O Xbox Series X foi revelado como o novo console da Microsoft durante a premiação The Game Awards 2019. O dispositivo é o sucessor do Xbox One e Xbox One X, com lançamento marcado para o final de 2020, mas sem preço divulgado. O videogame rival do PlayStation 5 promete ser um dos consoles mais poderosos do mundo e reproduzir jogos em resolução 4K a 120 quadros por segundo.

Por enquanto, apenas alguns detalhes da nova máquina foram revelados, como o design em forma de torre e o controle característico. Também foi anunciado que o game Senua: Hellblade II, da subsidiária Team Ninja, deve estar na line up de lançamento. Além disso, a empresa deu algumas dicas de como funciona a retrocompatibilidade e deixou algumas pistas sobre as especificações técnicas. Confira a seguir tudo o que foi já revelado até o momento sobre o Xbox Series X, o novo console da Microsoft.

Xbox Series X: saída de ar tem visual de grelha — Foto: Reprodução/YouTube Microsoft

O visual do Xbox Series X é bem diferente de seus antecessores. A começar pelo design minimalista e em formato de torre, que lembra bastante os gabinetes de PC. Um detalhe que chama a atenção é a parte superior onde fica a saída de ar, que conta com uma grelha semelhante ao do Mac Pro da Apple. O Series X poderá ser usado tanto na vertical quanto na horizontal.

Novo controle do Xbox Series X traz poucas mudanças — Foto: Divulgação/Microsoft

A Microsoft manteve o mesmo design clássico do Xbox Wireless Controller que acompanha o Xbox One. A grande novidade está na inclusão do botão Share, que permitirá tirar capturas de tela e compartilhar vídeos rapidamente, tal qual acontece no DualShock 4 do PS4. Além disso, o novo controle terá um direcional digital baseado no Xbox Elite Series 2 Wireless e poderá ser usado também no Xbox One e em PCs com Windows 10.

O Xbox Series X já possui ao menos dois games anunciados em sua line up. O primeiro é Halo Infinite, que deve chegar também para Xbox One e Windows em 2020. O outro é Senua’s Saga: Hellblade II, título inédito revelado durante a apresentação do console no TGA. De acordo com a Microsoft, as imagens do trailer foram rodadas na própria engine do game.

A expectativa é de que, ao longo do ano que vem, novos games sejam anunciados. De acordo com a nota distribuída à imprensa, os 15 estúdios pertences à companhia já estão trabalhando em títulos exclusivos para o console.

Retrocompatibilidade

Retrocompatibilidade é um dos pilares dos consoles da Microsoft — Foto: Divulgação/Microsoft

A Microsoft havia anunciado anteriormente que o seu novo console seria retrocompatível com todas as gerações, do Xbox original ao Xbox One. Aliás, essa tem sido a prática da empresa ao menos desde 2015, quando passou a oferecer o recurso aos donos de Xbox One.

Porém, a promessa da Microsoft é de expandir ainda mais esse programa, a começar pela possibilidade de usar acessórios do Xbox One no Series X. Porém, pouco foi dito sobre como seria feita essa retrocompatibilidade. Já se sabe que o Xbox Game Pass, entre outros serviços, também estarão disponíveis no novo console.

Especificações técnicas

Hellblade 2: Senua's Saga foi anunciado para Xbox Series X — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

As informações técnicas do novo Xbox ainda são vagas, mas já dá para se ter uma ideia do quão poderoso ele promete ser. Segundo Phil Spencer, o Series X será oito vezes mais rápido que o Xbox One e terá até quatro vezes mais poder de processamento que o Xbox One X.

Além disso, ele deve suportar resolução de 4K rodando a até 120 frames por segundo (FPS) e também pode atingir resolução de 8K. O console ainda virá equipado com uma processador AMD baseado na arquitetura Zen 2, além de uma nova arquitetura RDNA para GPU. Fora isso, o armazenamento será do tipo NVMe SSD para, segundo a empresa, botar fim às telas de loading.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s