F1-2020-02É fato que F1 é sucesso, a série oficial da Fórmula 1 nos vídeo games emplaca desde a edição de 2010, sempre sob o comando da Codemasters. Ao longo dos anos, muito se evoluiu nos diversos setores que compões os títulos, e o empenho da empresa em oferecer a experiência definitiva sempre rendeu frutos, e não diferente foi com o tão aguardado F1 2020.

F1-2020-03A atual versão do simulador soube aproveitar o que tinha em seu antecessor, e inovar onde era necessário. Um modo de jogo inédito é o destaque deste ano, o “my team”, além de trazer de volta o famoso “modo carreira”, e os eventos rápidos. Apesar de as mecânicas parecerem se manter as mesmas, o que não é um problema pois são bem implementadas e casam muito bem com a interface, algumas novidades também foram adicionadas aqui, mas os jogadores de longa data se sentirão em casa.

F1-2020-05O modo My Team, como já dito, é o destaque deste ano, permitindo aos jogadores criarem seu personagem e equipe, trazendo muito mais controle e trabalho à ser feito. De inicio, é preciso escolher suas cores, insígnia e alguns outros detalhes, após isso, somos apresentados aos possíveis patrocinadores, que estão dispostos a oferecer uma generosa quantia para iniciarmos nossa carreira, em troca de algumas metas no campeonato. Os valores variam conforme a dificuldade da meta, e é preciso saber escolher, pois este será o orçamento inicial para contratar uma fornecedora de motores e um segundo piloto, além de alguns custos de manutenção semanais.

F1® 2020_20200705120215Entrando no campeonato, conforme a fama da equipe e do piloto sobem, novos patrocinadores podem ser adicionados, também com suas metas e bônus próprios. É importante notar como tudo é factível, o jogador deve gerir toda uma equipe com seu orçamento, e tem liberdade total para isso, desde melhorias para o carro e para os pilotos, até o marketing próprio. No calendário, os dias vagos sem corrida também podem ser preenchidos com atividades que podem trazer melhoria para os setores de desenvolvimento, para os pilotos, dinheiro ou fama, essa que vai nos tornar atrativos para pilotos mais famosos, e, conseqüentemente, melhores.

A parte de logística utiliza um sistema parecido com as árvores de habilidades dos RPG’s, assim sendo fácil e intuitivo. A paciência também deve ser trabalhada, pois os upgrades não são instantâneos, eles levam tempo para serem produzidos e entregues, e ainda o desenvolvimento pode falhar. Mas algo que ajuda muito é o sistema de entrevistas, pois a equipe vai prestar atenção em suas respostas à imprensa, o que pode aumentar ou diminuir a moral do time, em conseqüência melhorando ou piorando o desempenho do mesmo.

F1® 2020_20200701113042Chegando nas corridas, 3 treinos livres estarão abertos antes das classificatórias, não são obrigatórios, mas caso realizados, a fama adquirida vai aumentar. Existem também alguns programas de treinamento que podem ser realizados, estes que são minigames implementados nas mecânicas do jogo, são de grande ajuda para conhecer melhor a pista, entender seu funcionamento, além de garantirem alguns pontos de desenvolvimento extras.

Caso esteja com pressa, os treinamentos podem ser simulados, perdendo os bônus, assim partindo diretamente para a classificação no grid, esta que não pode ser simulada e é de extrema importância. Assim como nem todo mundo quer encarar as corridas em suas durações realistas, F1 2020 apresenta um leque de diferentes configurações, que vão do mais arcade (com um pequeno número de voltas por corrida sem paradas nos pit-stops) ao mais realista (com 90 minutos e passagens praticamente necessárias pelos boxes). Acrescentadas as inúmeras opções de acessibilidade, determinando ajudas adicionais no controle e a presença de efeitos físicos mais acentuados ou amenos, tudo é altamente personalizável ao gosto do jogador.

F1-2020-04Para aqueles que querem desfrutar da experiência máxima que F1 2020 pode oferecer, o My Team é sem dúvidas a escolha certa, além de se preocupar com as corridas e desenvolvimento, é preciso cuidado para não falir.

O modo carreira está de volta, assim como em F1 2019, para aqueles que querem apenas seguir a carreira de piloto, sem as preocupações de gerir uma equipe inteira. Novamente o inicio se dá na F2, e o jogador deverá se promover e ir em busca dos melhores contratos.

Outra novidade é o retorno da “tela dividida”, que permite disputas locais com os amigos, característica marcada dos jogos “pré-rede”. Importante notar que o desempenho aqui não sofre na performance, a EGO engine entrega um trabalho de grande competência sem sacrificar nada visualmente.

F1-2020-07Falando em visual, F1 2020 é exuberante. O título possui um equilíbrio perfeito entre fidelidade e otimização, a imagem é limpa, sem serrilhados, os efeitos climáticos impressionam, tudo sem sacrifício aparente do desempenho técnico.

Os controles também mantém o alto padrão, totalmente responsivos e ágeis, estes fazem com que a experiência seja imersiva e prazerosa, principalmente com a ótima utilização do sistema de vibração. Infelizmente alguns comandos no meio da corrida parecem complicados de se realizar, como por exemplo, ao apertar o R1 uma janela sobe com as opções de diálogo com o seu operador, como pedir para ir aos boxes, mas se não escolher algo, ela não fecha, assim como ao apertar o círculo para ver o desempenho ou resistência do carro, é necessário apertar várias vezes e passar por muitas abas para que esta saia da frente da visão.

F1-2020-08Outro detalhe é que os treinos são todos de 30 minutos, se o jogador simular estes, eles são “pulados” e perdemos os bônus, mas caso escolhamos fazer pelo menos um para realizar alguns programas de treinamento, não é possível encerrá-los após realizar o treinamento desejado, só podendo adiantar um pouco o tempo até que o timer chegue à zero. Uma opção de “simular o resto do treino” seria bacana, já que perdemos um bom tempo nos loadings, podendo levar quase 1 hora pra fazer 1 corrida apenas entre telas de carregamento e longos treinos.

Para aqueles que esperam uma grande mudança técnica da edição anterior, isto não ocorre, os destaques ficam mesmo pelos novos modos, já que os controles e comandos são praticamente os mesmos, novamente, o que não é problema algum. Mais uma vez a Codemasters mostra que sabe o que está fazendo, e seu cuidado com a série beira o impecável, um título que conquista até mesmo aqueles que não estão inseridos nesse mundo, e é imperdível para os amantes do esporte.

F1-2020-09


PRÓS

+ Controles muito responsivos

+ Diversos modos para entreter o jogador, com destaque para o incrível My Team

+ Beleza gráfica que impressiona, sem quedas de desempenho

+ Altamente customizável, desde comandos até funcionalidades nas corridas.

+ Grande retorno do split-screen

+ Dublagem e tradução de textos para o português está excelente.


CONTRAS

– Comandos para falar com o Operador e ver as estatísticas do carro precisam de uma forma mais rápida de serem retirados da tela

– Modo treino deve ser pulado, ou completo por inteiro, sem meio termo, o que acaba tornando o processo de fazer uma corrida longo demais.

– Alguns Carregamentos são demorados.


NOTA FINAL: 8.5 / 10

Código fornecido pela Deep Silver e testado no PS4.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s