REVIEW | WINDBOUND
Um jogo lindo, inovador e repleto de mistérios. Confira a nossa review de Windbound, um misto de Survival e Roguelite com elementos ímpar de criação e navegação.
Aliados ao Entretenimento!
Um jogo lindo, inovador e repleto de mistérios. Confira a nossa review de Windbound, um misto de Survival e Roguelite com elementos ímpar de criação e navegação.
Windbound é um jogo da Deep Silver que chega hoje para Nintendo Switch, Xbox One, Playstation 4 e Pc, via Steam.
Windbound é um jogo de aventura onde você caça, explora e cria para sobreviver. Mas, ao contrário de jogos como Zelda, quando você morre, você começa de novo e o mundo muda infinitamente a cada nova aventura. Ele se concentra na caça e exploração nômade, junto com a construção de barcos personalizados e uma experiência de navegação tátil envolvente.
Tudo começa com Kara, que naufragou em uma terra desconhecida e precisa aprender a se adaptar e sobreviver enquanto resolve os mistérios de uma série de ilhas esquecidas. Nas ruínas espalhadas, você descobre segredos do passado e vislumbres do futuro. Desvende o mistério por trás das ilhas e você encontrará mais do que apenas o caminho de casa.
A história do jogo é tão bem atrelada que qualquer informação além deste acima pode ser considerado um spoiler, dos grandes. Toda o trama e mistério são envolventes e dignas tornando fácil prender o jogador, mesmo aqueles focados apenas no gameplay.
Ao olhar uma Screenshot da protagonista no mar, você lembra de Zelda – The Wind Waker. Ao olhar a protagonista em terra firme, vendo a sua somadas a riqueza de detalhes em uma pegada artística de “aquarela”, dificilmente o jogo também não te lembrará de Zelda – Breath of the Wild. Ainda bem que a jogabilidade é muito diferente, falaremos sobre isto mais abaixo.
É um jogo rico de beleza e detalhes. O jogo conseguiu me gerar uma satisfação enorme pelo simples fato de eu estar ali na ilha, imerso. Entre uma ilha e outra certamente você deve dar uma paradinha pra admirar tudo.
Windbound é um jogo de sobrevivência em terceira pessoa, do tipo em que a coleta de recursos e a criação de ferramentas e suprimentos para se manter vivo são as principais preocupações que dominam o ciclo de jogo a todo o tempo.
Kara começa em uma ilha deserta com poucos recursos e a medida que o jogador avança haverá novos recursos, itens para construir, mistérios e puzzles para resolver e inimigos para enfrentar. Avance com cautela e não se esqueça de manter a barra de vigor e alimentação cheias, isto faz uma diferença vital nos confrontos.
Algo que torna o Windbound único é que eles mesclou elementos de rogue-lite ao survival. Caso você morra no caminho, Kara retorna ao início do capítulo perdendo todos os itens que estavam em seu barco e começará tudo novamente, porém as ilhas não são mais as mesmas. Então não adianta gravar o que fez até chegar onde morreu, é uma jogatina toda nova pra se fazer.
Chega o ponto onde não dá pra nadar entre uma ilha e outra, então seu barco desempenha um papel importante. Construa seu veleiro e o personalize da forma que achar melhor, projete-o para enfrentar águas traiçoeiras e cortar ventos tempestuosos, ondas monstruosas e criaturas mortais. Faça um baú ou uma cozinha em seu veleiro e tenha a praticidade a um remo de distância.
O sistema de navegação é complexo e desafiador, mas a sensação de vitória é gratificante ainda mais nas partes com foco em navegação.
O jogo foi dividido em um total de cinco capítulos e também apresenta a configuração de dificuldade “Narrador” que facilita os elementos rogue-lite do jogo.
O combate do jogo é com mecânicas e dificuldades “escaláveis”. No começo são apenas pedras e fundas matando alguns javalis, e em algumas horas depois estará enfrentando criaturas sombrias com mecânicas de dash e teleporte mas pelo menos você saberá fazer flechas elétricas, bombas de veneno e alguns outros apetrechos pra deixar o Batman no chinelo.
Após tanto falar, o post está chegando ao fim. Windbound é um jogo completo e único, com gráficos similares ao Zelda BotW mas com uma gameplay totalmente diferente com mecânicas de Rogue-Lite adicionadas com um sistema de criação e navegação singular, fundo musical cativante e história envolvente. Como disse: Completo e único!
+Mescla de survival e rogue-lite na medida;
+Jogatina única e inovadora;
+Sistema de criação e navegação de dar inveja;
+Combates épicos com dificuldade gradual;
+Fundo musical cativante;
+História repleta de mistérios e envolvente.
-Nada. Até um bug no menu que estava tendo e eu pensei em relatar aqui já resolveram.