Moons of Madness é um jogo de terror em primeira pessoa desenvolvido pela Funcom e publicado pela Rock Pocket Games cujo enredo e ambientação buscam inspiração direta nas obras do mestre do horror cósmico H. P. Lovecraft.

A premissa é, no mínimo, intrigante: você controla Shane, um engenheiro espacial preso em um estação em Marte que, ao ver seus colegas gradativamente enlouquecerem, resolve ele mesmo descobrir o que está acontecendo. O passado de Shane e um livro antigo (Necronomicon manda um forte abraço) podem ser a chave para os acontecimentos indizíveis que ele está vivenciando.

Infelizmente, você passará boa parte do tempo realizando tarefas típicas de um engenheiro astronauta e pouquíssimo tempo sucumbindo à loucura, como esperado de uma obra lovecraftiana. Busque itens, repare equipamentos, colete chaves de acesso, repita. Ah, quase esqueci de mencionar: você passa boa parte do tempo andando.

Quando as criaturas entram em cena, as coisas melhoram, mas infelizmente grande parte do medo que o jogo tenta causar é baseado em jump scares baratos, e as sequências de fuga acabam perdendo um pouco do brilho em função de problemas com a taxa de quadros, que insiste em cair.

Felizmente o visual e a ambientação do jogo são excelentes, e adaptam muito bem elementos das obras de Lovecraft, o que acaba amenizando o gosto amargo que o gameplay deixa na boca do jogador.

Outro ponto positivo a ser destacado são os ângulos de câmera utilizados pelo jogo: em certos momentos a experiência é cinematográfica e remete ao excelente “Alien: O Oitavo Passageiro”.

CONCLUSÕES
Moons of Madness até tenta, mas acaba enlouquecendo o jogador não pelo horror lovecraftiano enraizado em sua trama, que é boa, mas pelo tédio causado pelo gameplay. Mesmo jogadores buscando apenas os aspectos narrativos do game sofrerão com longas sessões de gameplay que soarão como fillers para a estória que Moons of Madness têm para contar.

PONTOS POSITIVOS
+ Visuais dignos da mente de H. P. Lovecraft;
+ Enredo interessante, embora confuso em alguns aspectos;
+ Ângulos de câmera cinematográficos.

PONTOS NEGATIVOS
Gameplay entediante;
– Depende muito de jump scares para causar medo;
– Quedas na taxa de quadros.

NOTA FINAL: 5,0 DE 10,0

Anúncios

Deixe uma resposta