Immortals Fenyx Rising é um jogo de ação e aventura de mundo aberto desenvolvido e publicado pela Ubisoft, disponível para Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S e X, Nintendo Switch, Stadia, Amazon Luna e Windows.

Nele você assume o papel de Fenyx, personagem customizável que é visto(a) por Prometeu como a salvação dos deuses contra a devastação do Titã Tifão. Sua jornada consiste em encontrar e libertar quatro deuses perdidos (Afrodite, Atena, Ares e Hefesto), que somarão forças a luta contra o já supracitado Tifão.

Não há como não descrever o jogo como um híbrido de Assassin’s Creed Odyssey e Zelda Breath of the Wild. Há algumas (poucas) ideias originais, mas as comparações são inevitáveis.

Immortals segue o padrão de jogos de mundo aberto da Ubisoft, mas com escala reduzida e uma campanha que dura em torno de 20 horas. Algo positivo para aqueles que não querem investir tanto tempo em jogos do gênero, como o massivo Assassin’s Creed Valhalla, outro lançamento recente da Ubisoft.

O combate é o mesmo de Odyssey, com o mesmo mapeamento de botões, inclusive. Porém, sem árvores de habilidades robustas e habilidades quase infinitas a serem desbloqueadas. O diferencial aqui são as habilidades divinas, necessárias até mesmo para solução de alguns puzzles.

Há uma série de regiões a serem e exploradas, com baús, colecionáveis e outras atividades a serem realizadas. Caso você sinta um déjà vu, não estranhe: além do gameplay MUITO semelhante ao dos três últimos Assassin’s Creeds lançados, há também o reaproveitamento de alguns efeitos sonoros.

Mas existem, sim, diferenças. Há, por exemplo, uma barra de estamina que limita as ações de Fenyx. Você não pode simplesmente sair por aí escalando livremente. Quer dizer, poder, pode: Mas muito provavelmente acabará caindo de alturas muitas vezes letais. Felizmente a barra de estamina pode ser melhorada, garantindo uma exploração mais frutífera.

E por falar em exploração, temos aqui a grande “inovação” do jogo: as asas de Fenyx. É realmente muito divertido utilizá-las para atravessar de um lado para o outro do mapa. O uso de aspas se deve por elas basicamente funcionarem como o planador de Link em Breath of the Wild.

Além disso, existem também as câmaras do Tártaro, claramente inspiradas nas Shrines do último Zelda. São desafios opcionais que testam suas habilidades de combate e de solução de puzzles (alguns são frustrantes, já adianto).

Acho que resta perguntar: mas então, o que há de REALMENTE diferente? Basicamente, o tom. Immortals Fenyx Rising é um jogo divertido, colorido e recheado de humor. Nem sequer tenta se levar a sério. O conto épico do(a) protagonista é narrado por Prometeu e Zeus que, sempre que possível, lançam uma piadoca para tentar arrancar uma risada do jogador. Nem sempre são bem sucedidos,  mas com certeza elevam a narrativa do jogo, que basicamente seria mais uma requentada na já batida fórmula da jornada do herói sem a presença dos dois.

CONCLUSÃO

Embora não seja inovador, Immortals Fenyx Rising é um título que com certeza merece atenção. Com um combate simples, porém divertido, e um mundo colorido a ser explorado, a Ubisoft entrega mais uma ótima experiência de mundo aberto. Existem alguns puzzles irritantes no meio do caminho, mas se você puder ignorá-los, vai com certeza garantir algumas horas de entretenimento (e quem sabe risadas).

PONTOS POSITIVOS

+ Enredo leve e bem humorado;

+ Combate simples, porém responsivo e divertido;

+ Mundo colorido que estimula organicamente a exploração.

PONTOS NEGATIVOS

– Muitas ideias requentadas;

– Alguns puzzles irritantes;

– Reutilização de efeitos sonoros de outros jogos.

NOTA FINAL: 7,0 de 10,0

Análise escrita a partir da versão de Playstation 4.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s