Atualmente não se vê tanto jogo cooperativo em desenvolvimento. Claro, você pode jogar um jogo de tiro com seus amigos, mas as vezes você só quer jogar algo diferente que seja divertido e desafiador ao mesmo tempo. Ou será que sou o único que pensa assim?

Blightbound é um dungeon crawler multiplayer que encarrega três heróis a deixarem seu refúgio para se aventurarem e enfrentar as abominações da Praga, em Eldritch.

O jogo foi desenvolvido pela Ronimo Games e publicado pela Devolver Digital e está em Early Acess desde o dia 29 de Julho, na Steam.

HISTÓRIA

Há fragmentos de história aqui e ali, mas você não precisa saber muito sobre a trama. Aqui está o resumo inicial: Muitos anos atrás, um mal conhecido apenas como o Titã das Sombras foi derrotado por heróis que eram lendários na época. Eles não sabiam, no entanto, que a derrota era o verdadeiro plano do Titã das Sombras o tempo todo. O mundo mergulhou na escuridão total devido ao fraturamento do Sol, e o cadáver do gigante soltou uma névoa náusea e corrupta conhecida como Praga. O resultado é que a última posição da humanidade reside no refúgio, um esconderijo no topo da montanha que tem a única esperança para a humanidade recuperar suas terras perdidas.

27a36780de0cc5714619da994fc4c7fe

GAMEPLAY

Existem três classes no jogo: magos, guerreiros e assassinos. Por mais que existam mais de 20 personagens para se liberar ao longo da jogatina e que cada um tenha suas habilidades, que são bem únicas, eles sempre se encaixaram em uma destas três classes.

Cada classe tem sua respectiva função:

  • Magos são responsáveis por melhorar os status dos companheiro, por cura-los e causar dano em área.
  • Guerreiros precisa chamar a atenção dos seus adversários e bloquear os golpes inimigos
  • Assassinos são a maior fonte de dano e precisa de interromper as habilidades fatais dos chefões.

Cada herói possui um ataque básico, um ataque secundário que ativa a medida que você ataca, duas habilidades com tempo de recarga e uma ultimate, cuja ativação varia dependendo do herói em uso.

blightbound

Aqui em cima está o refúgio, local onde você escolhe os heróis, melhora seus atributos e seleciona as missões. Mesmo que você joga a mesma missão várias vezes ela sempre será diferente, só não alterando a sua recompensa.

No começo você só terá três heróis, um de cada classe, mas a medida que avança outros heróis são resgatados e outros tomam coragem de abandonar o refúgio em busca de aventura. Contudo mesmo tendo vários heróis da mesma classe só pode haver um herói de cada classe na missão.

ss_8790f7305310f9449fe639740c9644804505cf0a.1920x1080

Jogue multiplayer local e/ou online. Caso você jogue com um amigo localmente você pode chamar um amigo online ou até uma pessoa aleatória sem problema algum.

O jogo não oferece suporte para o singleplayer, isso até é compreensivo devido a grande gama de puzzles que um IA não seria capaz de resolver. Jogar com pessoas aleatórias é um grande problema devida a falta de comunicação. Minha recomendação é que chame os amigos para garantir um outro patamar de diversão. O jogo possui até um chat de texto, mas que vai digitar durante uma luta insana contra o chefão?

As recompensas de cada missão te ajuda a evoluir os heróis. Seja equipamentos, itens de criação ou pontos de habilidades para melhorar os status base ou passivas individuais. As missões também dão recompensa bônus se a completar usando determinados heróis, recomendo que saiba jogar um pouco com cada. Mesmo perdendo uma missão, o que é mais normal que parece, você receberá algumas recompensas.

piep7363mr987LFzBA7QBF

Os chefões são únicos e complexos, dignos de irem pra uma raid de World Of Warcraft. Na realidade cada missão neste jogo tem mecânicas que deixariam muitos RPG’s e MMORPG’s no chinelo. Saber a hora certa pra realizar cada movimento, esquivar das armadilhas e habilidades inimigas, enfrentar uma horda de demônios enquanto enfrentamos um chefão. A jogatina é insana e vai muito além exigindo um trabalho em equipe fora do padrão. Mais um motivo pra eu recomendar que você chame seus amigos para jogar contigo, usando um chat de voz preferencialmente.

GRÁFICOS E SONORIDADE

O gráfico têm uma pequena diferente. É um misto de arte a mão, com modelos 3D e com uma iluminação que basicamente deu vida ao jogo sozinha. Todos os personagens são bem simples em seus movimentos, quando você vira de um lado para o outro, o movimento de giro é no estilo de Paper Mario de tão simplista, mas ainda assim é encantador o jeito que tudo se encaixa perfeitamente e que mesmo sendo simples não conseguiu ofuscar a harmonia gráfica, nem grandeza mecânica do jogo.

ss_fc33d1dae45f02588e991421af4f09c853dc209e.1920x1080

Antes você só podia definir a qualidade gráfica como “alta/média/baixa”, mas colocaram recentemente as opções gráficas personalizadas, podendo alterar a qualidade da sombra, ambiente, redutor de serrilhamento, reduzir os efeitos dos golpes e muito mais.

Um belo destaque à narração, que está simplesmente sensacional. A imponência da voz me recordou a nostalgia das melhores mesas de RPG. O som dos golpes são bem fluidas mas algumas músicas de fundo não representavam bem a masmorra, parecia de outro jogo.

RESUMO

É um jogo ambicioso que está em constante evolução e que mesmo após o lançamento será adicionado um caminhão de novidades ao longo do tempo, para manter a “chama acessa”. A jogabilidade é inigualável, desafiador e divertidamente cooperativo. A impossibilidade de singleplayer pode ser o problema para alguns, mas o jogo mais que cumpriu a promessa de oferecer um cooperativo incrível.


PONTOS POSITIVOS

+Jogabilidade cooperativa insana;
+Gameplay fluido, divertido e desafiador;
+Ótima narração;
+Grande variedade de missões, além de randômicas;
+Variedade de heróis em um sistema de classe bem rígido e de fácil compreensão;
+Chefões com mecânicas únicas e puzzles complexos.


PONTOS NEGATIVOS

-Não possui singleplayer;
-Sistema de pontos de melhoria poderia ser mais direto;
-Algumas músicas de fundo não parecem pertencer ao jogo.


NOTA FINAL: 8/10

Jogo fornecido em Early Acess, pela Devolver Digital, via Steam

1 comentário »

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s