Captain-tsubasa-rise-of-new-champions-image-1Captain Tsubasa: Rise of New Champions é a tão aguardada adaptação para o mundo dos games do famoso mangá/anime de 1981, que ao chegar no Brasil ficou conhecido como Super Campeões, não demorando para conquistar o público e se espalhar com muito sucesso por aqui.

A série conta a história de Tsubasa Ozora, um jovem que almeja ser um jogador profissional de futebol, passando por diversas provações e conquistando muitas amizades pelo caminho. Tendo iniciado sua carreira no Nankatsu, um fraco time da sua região, o protagonista ajuda no desenvolvimento de seus companheiros, que possuem vontade de melhorar e querem acompanhar seu novo e talentoso amigo. Como todo bom protagonista, Tsubasa transforma seus adversários regionais em grandes amigos, e muitos destes estarão ao lado do jovem jogador para representar a seleção japonesa no futuro.

Captain-tsubasa-rise-of-new-champions-image-3Primeiramente, é bom lembrar que o jogo é uma adaptação de um anime que conta com chutes poderosos e diversas teatralidades que deixam a série mais emocionante, e depois, é um simulador de futebol, então não espere um algo no estilo PES ou FIFA, apesar de o jogo compartilhar muitas similaridades com estes, principalmente nos seus comandos.

O título possui diversos modos de jogo como Solo, co-op local e co-op online, todos auto explicativos e já conhecidos, mas o principal atrativo é o “Jornada”, este modo é dividido entre a Jornada principal, na qual você acompanha os eventos da vida de Tsubasa, e a Jornada na qual você cria um personagem e escolhe entre 3 times do Japão para iniciar sua carreira.

Captain-tsubasa-rise-of-new-champions-image-2Na jornada principal o jogador vai acompanhar o desenvolvimento do protagonista, suas vitórias e derrotas até que se torne um jogador profissional e entrar para a seleção japonesa, são os mesmos eventos discorridos na obra original, com alguns novos pontos que serão muito bem recebidos pelos já conhecidos da série. O jogador fará amizades, desenvolverá Tsubasa e desbloqueará itens que vão lhe ajudar a enfrentar os desafios.

Já no modo Jornada do Herói, veremos os eventos da série, mas de forma diferente, através do nosso próprio personagem. Ao criar e editar sua aparência, devemos escolher entre três times que possuem suas estrelas principais, mas entre eles não está o Nankatsu de Tsubasa, já que este será seu oponente na final regional. Isto de forma alguma é desapontador, já que por ter que trilhar seu próprio caminho longe do protagonista, o jogador sente que realmente está na própria história e não apenas sendo um espectador na história já escrita.

Após os eventos do campeonato regional, o personagem criado será convidado, junto a Tsubasa e todos os outros já predefinidos na série original, para integrar a seleção juvenil do Japão e participar do novo campeonato que se dará nos Estados Unidos da América.

Captain-tsubasa-rise-of-new-champions-image-4Dentro dos aspectos técnicos, Rise of New Champions se assemelha bastante aos famosos e já citados títulos do esporte, a desenvolvedora Tamsoft optou por manter os clássicos e conhecidos controles, então jogadores do gênero não terão problemas com os comandos básicos que mantém o chute no quadrado, o passe no X, L1 para trocar de personagem e assim por diante. Mas é ai que acabam as comparações, aqui é tudo muito mais dinâmico, para emular a emoção das partidas do anime, os chutes especiais estão presentes, a movimentação agitada e teatral, todos os elementos fantasiosos foram colocados de forma muito orgânica na jogabilidade.

Ainda assim, alguns problemas na gameplay ficam visíveis, como o fato de quando a bola “sobra” para ninguém, seu personagem pode ficar rodando ao redor dela sem conseguir pegar, o que facilita para seu adversário pegar esta e armar um contra-ataque. A IA dos adversários é boa, muito boa, chegando a beirar uma dificuldade absurda no lvl 1, que é o minimo, porém algumas vezes fica o gostinho de que o game facilita demais para a IA, os carrinhos do adversário sempre vão tirar a bola de você, em raros casos é possível desviar, já os seus, serão simplesmente pulados ou evitados com alguma manobra.

Captain-tsubasa-rise-of-new-champions-image-7O goleiro também acaba por ser um problema, enquanto o inimigo, principalmente Pierre da França e Schneider da Alemanha, pode usar seu chute especial de qualquer canto e sempre será gol, salva exceção de uma vez que o Wakabayashi conseguiu parar um chute, os seus chutes provavelmente só marcarão caso você esteja na cara do gol, não importa se o goleiro for um aleatório sem destaque. Falando no chute especial, este deve ser carregado com o quadrado, assim que encher o medidor é só soltar, alguns personagens possuem 2 barras de medidor e realizam um superchute, aí entra outra facilitação para a IA, enquanto seu medidor demora a carregar você não pode correr, o que facilita para perder a bola, já o da IA é praticamente instantâneo.

Mesmo com esses problemas, a gameplay é muito divertida e recompensadora na vitória, inclusive para quem não tem gosto por futebol, como eu, mas curte ou até mesmo nem conhece o anime. Se quiser uma partida séria do esporte, não encontrará aqui, mas uma partida divertida e que pode ser desfrutada por até 4 companheiros locais, com certeza este é o título certo.

Captain-tsubasa-rise-of-new-champions-image-6Os modos jornadas são prazerosos e recheados de nostalgia, infelizmente ao se terminar eles, não há nada mais que um jogador casual tenha para fazer no jogo. No modo jornada de Tsubasa é compreensível, a história segue o que já existe, mas no modo Herói você é apresentado como um novato do 1º ano, supostamente teria pelo menos mais dois anos para seguir no time escolar, mas sua história acaba junto com a dos personagens principais. Seria muito mais interessante se você pudesse seguir no time escolar pós copa juniores nos EUA, até mesmo seguir uma carreira em times profissionais, um verdadeiro modo carreira seria uma grande adição ao título. O modo online funciona perfeitamente, conexão bem estável, mas existem muitos jogadores que não ligam para competitivo ou não gostam de jogar online, e se gostarem do jogo, rapidamente se sentirão órfãos do mesmo.

O título é uma grande adaptação da obra e um ótimo simulador de futebol, alguns patches podem corrigir os problemas que possui, mas peca na falta de conteúdo solo, um verdadeiro modo carreira iria aumentar e muito a vida do jogo, evitando que este seja deixado de lado pós campanha. Para aqueles que gostam de jogar online, não encontrarão problemas nos servidores, as partidas se mantém estáveis e fluídas. Captain Tsubasa: Rise of New Champions com certeza é um chute certeiro na qualidade e nostalgia!

Captain-tsubasa-rise-of-new-champions-image-8


PRÓS

+ Extremamente divertido e dinâmico.

+ Pode ser desfrutado no co-op local em até 4 jogadores.

+ Modo jornada do herói é um ponto de vista interessante dentro da série.

+ Jogabilidade fluida e controles acessíveis.

+ Conta com cenas animadas e não apenas personagens estáticos conversando.

+ Modo online não sofre com desempenho


CONTRAS

– Falta de conteúdo solo.

– IA com muitas facilitações.

– Alguns pequenos problemas na gameplay.


NOTA FINAL: 8,5 / 10

Código fornecido pela Bandai Namco e testado no PS4.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s