Element Space é um RPG tático baseado em turnos que combina uma história de ficção científica de turbulência política e combate tático de esquadrão. Como sou fã deste gênero, o jogo me atraiu logo de cara. Element Space é o primeiro projeto de desenvolvimento de jogos da Sixth Vowel, uma desenvolvedora da Argentina.

HISTÓRIA

Tudo começa em 2199 quando, após uma grande guerra galáctica, as nações finalmente concordam em assinar um tratado de paz e organizam o primeiro congresso galáctico para evitar futuras guerras. Para sediar a primeira sessão do congresso, um navio de guerra chamado Inspiration é selecionado, liderado pelo capitão Pietham. No entanto, à medida que a animação introdutória continua, forças desconhecidas tentam sabotar o congresso e empurrar a galáxia para uma nova guerra. O capitão Pietham e seus colegas, Raphael Guerrero e Jun Zhao, descobrem a trama e conseguem detê-la. Mas as coisas mudam quando as pessoas por trás da conspiração acusam Pietham e seus companheiros de sabotagem e você assume o controle deles quando se tornam fugitivos. Durante o jogo, você lidera um esquadrão de três membros que terá que passar por muitos encontros táticos no caminho para provar sua inocência.

GAMEPLAY

O jogo é uma combinação de dois modos, semelhante ao Tower of Time. Entre os níveis e fora de combate, o jogo é um RPG clássico, onde você pode se mover livremente sobre o mapa. Quando você encontra inimigos, o jogo se transforma em uma batalha tática baseada em turnos.

À medida que o jogo se desenvolve, você pode recrutar 8 possíveis companheiros para sua equipe. Cada um tem um conjunto de habilidades único e uma rica história de fundo. Como em outros RPGs, cada companheiro tem seus próprios objetivos pessoais e, se você os ajudar a alcançá-lo eles desbloqueiam habilidades especias que os tornarão ainda mais únicos.

Element_Space_XB - Element-Space-1.00_18_18_23.Still045

O jogo é um verdadeiro desafio. Desde o início, o jogador é lançado em um ambiente de batalhas difíceis contra inimigos complexos. Como não existe um tutorial de habilidades, você terá dificuldade em combater as habilidades inimigas que inicialmente não entende bem o suficiente.

ES_Fighting

Os comandos são complexos devido à vasta variedade de habilidades que vai muito além do tradicional “atacar, defender e mover”. São minas explosivas, granadas de fumaça, removedores de escudo/blindagem, torret’s, investidas com corrida, movimentos de cobertura e contra-ataque, armas futuristas e etc… Fora uma mecânica de combate corpo-a-corpo bem singular. O mapa fica uma verdadeira zona de guerra de tanta armadilha e informação presente.

ES_GameplayBomb

Com tempo e esforço, verificando constantemente as habilidades e habilidades passivas e ativas dos inimigos, você desenvolverá contadores e obterá uma melhor compreensão tática. Sim, é um jogo que recompensa persistência e paciência.

Element_Space_XB - Element-Space-1.00_49_08_01.Still093

SEM SAVE MANUAL OU AUTOMÁTICO?!

Algo que me acendeu um alerta: o Jogo só salva ao descobrir um novo mapa ou terminar uma missão. No começo não faz diferença, já que as missões duram cerca de 40 minutos, a questão era mais pra frente tendo em vista que as missões ficam mais difíceis, e algumas com um número de turnos limite, e se caso o jogador perdesse, teria que voltar pro começo da missão na maioria das vezes. Pra um jogador casual, a ausência de save manual ou até mesmo de um save automático mais presente torna a jogatina entediante e frustante. 

GRÁFICOS

Os gráficos são ótimos e as animações de combate me surpreendem bastante. As animações de eliminação variam durante o combate e são bem feitas. Os detalhes do mapa e as animações de destruição são simplistas, mas dão conta do recado e pouco se sente falta.

O grande ambiente galáctico é preenchido por diferentes facções, sete das quais são exploráveis. Essas facções são derivadas de nações como Japão, China, Rússia, União Européia e outras e cada uma tem suas próprias unidades, táticas, estética e perspectivas.

BUG’S

O jogo estava com uma quantidade imensa de bug’s, mas antes do lançamento fizeram correção de uma grande maioria dos erros, a empresa nos informou que ainda realizará outro update para acabar de remover os erros e que só atrasou nisso, infelizmente, devido ao COVID-19.  

Durante a gameplay você pode controlar a câmera, porém no combate corpo-a-corpo e na eliminação a câmera se move sozinha para dar um close nos movimentos, gostei da ideia a princípio, a questão é que as vezes a câmera erra o ângulo e tudo o que vejo é uma parede.

A instabilidade das I.A. me incomodam de mais, hora são os profissionais do jogo e do nada ficam uns mongóis. É um bug que foi benéfico pra mim em alguns momentos mas pra quem curte um desafio pode ser um erro grotesco

RESUMO

É um jogo que me surpreendeu bastante e que tem respondido aos avisos de bug’s e os corrigidos com bastante velocidade, lembrando que se trata de um desenvolvedor independente que está levando o jogo com seriedade e compromisso com os consumidores.

O jogo é excelente e mostra muito potencial, Um RPG tático imersivo onde suas escolhas alteram o jogo. Uma imensa gama de habilidades, equipamentos e movimentos que dificilmente vi em outro jogo do gênero. Sixth Vowel anunciou que pretende se tornar a maior desenvolvedora da América latina, e pela qualidade deste jogo e pelo comprometimento com os consumidores, não será novidade se conseguirem.

O jogo chega amanhã para PC (via Steam), Xbox One e Ps4.


PONTOS POSITIVOS

+Excelentes animações;

+Desafiador e complexo;

+História imersiva com tomada de decisões por conta do jogador;

+Mecânicas singulares.


PONTOS NEGATIVOS

-Alguns bug’s frustantes;

-Sistema de save.


NOTA FINAL:7,5/10

Jogo disponibilizado, via Steam.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s