Geralmente quando pensamos em jogos baseados em grandes franquias de mangas e animes, jogos de luta são os primeiros a serem lembrados. Contudo, não são os únicos. One Piece, a interminável obra de Eiichiro Oda, mostra que nem só de arena fighters vivem os games baseados em animes e mangás, e vem apostando no gênero musou com a franquia Pirate Warriors, que bebe diretamente da fonte de outros jogos famosos do gênero, como Dynasty Warriors. Pirate Warriors 3 é inclusive tido por muitos como um dos melhores jogos do gênero musou já lançados.

Publicado pela Bandai Namco Games e disponível para Xbox One, PC, PlayStation 4 e Nintendo Switch, One Piece Pirate Warriors 4, mais novo lançamento da franquia, chegou com a responsabilidade de superar (ou pelo menos manter) a qualidade do título anterior. Será que as desenvolvedoras Koei Tecmo e Omega Force conseguiram? Leia nosso review para descobrir!

Com relação ao enredo, o jogo anterior tentou cobrir quase 20 arcos do mangá ao longo de pouquíssimas missões, entregando uma narrativa apressada. One Piece Pirate Warriors 4 procura dar uma atenção maior ao enredo e à narrativa, focando em apenas oito arcos da franquia, trabalhados ao longo de 34 missões. O arco de Alabasta, que contou com apenas uma única batalha e algumas cutscenes no jogo anterior, agora conta com mais de uma hora de missões, várias lutas contra chefes, e cutscenes muito mais significativas.

Claro, muito ficou de fora, mas os elementos chave dos arcos trabalhados no jogo estão muito bem representados, e com certeza agradarão os fãs de One Piece. Entretanto, jogadores que desconhecem o enredo da franquia podem se sentir um pouco deslocados ou terem a sensação de que a história conta com inúmeros buracos de narrativa. Há um glossário para situar os recém chegados, o que já ajuda.

O brilho do jogo está nos mais de quarentena personagens jogáveis, que possuem combos e golpes especiais extremamente fiéis aos vistos no manga e no anime. E não espere apenas apertar botões loucamente como ocorre em muitos jogos do gênero musou, aqui há elementos que adicionam profundidade ao gameplay. Cada personagem pode ser customizado com até quatro golpes especiais, além de habilidades que modificam as batalhas. Há ainda um botão de investida, que quando combinado com combos e ataques especiais, oferece grande variedade para os combates.

Além do modo história (chamado Dramatic Log), há também os modos Free Log e Treasure Log, que permitem o uso de todos os personagens disponíveis no jogo. O modo Free Log permite revisitar missões do modo história com personagens que originalmente não participaram delas. O modo Treasure Log oferece desafios adicionais, com recompensas também adicionais e bem convidativas.

Ao completar missões, você ganha dinheiro e moedas de upgrade para melhorar os personagens. Embora cada personagem possua sua árvore de habilidades própria, há uma árvore de habilidades para a tripulação, beneficiando todos os personagens. Em função dos diferentes modos de jogo, você não precisará ficar repetindo missões do modo história para conseguir melhorar seus personagens.

Para fechar, não poderíamos deixar de falar dos visuais e de todo o trabalho de áudio (em especial a dublagem original em japonês) do jogo, que são excepcionais. Os gráficos são fiéis ao anime e muito caprichados. O ponto negativo é que você talvez não veja muito desses belos gráficos, já que a maior parte do tempo você passará olhando para as longuíssimas telas de loading. As músicas são excelentes, e adicionam muito às missões. Aliás, há a opção de escolher a música tema de cada missão, então sinta-se livre para ouvir suas faixas favoritas.

CONCLUSÃO

One Piece Pirate Warriors 4 faz justiça ao seu antecessor, oferecendo um gameplay ainda mais fluido e diversificado, além de dar maior atenção à história que vem sendo contada por Eiichiro Oda (mesmo com lacunas). Com certeza um prato cheio para os fãs de One Piece e amantes de jogos do gênero musou. Deixando os loadings longos e excessivos de lado, o jogo é realmente um acerto.

PONTOS POSITIVOS

+ Grande variedade de personagens;

+ Modo história cativante;

+ Dublagem japonesa excepcional.

PONTOS NEGATIVOS

– Loadings longos e excessivos;

– Jogadores não familiares com a história de One Piece podem se sentir deslocados;

– A tradução dos textos e diálogos para o português brasileiro é sofrível, com traduções literais e erros grotescos.

NOTA FINAL: 8,5

Review feito a partir da versão de PlayStation 4 cedida pela distribuidora.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s