Originalmente lançado no Super Nintendo em 1995, Romancing SaGa 3 é considerado um dos melhores, mas também um dos mais difíceis JRPG dos anos 90 da Squaresoft (antes da fusão com a Enix) e finalmente se encontrará traduzido para o inglês nesta nova versão para PC, celular e consoles. Sua grande liberdade de ação e a vastidão do mapa fazem dele um jogo muito especial e, de certa forma, único.

romancing-saga-3-review-1280x720

O jogo não se trata de um remake, mas sim de uma remasterização. Ele recebeu alguns novos conteúdos (como masmorras e configurações) e  gráficos que foram melhorados o suficiente para não se perder o charme do original, que passou batido na época, já que no lançamento só havia a versão japonesa.

Segue abaixo uma pequena comparação gráfica:

O que me impressionou sobre Romancing SaGa 3 é, acima de tudo, sua não linearidade. O fato de termos de escolher no início do jogo um alter ego entre os oito disponíveis, e cada um com sua linha narrativa diferente já diz muito sobre a profundidade do jogo, que, além disso, oferece um número desproporcional de missões e sub-missões, uns vinte personagens querendo uma vaga na sua equipe e uma estrutura muito mais livre do que muitos JRPGs da época.

O jogo é tão livre que as vezes te dá a sensação de estar perdido e não saber o que fazer ou para onde ir, isso acontece devido a narração enigmática do jogo, e sem contar a singularidade dos NPC’s presentes. O jogo foca bastante na construção dos personagens, isso se reflete em suas masmorras não excessivamente longas e na ausência de brigas aleatórias (os inimigos podem ser vistos claramente e podemos decidir se lutamos ou não). Claro que se ignorar todos os inimigos, ficará fraco para seguir a história.

Romancing-Saga-3_04

Até as lutas clássicas baseadas em turnos oferecem algo novo: o Modo Comandante e a possibilidade de aprender novas técnicas durante a luta. O primeiro é um modo que nos permite dar ordens aos nossos companheiros enquanto permanecemos “nos bastidores”. A ausência de um indicador de vida do inimigo e a formação dos seus personagens no campo de batalha devem ser levados em conta. Qualquer descuido, por mais simples que seja, pode ser fatal. 

Romancing-Saga-3

Apesar da lentidão no fluxo de textos, o gerenciamento de inventário um tanto complicado e algumas masmorras sem inspiração, no geral, é um JRPG que consegue apresentar grandes emoções. Ele faz isso tanto com as lutas quanto com a exploração deste imenso mundo aberto, cheio de coisas para ver e fazer, sem contar a trilha sonora e os gráficos, que nesta nova versão estão uma beleza.

É uma pena que, na época, o jogo passou batido, ainda mais pelo fato do jogo ter lançado um ano após Final Fantasy VI e alguns meses depois de Chrono Trigger, um jogo como Romancing SaGa 3 era pra ter causado uma boa impressão, já que ele trouxe muitas novidades ao gênero. Se realmente incomoda você gastar esse valor em um jogo com um quarto de século atrás, aguarde ele entrar em promoção, mas então compre-o imediatamente. Você não vai se arrepender!

maxresdefault

RESUMO

Romancing SaGa 3 é muito apreciado entre os fãs do gênero e, apesar de prejudicado pelo inevitável efeito de “velhice”, também devo admitir que este JRPG merece todos os elogios. Deixando de lado por um momento a conversa sobre preço, sobre gerenciamento de inventário e uma narrativa crítica que desloca muitos, Romancing SaGa 3 ainda é um JRPG de longa duração , fascinante, cheio de idéias válidas no sistema de combate e capaz de transmitir uma sensação de liberdade absoluta que é rara encontrar nos jogos de RPG da época.


PONTOS POSITIVOS

+Mundo vasto e incrível

+Melhoria gráfica na medida

+Sistema de combate singular

+História repleta de detalhes

+Variedade de personagens, missões e sub-missões


PONTOS NEGATIVOS

-Gerenciamento de inventário precário

-Narrativa deixa a desejar


NOTA FINAL: 8,5/10

Código do jogo disponibilizado pela Square Enix, via Nintendo Switch.

Anúncios

Deixe uma resposta