Tools-Up-review-6Não é novidade que há algum tempo a industria dos games tem mudado a forma dos multiplayers, focando mais no online do que no coop local, modo que proporcionava muita diversão nas gerações passadas. Com isso em vista, é interessante notar que algumas empresas voltaram sua atenção para essa antiga funcionalidade, tendo já como exemplo o famoso Overcooked, os jogadores agora podem desfrutar de mais um divertido título na companhia de amigos, Tools Up!

Com uma premissa funcional próxima à do já citado Overcooked, em Tools Up os jogadores devem se unir aos companheiros em empreitadas de reformas residenciais. É extremamente necessário que se trabalhe em equipe para atingir as metas, o tempo é curto e não pode ser desperdiçado.

Tools-Up-Image-1As mecânicas são simples e funcionais, inicialmente os comandos podem ser um pouco estranhos para assimilar, mas depois da segunda reforma o jogador já os terá dominado, isso porque são poucos. Esse não é um ponto negativo aqui, já que apesar de poucos, os comandos são exatamente o necessário, sem inventar muitas coisas que poderiam dificultar a vida dos players.

Os comandos consistem em movimentar-se, pegar itens, soltar ou utilizar os mesmos, lançar e girar o mapa para se ter uma melhor visão do trabalho, este último disponível apenas para quem estiver segurando a planta da obra, sacada inteligente para que não fique cada player girando a tela à sua vontade. Ainda que tudo deva ser aproveitado para o trabalho, é possível utilizar os comandos de agarrar e lançar nos companheiros, apresentando situações engraçadas e divertidas.

Tools-Up-Image-2É importante notar que mesmo com comandos reduzidos, a empresa soube gradualmente adicionar dificuldades com as funcionalidades oferecidas. É possível se derrubar o lixo ou as tintas, assim quem passar ali irá escorregar, então se faz necessário que a limpeza seja efetiva para que a tarefa se complete no prazo. Deve-se ficar atento aos entregadores, eles irão trazer materiais necessários para a obra, mas se não atendidos, irão embora, e ainda ocorre de errarem o endereço e chamarem na porta do vizinho.

O level designe do game é muito criativo, cada fase se torna um local único e divertido. São muitas as variações e disposições dos cômodos, e conforme se avança, outros elementos são introduzidos, como piscinas no meio do saguão e pisos de gelo que irão atrapalhar na mobilidade.

Tools-Up-Image-4Um outro fator que colabora com a ambientação do título é a parte gráfica. Cartunesco e colorido, tudo está de perfeito acordo com o tom cômico que está implícito. A trilha sonora segue o mesmo caminho, não se destacando tanto, mas cumprindo seu papel.

A já mencionada planta da obra é um item que se deve prestar atenção. O único modo de saber o que deve ser feito é através dela, e a mesma se encontra em algum cômodo dentro das residências. Uma vez com ela em mãos, o jogador vais descobrir que cor vai em qual parede, ou que piso deve ser substituído. Vale ressaltar que existem fases que não é possível encontrar a planta, então se faz necessário prestar atenção aos padrões do mapa, que irão indicar o que deve ser feito.

O título possui dois modos de jogo, campanha e coop. O primeiro não possui uma história, o jogador apenas deve ir completando os mapas dentro do tempo, sendo avaliado em uma pontuação de até 3 estrelas, caso falhe, está acabado. Já o modo coop possui tudo liberado, os jogadores também são avaliados da mesma forma, mas podem ficar repetindo as fases para melhorar sua pontuação.

Tools-Up-Image-3Conforme se avança na campanha, novos personagens serão desbloqueados, variando de coalas até alpacas. É necessário atingir um montante de estrelas para liberar cada personagem, então quanto melhor o serviço for feito, mais rápido eles serão liberados.

Tools Up! é um título extremamente prazeroso de se jogar em grupo, nem se nota o tempo passar em meio à diversão, porém peca na falta de objetivos adicionais. Ao se liberar os personagens, nada mais pode ser adquirido, fazendo que o fator replay se dê apenas para quem quer bater seu recorde pessoal, e jogar solo acaba não sendo uma opção muito atrativa. Ainda assim, o game é muito bem vindo em uma reunião de amigos, divertindo até mesmo quem não possui contato com os videogames e proporcionando boas doses de risadas.

Tools-Up-Image-5


PRÓS

+ Título extremamente divertido para grupos.

+ Dificuldade gradual das fases na medida certa.

+ Estilo visual casa perfeitamente com a proposta.

+ Ótima diversidade dos mapas e tarefas, evitando que o game se torne repetitivo.


CONTRAS

– Falta de objetivos adicionais pode reduzir o fator replay.

– Controles podem causar uma estranheza inicialmente.


NOTA FINAL: 8/10

Jogo fornecido pela desenvolvedora The Knights of Unity e testado no PS4.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s