Sword-Art-Online-Alicization-Lycoris-imagem-8Sword Art Online é um anime que se tornou sucesso por suas aventuras se passarem em um mundo virtual, no primeiro mmorpg em realidade virtual para ser mais exato. Ali, como na maioria dos mmorpg’s, os jogadores formavam alianças, subiam de nivel, adquiriam novos armamentos, entre outras funcionalidades comuns dos jogos, o que chamou muito a atenção dos espectadores.

Muitos jogos baseados no mundo de SAO já foram lançados, e, entre altos e baixos, eles adaptavam partes das temporadas do anime, mas poucos se destacaram, o que é irônico pois não deveria ser difícil adaptar para o mundo dos games, um anime que justamente se baseia nestes. Agora, com a chegada do título que adapta a 3ª temporada do anime, as coisas foram a outro nível, e parece que podemos contemplar a melhor adaptação da saga para o mundo dos jogos.

Em Sword Art Online: Alicization Lycoris os jogadores são levados ao mundo de Underworld, na pele do protagonista Kazuto Kirigaya, ou melhor, do seu personagem, Kirito. Neste novo mundo virtual os NPC’s se comportam de forma peculiar, como seres humanos, possuindo até suas próprias memórias, o que intriga o protagonista, que ao se ver preso ali sem conseguir fazer log out, seguirá uma aventura para descobrir o que está acontecendo neste mundo, tudo na companhia de Eugeo, um NPC que diz ser amigo de Kirito desde a infância, inclusive com memórias desse tempo.

Sword-Art-Online-Alicization-Lycoris-imagem-1O game traz um mundo semi aberto para exploração, e emula muito bem as características de um MMORPG neste ponto, com bastante exploração pelo mapa, missões, diversidade de monstros, atividades e tesouros escondidos. O mundo é bem vivo, com os NPCs realizando suas próprias tarefas, vagando pelo mapa e seguindo suas vidas.

No combate, Alicization foca em um estilo action RPG, e nos oferece uma diversidade de armas, skills e combos para utilizar, nos dando inclusive a liberdade de escolher como e quais habilidades, tanto ativas quanto passivas, vamos colocar no personagem. O jogo também possui um sistema de “party”, onde, após determinado ponto, é possível convidar ou retirar personagens do grupo para realizar missões.

Sword-Art-Online-Alicization-Lycoris-imagem-3Infelizmente um ponto negativo nos combates são os comandos, não por sua disposição, pois é tudo bem intuitivo, mas no delay para realizar as ações em alguns momentos, nada imenso, mas o suficiente para fazer o combate parecer “pesado”.

Os gráficos estão belos, lembrando muito DBZ Kakarot, mas não tão bem polidos quanto. Os cenários estão bem diversificados e construídos, fazendo uma ótima recriação do mundo do anime.

Na trilha sonora está um grande acerto do título, ótimas canções e temas que ajudam bastante na imersão e embalam muito bem os combates.

Sword-Art-Online-Alicization-Lycoris-imagem-6A customização é magistral, este sendo um ponto essencial para se emular um MMORPG com diversas classes. O jogador poderá escolher entre 9 tipos de armamentos para combate, como espadas, adagas, chicotes e arcos, e estes possuem diversas variedades e melhorias. Conforme se utiliza uma arma, a proficiência do personagem com este tipo de equipamento vai aumentar, liberando novas habilidades.

Ao se avançar na história, ainda será desbloqueada a opção de customizar o avatar de Kirito, aqui entrando o “character creation“, inclusive sendo possível trocar o gênero do personagem. Esta opção é muito bem vinda, dando ainda mais liberdade para o jogador, além de ser outro fator constante nos MMORPGS.

Sword-Art-Online-Alicization-Lycoris-imagem-9A árvore de evolução é bem característica desses jogos, conforme se sobe de level, pontos são adquiridos e podem ser gastos para habilitar skills ativas, passivas, ou melhorá-las. A skill tree é compartilhada, assim, liberando uma habilidade de espada de uma mão para Kirito, automaticamente estará liberando para outros personagens que usem o mesmo equipamento, como Eugeo.  É uma opção interessante, como a quantidade de personagens para a party vai se tornando extensa, não é necessário upar cada um separado, já que Kirito pode utilizar todo tipo de arma e deixar as habilidades liberadas com antecedência.

Sword-Art-Online-Alicization-Lycoris-imagem-5Infelizmente, o maior problema do jogo está nas telas de carregamento, assim como em Jump Force, os loadings são extensos, quebrando totalmente a imersão e até cansando os jogadores, pois para atravessar de uma área para outra é preciso realizar o carregamento, o que acaba sendo irritante pela demora. Na atual geração, loadings não deveriam tomar tanto tempo do jogo.

Sword Art Online: Alicization Lycoris é uma grande adaptação do anime, sem dúvidas o melhor título baseado na série, mas precisa de melhorias, e estas podem ser corrigidas com algumas atualizações por parte da desenvolvedora, Aquria. Com uma história cativante e intrigante, diversas tarefas, segredos e opções de combate, o título cumpre com a proposta do anime, simular um MMORPG e fazer o jogador se aventurar por suas terras, sendo um grande passo para, quem sabe, se desenvolva um real MMORPG da saga.

Sword-Art-Online-Alicization-Lycoris-imagem-2


PRÓS

+ Extensa variedade de equipamentos .

+ História intrigante.

+ Ótima mobilidade.

+ Grande variedade de habilidades e total controle para montar sua grade de combate.

+ Belos gráficos, ainda que precisam de um polimento em algumas partes

+ Simula um MMORPG com precisão, desde sistema de party, até a customização dos equipamentos e personagem.


CONTRAS

– Loadings longos acabam por cortar a imersão do jogo.

– Comandos precisam de um aprimoramento para melhorar a agilidade.

– Queda no desempenho dos frames é recorrente.


NOTA FINAL: 8.0 / 10

Código fornecido pela Bandai Namco e testado no PS4.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s