Cansado de esperar a Nintendo reviver a franquia Advance Wars? Wargroove pode ser a solução.

Desenvolvido e publicado pela Chucklefish e disponível para PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC, trata-se de um game de estratégia em turnos (RPG tático) de fantasia medieval. Embora seu estilo de arte e gráficos pixelados possam sugerir o contrário, Wargroove é um jogo de estratégia bastante desafiador e completo, com modos multiplayer e de criação de mapas que facilmente oferecem muitas horas de jogo além do conteúdo singleplayer.

Ao invés de assumir o controle de um grupo de personagens como em Final Fantasy Tactics, em Wargroove você será responsável por comandante que deverá invocar diferentes unidades de soldados para o campo de batalha. Cada unidade é única, com vantagens e desvantagens, permitindo que você trace novas estratégias a partir dos movimentos inimigos ao longo das partidas. É importante destacar que cada unidade possui condições próprias para causar danos críticos nas tropas adversárias, ao contrário de muitos jogos em que o dano crítico está associado a sorte. Os lanceiros, por exemplo, causam dano crítico quando posicionados ao lado de outro lanceiro.

A campanha singleplayer é bastante divertida, com enredo leve, e leva em torno de 12 horas para ser concluída. Algumas missões são extremamente longas e podem durar mais de uma hora. É frustrante investir tanto tempo em uma única missão para acabar sendo derrotado, já que não existe possibilidade de salvar em meio a uma batalha e a inteligência artificial do jogo é excelente.

Não é possível escolher o comandante utilizado nas missões do modo história, característica exclusiva dos modos multiplayer e arcade. Este último, por sua vez, consiste em uma sequência de cinco batalhas lideradas por um dos 12 comandantes disponíveis no jogo, em mapas menores que os do modo história e de layout espelhado, garantindo chances iguais de vitória para ambos os lados. O modo multiplayer é bastante parecido com o modo arcade, e possui opções de multiplayer local com modos coop e versus, além da opção online, com crossplay entre PC, Xbox One e Switch. Um destaque do modo online é a possibilidade de participar de mais de uma partida simultaneamente, o que é fantástico.

O modo de criação permite que você crie não somente mapas, mas campanhas completas com enredo e cutscenes próprios que podem ser disponibilizadas online para outros jogadores.

CONCLUSÃO

Wargroove é basicamente um sucessor espiritual da franquia Advance Wars, então fãs de jogos de estratégia em turnos podem comemorar. A campanha, mesmo durando mais do que o necessário, diverte, e os modos multiplayer e de criação de conteúdo por si só garantem o lugar de Wargroove ao sol.

PONTOS POSITIVOS

+ Modo de criação de conteúdo bastante completo que possibilita a criação de campanhas completas;

+ Jogabilidade eficaz e intuitiva;

+ Inteligência artificial competente, garantindo um bom desafio até mesmo em níveis de dificuldade mais baixos.

PONTOS NEGATIVOS

– Algumas missões do modo história duram mais tempo que o necessário;

– Trilha sonora repetitiva que, dependendo da duração da partida, pode ser um problema;

– Ausência de filtros para busca de mapas criados por outros jogadores no modo online.

NOTA FINAL: 9 de 10

Review escrito a partir da versão de PS4 cedida pela desenvolvedora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s