Para se divertir com Magic: The Gathering o jogador só precisa ter um deck e um amigo, que pode estar por perto ou conectado remotamente, seja pelo aplicativo Spelltable ou pelo MTG Arena, a versão digital do game. Entretanto, quando o assunto é a forma de se jogar, uma simples escolha pode mudar toda a experiência. Ao longo de seus quase 30 anos de história, o trading card game mais tradicional do mundo não parou de evoluir e se transformar, sempre com mecânicas e atualizações que estimulam a comunidade a se divertir em formatos oficiais variados. Para ajudar os iniciantes a darem os primeiros passos em MTG e os veteranos a vivenciarem o MTG de maneiras diferentes, a Wizards of the Coast reuniu alguns criadores de conteúdo conhecidos da comunidade para explicar e dar dicas sobre as principais formas de se jogar Magic: The Gathering.

conheça alguns modelos de jogo:

Standard

Como o próprio nome diz, esse é o formato oficial padrão de Magic, e é jogado apenas com os cards das coleções mais recentes. Dinâmico, ele segue as regras gerais do MTG com partidas de um contra um e disputas em melhor de três, sendo que no segundo e terceiro jogos os usuários têm acesso ao sideboard, uma espécie de banco de reservas do Magic. Nesse padrão, as partidas duram cerca de 20 minutos, cada jogador tem 20 pontos de vida e os decks precisam ter no mínimo 60 cards, mas sem limite máximo.

Commander

Um dos mais tradicionais formatos de MTG é o Commander, que foi criado para fãs que buscavam uma experiência mais casual de Magic. Ideal para quatro jogadores, que usam decks de 99 cards + 1 card de comandante, tem partidas com duração de cerca de uma hora e 20 minutos. A dinâmica básica do formato Commander é escolher uma criatura lendária para servir de comandante e construir um deck em torno dele, considerando sua identidade de cor e habilidades únicas. Os jogadores só podem usar um exemplar de cada card em seu deck, com exceção dos terrenos básicos, mas podem usar cards de toda a história de Magic.

Pauper

O formato Pauper tem esse nome devido à constituição dos seus decks, já que devem conter apenas cards de raridade comum, ou que já foram lançados dessa forma. Suas partidas seguem as regras padrão de Magic (as mesmas do Standard, por exemplo), mas com duração rápida, entre 15 e 45 minutos.

Legacy

O formato Legacy segue o padrão tradicional de jogo, com o mínimo de 60 cards e partidas melhor de três ou cinco, mas se destaca por seus decks rápidos e, principalmente, por incluir todas as cartas já lançadas em MTG.

Todos os produtos de MTG que ajudam os novos jogadores a começarem em qualquer formato podem ser encontrados no site oficial da Wizards of the Coast.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s