Baseado em jogos de estratégias de sobrevivência e construção civilização em dados, o título é ambientado mundo em forma de anel onde, se você quer se prosperar, é esperado que a sorte esteja do seu lado, pois os dados são suas únicas ferramentas. Colete os recursos com consciência, monte suas construções de acordo com o progressão do jogo e tente chegar ao final do mapa para combater o inimigo do outro lado da ilha. Dice Legacy é um jogo desenvolvido pela DESTINYbit, agendado para chegar hoje, 9 de Setembro de 2021, para PC e Nintendo Switch.

NOVOS ELEMENTOS AO GÊNERO

Jogos de estratégia, focada na fundação de uma nova civilização e toda trilha a ser seguida para a evolução da mesma, como melhorar a qualidade de vida, armamentos, criar novas ferramentas e edifícios, explorar e enfrentas inimigos. Nada disto é inovador, porém Dice Legacy traz novidade ao gênero.

Além do formato do mundo ser diferente, o jogo sempre começa no mesmo local, a praia. O primeiro prédio também é no mesmo local e pronto! A partir daí começa a jogatina.

Algumas das principais diferenças de Dice Legacy:

1ª – Os recursos à serem explorados são finitos e escassos. Então é necessário saber administrar pra não ter dificuldades futuras.
2ª – Sistema de dados. O dado possui determinadas atividades, que são jogados a cada rodada, após isso o jogador coloca cada dado em uma atividade diferente de acordo com a função. Existem diversos tipos de dados com atividades diferentes. Cada dado também representa uma parte da sociedade, além de serem esgotados a medida que o jogador os rolam os dados. Se um dado chegar a 0 de energia ele quebra, o jogador pode alimentar o dado para recuperar energia ou então só fazer outro dado.
3ª – Fator satisfação. Cada classe têm seu medidor de satisfação. Se estão felizes produzem mais e dão EXP bônus, se estiverem infelizes rendem menos nas atividades e podem até se rebelar. Construa bibliotecas para a sociedade intelectual, crie armaduras e armas para a classe de combate e alimente ou crie novos aldeões.
4ª – Clima. Existem atividades que funcionam apenas em determinadas épocas. No inverno os dados podem congelar e se isto acontecer, precisa leva-los a taverna para aquecer.

OBJETIVO E PROGRESSÃO

O objetivo é simples: chegar no outro lado da ilha e derrotar o inimigo. Dependendo da dificuldade, o jogador terá contato com o inimigo antes do tempo, já que o mesmo enviará seus soldados para atacar e destruir as construções e acampamentos, a medida que o jogador expande sua exploração. Também haverá acampamentos que podem ser explorados, saqueados ou usados como ponto de troca, pelo jogador.

A progressão é bem maleável, de acordo com o conhecimento do jogador. Se souber administrar corretamente, construir edifícios nos momentos e locais certos e tiver sorte, o jogo terá uma progressão fluida e rápida. Caso contrário, paciência, o jogo andará mais lento, porém sempre dinâmico.

GRÁFICOS E SONOPLASTIA

No resumo : bem feito mas minimalista. Os gráficos são bem polidos, sem nenhuma extravagância que possa fugir do propósito do jogo. Existem clipes que são um pouco mais elaborados, mas usados apenas em momentos específicos. Vale ressaltar que tudo está localizado para o nosso português, o que é ótimo.

A parte sonora não traz nada de novo, mas completa bem todas as ações e deixa Dice Legacy bem confortável a todos. E não podemos deixar também de citar de que o jogo é rogue-like na sua essência, já que a cada vez que o jogo é encerrado com vitória, algo novo pode ser liberado e assim, mudando a próxima rodada, além do fato de que o mapa é gerado de forma procedural, cada jogatina é única.

RESUMO

Não sou fã do gênero, mas Dice Legacy me animou bastante e de começo até me trouxe uma pequena nostalgia de jogar War com os amigos. O jogo traz novos conceitos para gênero e sempre será lembrado, por mim, quando for tratar sobre jogos de estratégia. As opções de jogo aliadas ao gênero rogue-like, torna-o bem interessante, quando se é esperado que vá jogar várias vezes para liberar tudo que é possível, além da escolha da dificuldade também trazer novos ares.


PONTOS POSITIVOS

+Inovação do gênero;
+Progressão animadora e maleável;
+Gráfico competente;
+100% localizado para Pt-Br;
+Rogue-like que recompensa a repetição.


PONTOS NEGATIVOS

-Inimigo final extremamente agressivo, até mesmo nas dificuldades mais simples;
-Pune muito o jogador que não está familiarizado com o gênero.


NOTA FINAL: 8,5/10

Jogo disponibilizado, via Steam, pela Koch Media.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s