No mundo das séries, antologias estão cada vez mais famosas. American Horror Story, True Detective, Black Mirror e Easy são apenas alguns dos vários exemplos que podem ser citados. No mundo dos games, no entanto, tal estrutura ainda não havia sido totalmente explorada. The Dark Pictures Anthology consiste em uma série de jogos de terror desenvolvida pela Supermassive Games e publicada pela Bandai Namco. Seu primeiro título, Man of Medan, já está disponível para PlayStation 4, Xbox One e computadores.

Man of Medan segue uma estrutura bastante similar à de Until Dawn, também desenvolvido pela Supermassive Games. Então se você gostou do exclusivo de PlayStation 4, é bem provável que aprecie Man of Medan e os demais jogos da antologia Dark Pitures. Os ambientes claustrofóbicos, os jumpscares e as decisões que podem resultar na vida ou morte dos personagens estão todos aqui. Ainda, Man of Medan conta como um narrador, o Curador, que atua de maneira semelhante ao psiquiatra de Until Dawn. Resta torcer para que a Supermassive não cometa o mesmo erro da Telltale Games, repetindo sua fórmula à exaustão.

O enredo gira em torno de cinco amigos que partem em uma viagem em busca de naufrágios para realizarem expedições de mergulho. Como resultado, eles são sequestrados em meio a sua busca e levados até um navio fantasma, onde a trama se desenrola. Alternando entre os personagens, você tomará decisões que conduzirão a história e impactarão diretamente na dinâmica do grupo.

A campanha é curta, durando em torno de seis horas, mas fator replay alto. Uma escolha aparentemente inofensiva pode impactar no desenrolar de toda a trama, permitindo experimentar diferentes pontos de vista e desfechos para cada personagem.

Existem problemas de performance consideráveis, que podem resultar na frustração do jogador e em situações não desejadas no desenrolar da história. Já no prólogo do jogo são perceptíveis inúmeras texturas que demoram para carregar, tirando a carga dramática de algumas cenas. Além disso, há momentos em que quedas na taxa de quadros prejudicam diretamente o gameplay.

Os gráficos são bonitos, mas não extraordinários. O grande destaque é o uso da (pouca) luz, que mascara bastante os problemas gráficos, em especial dos personagens.

Uma novidade em relação à Until Dawn é a presença de um modo cooperativo, ou melhor, dois modos cooperativos. O primeiro é o modo online História Compartilhada, em que dois jogadores assumem diferentes perspectivas da história. Quando juntos, o erro de um pode custar a vida de ambos, e quando isolados, podem vivenciar cenas únicas. Já o segundo, Noite do Filme, permite que até cinco jogadores vivenciem a história em conjunto, cada um responsável por um dos protagonistas.

CONCLUSÃO

Man of Medan chega com alguns problemas de performance e repetindo a mesma fórmula de Until Dawn, mas mostra que a antologia Dark Pictures pode oferecer bons jogos de terror cooperativos. Se você gosta de Until Dawn, com certeza não irá se decepcionar com Man of Medan. Todos os elementos aclamados pelos fãs estão de volta, para o bem ou para o mal.

PONTOS POSITIVOS

+ Jogabilidade simples, mas desafiadora;

+ Múltiplos desfechos para a história;

+ Modos multiplayer local e online.

PONTOS NEGATIVOS

– Problemas de performance afetam o gameplay;

– Jumpscares e trilha sonora fracos em comparação à atmosfera do jogo;

– História curta, disfarçada pelo sistema de escolhas.

NOTA FINAL: 6,5

Review escrito a partir da versão de PS4 cedida pelos desenvolvedores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s