássico arcade, com cada lutador seguindo sua própria jornada até o embate final, com conclusões distintas, mas sem muitos plots e cutscenes ao fim, de fato se trata de uma experiência clássica de arcade.

Samurai-Shodow-image-9Com o passar do tempo a franquia sofreu com alguns desgastes, em sua maioria por conta de implementações de mecânicas que fizeram diminuir a essência da saga, essência essa que o novo título capta e traz novamente com maestria. Se há alguns anos você sabia como jogar com Haomaru ou Hanzo, você se sentirá familiarizado ao ver que antigos comandos foram restabelecidos, ainda que novidades tenham sido adicionadas.

A mecânica de combate distinta da saga sempre foi o seu fator mais forte, diferente de outros títulos do gênero, ir para cima com tudo não é uma opção. Samurai Shodow se trata de técnica e estratégia, deve-se saber quando atacar, assim como desviar ou defender. Desarmar o inimigo é uma ótima estratégia, este ficará no ataque físico até que consiga recuperar sua arma, de modo que cause bem menos dano.

Samurai-Shodow-image-8O título apresenta 16 lutadores, 13 já conhecidos e 3 novos integrantes. Cada personagem possui um estilo único e modificadores diferentes entre si, por exemplo, Ukyo, um personagem rápido que possui um corpo doente, é derrotado com menos golpes do que Earthquake, um ninja obeso que ataca com golpes lentos e poderosos, fazendo com que cada personagem tenha um estilo a ser jogado. Os comando especiais são quase todos os mesmos, o que facilita no aprendizado, mas ainda traz habilidades únicas entre o elenco.

Existem quatro botões principais para se utilizar, ataques fracos, médios, fortes e chute. Os golpes de espada variam de maneira inversamente proporcional em velocidade e força, com os médios geralmente tendo mais alcance. Chutes, mesmo que mais fracos, tem prioridade sobre golpes de espada. Ataques fortes com a espada são devastadores e tiram uma quantidade enorme de vida, porém, também deixam o personagem vulnerável durante um considerável tempo se bloqueados, gerando uma abertura que trará uma grande diferença.

Samurai-Shodow-image-2O clássico sistema de rage está de volta. A cada golpe recebido uma barra aumenta, ao chegar no máximo, ela temporariamente aumenta o dano de todos os golpes, além de possibilitar a execução de um movimento especial que desarma o oponente. Outra opção é a “explosão de fúria”. O jogador entra em um estado especial, com os benefícios da fúria preenchida, e é possível executar o “corte relâmpago”, uma investida de velocidade que causa dano com base na quantidade de barra restante, podendo chegar até a 75% da vida do adversário. Uma forma eficiente de se virar partidas, mas com um alto custo. Após utilizar esse movimento, a barra de fúria ficará indisponível pelo resto da partida.

Samurai Shodown é modesto em seu conteúdo offline. Temos o modo história semelhante aos dos arcades dos anos 90, Time Attack, que coloca o jogador em uma corrida contra o tempo, derrotando inimigos para estabelecer recordes de velocidade, além do Gauntlet, que envolve batalhar com inimigos até quando for possível resistir. Com poucas opções frente a outros títulos do gênero atual, o modo offline pode se tornar repetitivo, recaindo um peso maior no modo online.

Samurai-Shodow-image-4Já a parte artística do jogo é uma obra de arte revigorante, trazendo uma apresentação fantástica ao título. A SNK optou por um novo estilo visual, com modelos 3D para seus personagens, enquanto os efeitos de golpes, cenários, anúncios, seleção de personagem, entre outros, são apresentados em um efeito de tinta que se casa perfeitamente com a estética japonesa. Os golpes parecem pincelados, os fundos de seleção são belas telas artísticas, pétalas caem durante a seleção de personagens, tudo embalado em uma ótima trilha sonora a todo instante, carregada de belos instrumentais.

Samurai Shodow revive o clássico com maestria, apresenta novidades com aptidão e nos enche os olhos com um trabalho de arte incomparável, talvez seja o mais belo jogo do gênero já criado nos últimos anos. Infelizmente ainda peca na falta de conteúdo em comparação a outros títulos atuais, skins e outros modos seriam muito bem vindos ao game. Mas acima de tudo, na sua essência, é extremamente competente como um jogo de luta, e uma bela revitalização dos clássicos arcades, sem dúvida vai assegurar seu lugar no coração dos fãs.

Samurai-Shodow-image-1


PRÓS

+ Luta estratégica e dinâmica, diferenciada de qualquer outro jogo de luta.

+ Artisticamente é o mais belo jogo de luta já feito atualmente.

+ Trilha sonora instrumental casa perfeitamente com o game.

+ Dificuldade na medida certa, tanto de comandos quanto de combate.

+ Grande revitalização dos arcades para a atualidade, transpondo o que era bom e incrementando com qualidade.


CONTRAS

– Falta de conteúdo adicional como skins ou mais modos de combate.

– Apesar do 3D dos personagens ser belo e casar com os cenários, poderia ser um pouco melhor polido e melhorar as expressões faciais.


NOTA FINAL: 8.5/10

Jogo fornecido digitalmente pela SNK.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s