Marvel’s Avengers é um jogo de ação e aventura em terceira pessoa disponível para Playstation 4, Xbox One X, Windows e Stadia, além de já ter sido confirmado para Playstation 5 e Xbox Series X. Desenvolvido pela Crystal Dynamics e publicado pela Square Enix, o game segue na onda dos “jogos como serviço”, como Destiny e Anthem, oferecendo suporte continuado à comunidade através do lançamento de novos personagens, missões e cosméticos.

Leio quadrinhos Marvel desde minha alfabetização, acompanhando fielmente alguns títulos dos X-Men e absolutamente tudo que é publicado do Thor, meu personagem favorito, além de ter lido todas as mega sagas e eventos da editora (até mesmo aquelas de qualidade questionável, como Essência do Medo). Então é com imensa alegria que afirmo, com todas as letras, que a campanha de Marvel’s Avengers é uma carta de amor aos fãs dos quadrinhos da Casa das Ideias e desempenha um papel muito maior (e melhor) que o esperado em Marvel’s Avengers. Embora não possua inspiração direta em nenhuma história específica dos Vingadores, o enredo bebe de inúmeras fontes, em especial no tocante aos Inumanos e à Kamala Khan, a atual detentora do manto de Miss Marvel.

Por falar nela, o jogo poderia facilmente receber o nome da inumana polimorfa. Ela é a força motriz do enredo: acompanhamos a descoberta de seus poderes, a sua busca pelos Vingadores – desmantelados desde os eventos do “Dia A” -, e luta contra a I.M.A. (Ideias Mecânicas Avançadas). Kamala é carismática e rouba a cena, mesmo na presença de figurões como Tony Stark.

Vários bons clichês dos quadrinhos estão lá, com direito a uma ou duas reviravoltas surpreendentes ao longo de sua campanha de quase 12 horas de duração. Há diálogos ruins e conflitos resolvidos de maneira apressada, para não dizer que não há defeitos.
Ao mirarem na fonte original, os quadrinhos, e se distanciarem dos filmes do MCU, entregaram um história cativante tanto para quem é leitor assíduo quanto para quem nunca abriu um gibi sequer na vida.

Com relação ao gameplay, cada personagem pode atacar com golpes fracos, fortes e finalizadores, pular, esquivar e usar habilidades especiais, chamadas de “habilidades heróicas”. Os finalizadores e habilidades heróicas podem ser customizados conforme os personagens evoluem. Além disso, cada herói conta com mecânicas únicas: o Capitão América pode usar seu escudo para defender ataques, o Hulk possui um medidor de fúria, e o Homem de ferro pode voar, por exemplo.

As missões que acontecem entre os segmentos da campanha e após ela são um pouco genéricas, e geralmente consistem em visitar uma locação específica para derrotar ondas de inimigos, destruir reatores ou defender áreas. Algumas delas forçam você a utilizar um personagem específico, enquanto a maioria deixa você escolher entre os já liberados ao longo da campanha. Toda localidade pode ser explorada em busca de colecionáveis, equipamentos e objetivos secundários, o que acaba disfarçando um pouco o quão repetitivas essas missões podem ser. Ao menos a maioria delas possui ligação com o enredo principal do jogo ou trás novas narrativas, expandindo o universo do jogo.

Existem problemas técnicos que precisam ser corrigidos, além de alguns bugs e glitches menores. Há cutscenes em que os cabelos e rostos dos personagens simplesmente não renderizam (ver a Kamala careca foi honestamente uma das experiências mais bizarras que já vivenciei), fora algumas texturas que demoram para carregar e quedas na taxa de quadros durante combates com muitos inimigos na tela. Há um bug tosco ligado ao idioma falado do jogo: ao mudar o idioma no menu principal, assim que você fechar o jogo ele retornará ao idioma original. Então você precisa mudar o idioma toda vez que for jogar.

“Mas, João, você disse Marvel’s Avengers era um service game, mas até agora não falou nada sobre isso, tá parecendo um jogo singleplayer…”

Calma, jovem gafanhoto: o modo multiplayer, intitulado “Iniciativa Vingadores”, deve ser acessado APÓS a conclusão da campanha. Ok, “deve” talvez seja uma palavra muito forte, mas é fortemente recomendado (pelo próprio jogo, inclusive). Nele você poderá se unir a outros jogadores para realizar missões em busca de experiência e melhores equipamentos, além de vivenciar histórias independentes do enredo principal do jogo.

As missões não são classificadas com base no nível dos personagens, mas pela força dos equipamentos deles. Por exemplo: caso o nível de força sugerida para realizar uma missão seja 27, a força concedida pelo conjunto de seus equipamentos deve ser igual ou superior a 27 para garantir uma experiência balanceada.

A primeira expansão gratuita acrescentará Gavião Arqueiro e Kate Bishop ao elenco de heróis, além de missões e equipamentos inéditos. Fora eles, há pelo menos outros cinco personagens confirmados para o futuro.

A monetização fica por conta de itens cosméticos, como skins, gestos e finalizadores que podem ser desbloqueados sem custo realizando uma série de desafios diários e semanais com os personagens, embora exija tempo e dedicação dos jogadores.

CONCLUSÃO

Marvel’s Avengers está longe de ser perfeito, mas conta com uma excelente campanha que por si só já vale a jogatina. O modo multiplayer deixa um pouco a desejar, oferecendo missões com estruturas repetitivas e objetivos pouco diversificados. Resta saber se a comunidade se manterá fiel ao game, garantindo que cada vez mais conteúdo seja adicionado ao jogo.

PONTOS POSITIVOS

  • Campanha surpreende e traz enredo e personagens cativantes;
  • As lutas são excepcionais e cada personagem possui uma variedade de habilidades;
  • Você se sente um verdadeiro Vingador!

PONTOS NEGATIVOS

  • Há problemas de performance e renderização;
  • As missões pós-campanha são um pouco repetitivas e podem se tornar cansativas.

NOTA FINAL: 8,5 de 10,0

Deixe uma resposta