Metal Wolf Chaos XD é um jogo de ação desenvolvido pela FromSoftware e General Arcade, e publicado pela Devolver Digital, lançado para PC, PlayStation 4 e Xbox One no dia 06 de agosto de 2019.

O país está em perigo enquanto o presidente Michael Wilson defende a nação contra uma imensa rebelião liderada pelo vice-presidente Richard Hawk e as legiões que ele comanda. No papel do 47º presidente dos Estados Unidos, é seu dever retomar o controle do seu país a qualquer custo e derrotar esse injusto golpe de estado, utilizando seu mech (um super traje blindado e armado até os dentes).

O mech é possui um distinto sistema de armas duplas com dois gatilhos diferentes. Do lado direito ficam as armas leves como pistolas e rifles, enquanto do lado esquerdo fica um equipamento mais pesado como bazuca e escopeta, com a opção de trocar entre as armas quando necessário. A primeira missão serve como tutorial, já que você quase não tomará dano, então é o momento ideal para apertar todos os botões e descobrir cada funcionabilidade do seu mech. É possível também pular, dar dashs de longa distância, ou até mesmo contra seus inimigos.

Lembrando que essa versão XD é um remaster do Metal Wolf Chaos, lançado em 2004 para o Xbox, e apesar disso, pouco foi alterado da experiência original. As grandes mudanças nessa nova versão incluem visuais retocados, controles refinados (porém ainda ruins) e um melhor sistema de salvamento. A dublagem permaneceu inalterada. Embora pareça melhor que o original, ele ainda é limitado por alguns efeitos básicos de partículas, muitos modelos que desaparecem, entre outros problemas gerais.

Os inimigos comuns do jogo são dos mais variados tipos: caminhões, helicópteros, tanques, torres de vigilância e soldados (estes só servem para serem feitos de esponja de balas). Não há nada de muito complicado em derrubá-los. As batalhas dos chefes ameaçam ser mais excitantes, mas elas duram tempo demais e não há pontos de progresso salvo aqui caso você falhe, o que pode ser um baita incômodo. É até divertido sair destruindo tudo no seu caminho, mas ao longo do tempo você percebe o quanto isso é repetitivo e monótono.

Porém o fator que aterroriza todo o gameplay é controle do seu mech, que pode ser bastante frustrante. Virar para os lados e alinhar sua mira nos alvos pode ser algo irritante, e a função de pairar no ar não serve para nada. Controlar a câmera é certamente o maior desafio de todo o jogo.

Mesmo com cenários mal feitos e muito pouco convincentes, e um design bastante estranho mesmo para a época do jogo original, Metal Wolf Chaos XD ainda possui um enredo divertido que o leva a querer saber mais do que irá acontecer em seguida, sendo talvez este o ponto mais forte aqui.

Enquanto joga essa obra de arte desastrosa, você vai se pegar pensando o que o levou a pagar por uma versão remasterizada de um jogo que já era ruim na sua versão original. Certeza que deveriam ter trabalhado em um remake ao invés de terem se dado ao trabalho de fazer esse péssimo desserviço, trazendo de volta algo que certamente não venderá nem o suficiente para pagar os custos de sua remasterização.


Prós

+ Enredo engraçado.

+ A dublagem é a melhor coisa do jogo, simplesmente por ser cômica demais.


Contras

– Os cenários não convencem em nada.

– Os combates são tediosos e repetitivos.

– Controlar o mech e a câmera do jogo são os verdadeiros desafios do jogo.

– Falta pontos de verificação de salvamento em partes importantes.

– Gráficos ruins mesmo com a remasterização.

– É possível que você não aguente finalizar este jogo mesmo que seja a única coisa que tenha para jogar.



NOTA FINAL: 2.0 / 10.0

Jogo analisado no PlayStation 4 com código fornecido pela Devolver Digital

Anúncios

Deixe uma resposta