Resultado de imagem para watchmen tulsaA nova série da HBO, Watchmen, apresentou em sua abertura um impactante massacre racial, contando com tiros a sangue frio, aviões lançando bombas e incêndios massivos. Esta abertura se inspira em um dos capítulos reais mais trágicos na história dos EUA do século passado, o ataque em Tulsa.

Rebelião Racial de Tulsa ocorreu entre 31 de maio e 1 de junho de 1921, onde multidões de brancos atacaram a comunidade negra de Tulsa, em Oklahoma. Seu alvo principal foi o distrito de Greenwood, na época também conhecido como “The Black Wall Street”, a comunidade negra mais rica do país naquele momento, que foi completamente arrasada com ataques aéreos e terrestres.

A white mob attacked the prosperous black business district of Greenwood in 1921, leaving hundreds of people dead, and their homes and businesses burned to the ground. ( and unknown/Greenwood Cultural Center, Tulsa, OK.)

Durante o conflito, que durou cerca de 16 horas, mais de 800 pessoas foram internadas, e mais de 6.000 moradores de Greenwood foram presos e detidos em instalações locais. Cerca de 10.000 negros foram desabrigados, um bloco de 35 quadras compostas de 1.256 residências foi destruído pelo fogo e US$ 30 Milhões em danos foram calculados.

Homens, mulheres e crianças que sobreviveram foram presos e detidos em acampamentos. Os sobreviventes do massacre relataram ter visto os corpos de pessoas negras carregados em trens e despejados de pontes no rio enlameado do Arkansas. Outras testemunhas relataram ter visto corpos jogados em valas comuns. A contagem oficial de vítimas do Departamento de Estatísticas Vitais de Oklahoma foi de 39, mas estimativas apontam para quase 300 vítimas.

Os eventos foram praticamente apagados da história local e estadual, quase não sendo mencionados nos livros, salas de aula ou em privado. Muitos negros e brancos cresceram sem ter ideia do ocorrido.

Porém, em 1996, a Assembleia Legislativa norte-americana encomendou um relatório, que foi concluído em 2001, para estabelecer um recorte histórico do fato, determinando assim que o massacre não mais passasse despercebido.

Com o relatório aprovado, medidas compensatórias foram postas em prática, tais como bolsas de estudo para descendentes de sobreviventes, incentivos para o desenvolvimento econômico de Greenwood, e um parque memorial terminado em 2010 para as vítimas.


FONTES:

Anúncios

Deixe uma resposta